Além de ganhar na loteria, o assalto a banco é uma maneira comprovada pelo tempo que as pessoas que sonham em nunca mais trabalhar novamente o usam.
Claro, essa é uma maneira muito extremada. E ele é bem sucedido apenas até que você seja pego. No entanto, um fato indiscutível: entre os assaltantes de bancos, havia pessoas muito inteligentes (ou muito bem-sucedidas) que conseguiram se apropriar de milhões de dólares.
Falaremos sobre os 10 assaltos a bancos mais conhecidos da história. O valor roubado é indicado à taxa atual.
10. Assalto ao Banco Estadual da RSS da Armênia (1977)
Roubado: 1,5 milhão de rublos
Atualmente, a quantidade de um milhão e meio de rublos não parece algo astronômico. No entanto, durante a era soviética, era dinheiro com o qual nem um grande funcionário nem sonhava, e não um russo comum. Para comparação: o carro de status GAZ-24-10 Volga naquela época podia ser comprado por 12.000 rublos.
O assalto ao Banco Estatal da RSS da Armênia se tornou não apenas o maior da União Soviética, mas também único na execução. Foi feito por dois primos de Kalachyan - Nikolai e Felix. E o artilheiro era amigo de Nikolai Zaven Baghdasaryan, que fazia parte da comissão que visitou o cofre do banco para recontar as contas.
Em 5 de agosto de 1977, Felix Kalachyan, candidato a mestre de esportes em ginástica, subiu no telhado de um prédio residencial que dividia uma parede com o Banco do Estado. E então ele pulou na janela aberta da sala do banco, que ficava no terceiro andar, um andar acima do cofre. Usando um guarda-chuva, uma serra, um formão, um pé de cabra, um martelo e uma furadeira, ele fez um buraco de 34 centímetros no chão. E ele primeiro conseguiu rastejar por dinheiro e depois saiu com uma mochila cheia de dinheiro.
Os cúmplices conseguiram gastar cem mil rublos antes de serem pegos vendendo um lote composto por notas de 100 rublos. Os irmãos Kalachyan foram condenados à morte e o dinheiro roubado foi devolvido ao estado. Baghdasaryan foi condenado a 11 anos de prisão.
9. Assalto ao Banco Agrícola da China (2007)
Roubado: 51 milhões de yuans (476 milhões de rublos)
Este é o maior e mais famoso assalto a banco da história chinesa. Prestada por um funcionário do Banco Agrícola da China - Ren Xiaofeng, que roubou 200 mil yuanes para comprar bilhetes de loteria. De acordo com a idéia de Xiaofeng, ele teve que ganhar dinheiro suficiente para cobrir os danos do banco e ainda assim ganhar. E você provavelmente ficará surpreso, mas esse plano funcionou!
Encorajados pelo sucesso, Xiaofeng e seu cúmplice Ma Xiangjing, durante o ano, removeram do cofre a quantia que tinham para comprar bilhetes de loteria pelo resto da vida. No sentido literal. Porque quando a administração do banco percebeu a perda de dinheiro, os dois gerentes foram julgados e executados.
8. Assalto a banco na Califórnia, EUA (1972)
Roubado: US $ 30 milhões (1,9 bilhão de rublos)
Em 1972, Amil Dinsio reuniu uma quadrilha de seis ladrões e foi com eles para a cidade de Laguna Nigel, na Califórnia. Lá, os criminosos planejaram um assalto ao United California Bank, no qual (de acordo com informações erradas) o presidente Richard Nixon mantinha um fundo de empréstimo de vários milhões de dólares.
A turma entrou no armazém com a ajuda de dinamite, fazendo um buraco no telhado de concreto armado. E roubou dinheiro e objetos de valor por US $ 30 milhões.
Enquanto o roubo em si foi impecável, a gangue de Dincio cometeu um erro ao cometer um crime semelhante em Ohio, alguns meses depois. O FBI ligou os dois roubos, e o estudo dos registros de transporte mostrou que todos os criminosos foram para a Califórnia em um voo usando seus próprios nomes.
Os agentes do FBI também aprenderam sobre a casa, usada pelos bandidos como sede. Suas impressões digitais foram descobertas lá. No final, todos os criminosos foram pegos e a maior parte do espólio foi devolvida.
7. O roubo de Brinks, Inglaterra (1983)
Roubado: 26 milhões de libras (2,1 bilhões de rublos)
Esse famoso assalto a banco ocorreu no território de uma joint venture entre a empresa de segurança de Brink e a empresa de transporte Mat, que transportava mercadorias valiosas.
Em novembro de 1983, um guarda de Brink-Mat chamado Anthony Black (cunhado de um dos criminosos) deixou os ladrões entrarem no armazém da empresa no aeroporto de Heathrow em Londres. Amarraram os outros guardas, os encheram de gasolina e ameaçaram queimá-los se não tivessem acesso à loja.
Os criminosos logo perceberam que não apenas o dinheiro estava armazenado no armazém, mas também ouro (6.800 barras de ouro) e diamantes em bruto. Eles transferiram o espólio para o caminhão e, saindo, desejaram aos guardas um feliz Natal. A maioria dos ladrões foi capturada, mas o ouro ainda não foi encontrado.
