Cavernas serviram de refúgio para o homem no início da civilização. E hoje, esses vazios subterrâneos atraem espeleólogos corajosos que procuram penetrar o mais fundo possível no coração da Terra.
Nos dez primeiros de hoje coletados as maiores cavernas do mundo. Dois deles estão localizados no território da Abkhazia, o que permite que centenas de turistas russos visitem esses monumentos naturais anualmente.
10. Caverna Otimista
Otimista é a maior caverna de gesso do mundo. Está localizado na Ucrânia na região de Ternopil. A caverna não é totalmente explorada, mas o comprimento dos corredores conhecidos pelos espeleólogos é de 230 km.
9. Oaks Bel Ha
O nome desse sistema de cavernas subaquáticas na tradução de um dos dialetos indianos significa "três vias de água". O sistema está localizado no México, na península de Yucatán, e o comprimento total dos corredores é de 256 km.
8. Sistema Cave Cave
O sistema de cavernas localizado em Dakota do Sul tem um comprimento total de mais de 257 km. Nas galerias da caverna andam fortes correntes de ar, cujas rajadas atingem 15 m / s. A profundidade máxima da caverna é de 192 metros.
7. Lamprechtsofen
Este sistema de cavernas está localizado na terra austríaca de Salzburgo. Seu comprimento é de 38 km e a profundidade máxima é de 1.632 metros. É digno de nota que os austríacos práticos construíram uma mini-central elétrica na caverna, que produz energia a partir do curso do rio subterrâneo.
6. Caverna do Mamute
Localizada em Kentucky (EUA), a caverna cárstica é considerada a mais longa do mundo. O comprimento da parte investigada das transições excede 587 km. A caverna foi descoberta em 1797. Sua profundidade máxima é de 115 metros.
5. Nevado
Uma das cavernas mais profundas do mundo está localizada na Abkhazia. Sua profundidade é de 1.753 metros, e o comprimento de todos os corredores, às vezes bastante baixos, é superior a 24 km. "Neve" é um sistema de três cavernas interconectadas sem sifões - túneis subaquáticos cheios de água.
4. Cavernas Shkotsyan
O sistema de cavernas, localizado nas montanhas da Eslovênia, tem um comprimento de 6 km. A altura dos arcos atinge 50 metros. Existem mais de 30 cachoeiras subterrâneas no sistema de cavernas, há também uma estalagmite de 15 metros, apelidada de Gigante.
3. Gruta Sarawak
A gruta localizada na ilha de Bornéu tem 400 metros de largura, 700 metros de comprimento e até 70 metros de altura. A gruta faz parte da enorme caverna Gua-Nasib-Bagus. Somente turistas treinados são permitidos em uma excursão a Sarawak; uma visita à gruta dura o dia todo.
2. Gruta de Krubera
Também é chamada Raven Cave, e está localizada na cordilheira Gagra, no território da Abkhazia. A caverna tem dois galhos e é a mais profunda do mundo. A profundidade do primeiro ramo é de 2 196 metros, o segundo - 1.300 metros.
1. Caverna de Shondong
A maior caverna do mundo localizado no Vietnã, a 500 km de Hanói. A altura dos arcos da caverna é de até 240 metros, a largura é de 100 metros e o comprimento das passagens e corredores foi estudado até agora apenas 6,5 km. Os espeleólogos descobriram a gruta em 2005, embora os habitantes locais soubessem sobre Shondong desde 1991.