O que aguarda o mundo em 2014? Em breve saberemos as respostas para esta pergunta. Enquanto isso, você pode ouvir a opinião de especialistas que publicam ativamente suas previsões para o próximo ano.
Estudamos as previsões de especialistas conceituados como o Fórum Econômico Mundial e o Goldman Sachs. Então, foram coletados no Top 10 atual principais tendências econômicas e políticas do próximo ano.
10. Reforçar o papel das megacidades
As grandes cidades são o pilar da economia global há muitos anos. E, embora nos últimos anos eles digam que a população de megacidades está voltando à vida "na Terra" e a redução da velocidade esteja ganhando popularidade, as previsões dizem que, em busca de emprego, mais e mais pessoas estão deixando as áreas rurais e se mudando para as cidades.
9. Os bancos centrais “restringirão” os programas de apoio econômico
O mercado exige uma recusa da regulamentação estadual, o que significa que já em 2014 os bancos centrais dos países desenvolvidos serão forçados a abandonar os programas de incentivo econômico.
8. O risco de queda dos preços das commodities está aumentando
Em 2014, projeta-se uma queda de mais de 15% nos preços de cobre, ouro, soja e minério de ferro. Os preços da energia não são tão previsíveis e dependerão da dinâmica da economia global.
7. Tensões crescentes no Oriente Médio e Norte da África
As visões de várias categorias da população estão se tornando cada vez mais polarizadas, as relações são agravantes e, diante do cenário de alto desemprego e instabilidade econômica, a situação ameaça se tornar simplesmente explosiva.
6. Aumento do desemprego
Ainda hoje, mesmo na Europa e na América do Norte, o desemprego juvenil chega a 50%. O problema assume uma escala global e ameaça se tornar global. Os empregadores estão se tornando cada vez mais exigentes em busca de mão-de-obra barata e qualificada, o que é suficiente no mercado de trabalho dos países desenvolvidos devido ao afluxo de migrantes instruídos.
5. O crescimento da desconfiança na administração pública
O declínio no padrão de vida causado pela desaceleração econômica está causando crescente descontentamento entre a população dos países mais prósperos. Sentimentos radicais aumentarão entre as massas, e a confiança nas previsões políticas e econômicas cairá para um nível sem precedentes.
4. Fortalecer as ameaças cibernéticas
A penetração crescente das mais recentes tecnologias em nossas vidas aumenta os riscos associados a elas. O escândalo causado pelas declarações de Edward Snowden sobre a vigilância total do governo dos EUA por seus cidadãos e pelo mundo inteiro, quando os especialistas começaram a prever novas revelações, ainda não desapareceu.
3. Aumento da desigualdade social
Reduzir os gastos sociais na maioria dos países tornou-se uma maneira familiar de lidar com crises. No entanto, essa abordagem leva ao fato de que mesmo em países desenvolvidos um número crescente de pessoas está se aproximando da linha de pobreza.
2. A economia global continuará fraca.
Especialistas prevêem que os bancos centrais do G4 manterão as taxas de juros em torno de zero por algum tempo (até 2016). Embora a previsão para o crescimento econômico global seja positiva, nenhuma mudança significativa é esperada para o próximo ano.
1. A economia da China crescerá
Uma das poucas economias cujo crescimento será confiante e bastante ativo é o chinês. Portanto, a atratividade de investimentos da China no mercado internacional está crescendo.