6. O assalto a Northern Bank, Irlanda (2004)
Roubado: 26,5 milhões de libras (2,18 bilhões de rublos)
Na semana anterior ao Natal de 2004, ladrões em Belfast, na Irlanda do Norte, vestiram-se como policiais e entraram nas casas do gerente e diretor do Northern Bank. Eles levaram suas famílias como reféns e os próprios funcionários do banco receberam ordem de ir trabalhar no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido.
Quando o dia de trabalho terminou, os banqueiros deixaram os ladrões irem ao banco, onde roubaram cerca de 26,5 milhões de libras.
Este caso foi o maior assalto a banco na história da Irlanda, e o caso ainda não foi resolvido. Até agora, apenas uma pessoa foi presa por lavagem de dinheiro roubado.
5. Assalto ao Banco Central do Brasil (2005)
Roubado: 160 milhões de reais (2,5 bilhões de rublos)
Esse crime, cometido em 2005 em Fortaleza, Brasil, já foi reconhecido pelo Guinness Book of Records como o maior assalto a banco do mundo.
E é interessante não apenas na quantidade roubada astronômica, mas também na escala de preparação. Os criminosos alugaram imóveis comerciais no centro da cidade e, posando como paisagistas, passaram três meses cavando um túnel de 200 metros. Ele estava a uma profundidade de 4 metros no subsolo e levou ao cofre do banco.
Até agora, a maior parte do dinheiro roubado não foi devolvida.
4. Assalto ao cofre Securitas, Inglaterra (2006)
Roubado: 53 milhões de libras (4,3 bilhões de rublos)
O maior roubo na história da Grã-Bretanha do século 21 ocorreu em 2006 no armazém de uma empresa de coleta em Kent.
Pessoas usando máscaras elaboradas sequestraram Colin Dixon, diretor da filial da Securitas, e tomaram sua família como refém. Os ladrões o levaram a um armazém e o forçaram a dar acesso à loja.
Os invasores podiam levar muito mais, mas todo o dinheiro simplesmente não cabia no caminhão. Portanto, 153 milhões de libras permaneceram em armazenamento.
Apesar de seu disfarce inteligente, alguns dos ladrões foram pegos, e o maquiador que criou as máscaras se tornou uma testemunha chave no caso.
3. Assalto ao Centro de Depósitos de Knightsbridge, Inglaterra (1987)
Roubado: de 30 a 60 milhões de libras (4,9 bilhões de rublos)
O criminoso italiano Valerio Viccei cometeu um dos assaltos a bancos mais extravagantes do seu tempo.
Em 1987, ele e seu assistente entraram no London Bank of Knightsbridge, que era usado por muitas pessoas famosas e ricas, e pediram para alugar um cofre. Quando foram levados ao cofre, os criminosos sacaram as armas e amarraram o gerente do banco e os seguranças.
Depois de colocar uma placa com a inscrição “fechada” na porta do banco, Viccea deixou alguns cúmplices. Os bandidos invadiram o maior número possível de caixas de depósito e fugiram, levando a pilhagem. Ainda não se sabe exatamente quanto dinheiro eles levaram naquele dia.
Viccea fugiu para a América do Sul, mas acabou retornando para a Inglaterra, onde esperava um carro Ferrari novo e, possivelmente, não algemas novas.
2. Assalto ao banco Dar Es Salaam, Iraque (2007)
Roubado: US $ 282 milhões (18 bilhões de rublos)
Até hoje, pouco se sabe sobre o assalto ocorrido em 2007 no Dar es Salaam Bank, uma instituição financeira privada em Bagdá. Não está claro por que o banco tinha tanto dinheiro em dinheiro americano.
Alegadamente, o roubo foi organizado por vários guardas do banco. O governo suspeitava que os ladrões também tivessem contatos com a polícia local e as agências policiais, o que lhes permitia passar despercebido por muitos postos de controle em Bagdá.
Ainda não há informações adicionais sobre o paradeiro do dinheiro ou dos autores.
1. Assalto ao Banco Central do Iraque (2003)
Roubado: mais de 920 milhões de dólares (59 bilhões de rublos)
Somente em 2003 o mundo bancário conheceu um assalto tão grande quanto no Iraque. E seu líder não era outro senão o ditador iraquiano Saddam Hussein.
Um dia antes do início da guerra no Iraque em 2003, ele enviou três caminhões grandes para o Banco Central. Ele também entregou uma nota a seu filho Kusai, pedindo-lhe que retirasse quase US $ 1 bilhão para que não caíssem nas mãos do inimigo. O dinheiro foi carregado em vans e levado.
A maior parte do dinheiro (cerca de 650 milhões de dólares) foi encontrada no palácio de Hussein. Os soldados americanos, que foram instruídos a calcular o montante, não resistiram à tentação e se apropriaram centenas de milhares de dólares. Destes, 35 soldados foram capturados. E quanto mais dinheiro de Hussein ainda é gasto é desconhecido.