Calcular que tipo de transporte é o mais seguronão é tão simples. Para criar um cronograma bonito e visual, são necessários pelo menos dois indicadores - o número de mortos ou feridos, bem como o número de pessoas que usam esse modo de transporte. No transporte aéreo, ferroviário e aquaviário, não é difícil encontrar esses dados, porque, graças aos bilhetes, todas as pessoas são levadas em consideração. Mas há problemas com o transporte rodoviário. Não é possível rastrear o movimento do cidadão russo médio do trabalho, do trabalho e da loja - ninguém está se registrando para entrar na porta de sua casa.
Nossas estatísticas de segurança de transporte para 2018 foram compiladas usando várias fontes - desde os dados da União Nacional de Seguradoras, que mantêm estatísticas de eventos registrados de segurados de 2012 até o presente, até dados de acidentes no site da Rosstat.
10. Motocicletas
> 200 mortes por 1,6 bilhão de km
Embora comparado a 2005, o número de acidentes envolvendo motociclistas tenha diminuído em mais de 70%, a motocicleta ainda é um dos modos de transporte mais perigosos. Segundo as estatísticas, verifica-se que cada 1,6 bilhão de quilômetros de pista é pago pela vida de mais de duzentos motoristas e seus passageiros.
Uma motocicleta, como outro veículo de duas rodas - uma bicicleta - é caracterizada pelo aumento da vulnerabilidade; portanto, acidentes envolvendo motociclistas com alta probabilidade terminam tristemente. O motivo é a não observância das regras de trânsito e, surpreendentemente, a recusa fundamental de alguns motoristas em usar um capacete.
9. carros pessoais
5, 75 pessoas por 1,6 bilhões de km
Em segundo lugar no número de acidentes de trânsito estão os carros particulares. Em apenas 1,6 bilhão de quilômetros, pelo menos 5,75 pessoas morrem.
Os motivos são a relutância do motorista em seguir as regras da estrada e as condições da estrada, o aumento do desgaste da frota devido à crise e a deterioração do poder de compra da população. E também (devido a um aumento na idade média de vida) e drivers de envelhecimento. Todos esses fatores juntos garantem que o transporte rodoviário na Rússia não seja seguro por muito tempo.
8. Helicópteros
9,4 mortes por 1 milhão de passageiros
Entre o transporte aéreo, o maior perigo para a vida humana não é o transporte internacional, mas o transporte interurbano. Especialmente se uma pessoa em um helicóptero é forçada a ir a lugares onde até o notório Makar prefere não perseguir seus bezerros. Talvez isso explique o alto número de feridos entre os passageiros de helicóptero. Para cada 1 milhão de pessoas, pelo menos 9,4 estão feridas. Terá que cair de uma grande altura e, com uma alta probabilidade, os ferimentos serão incompatíveis com a vida.
7. Táxis de traslado
5 mortos por 1,5 bilhões de km
Os táxis de transporte não podem ser chamados de o tipo de transporte mais seguro na Rússia. Segundo as estatísticas, cada 1,5 bilhão de quilômetros da rota coberta por um microônibus é pago por cinco vidas humanas. Entre os motivos, podemos citar o desgaste dos motoristas, bem como os erros de cálculo estruturais dos microônibus, condições das estradas, relutância em seguir as regras de trânsito e dirigir embriagado.
6. Ônibus interurbanos
2,84 feridos por 1 milhão transportado
Em 2018, houve vários incidentes importantes envolvendo ônibus interurbanos, incluindo o trágico acidente na região de Voronezh, quando dois ônibus colidiram, cinco pessoas morreram e ficaram feridas 17. Em geral, segundo as estatísticas, os ônibus interurbanos e internacionais não são seguros - para cada milhão de passageiros transportados em acidentes se machucar ou morrer pelo menos 2,84. No total, em 2018, as viagens em ônibus interurbanos levaram a morte a mais de 600 passageiros e mais de 13 mil pessoas ficaram feridas.
5. Transporte marítimo e fluvial
2.3 acidentes por 1 milhão de passageiros
Esta categoria inclui navios internacionais e transportadores fluviais domésticos. No total, durante as viagens marítimas e fluviais em 2018, ocorreram 62 incidentes que terminaram tragicamente para cinco pessoas. Em geral, de acordo com as estatísticas do NSS, para cada milhão de passageiros transportados, ocorrem 2,3 acidentes.
Os passageiros de embarcações marítimas e fluviais são ameaçados não apenas pelos elementos da água, mas também pelo fogo. Uma das causas mais comuns de acidentes de trânsito é um repentino incêndio a bordo de um navio, causado, em regra, por uma falha na fiação elétrica. Isso não é surpreendente, dado que a frota interna russa está em um estado deplorável, e quase um terço dos navios comemorou seu 40º aniversário de operação.
4. Aeronaves
Chance de morrer: 1: 11.000.000
O transporte mais seguro do mundo, no entanto, na Rússia, não é possível obter estatísticas precisas sobre o número de acidentes por número de passageiros. Os dados da Comunidade Nacional de Seguradoras, nos quais confiamos ao avaliar o perigo de outros modos de transporte, não estão disponíveis para eles. O motivo são as peculiaridades do sistema de seguros na Rússia; a maioria das empresas de transporte aéreo transporta seus passageiros não apenas dentro do país, mas também no exterior. Portanto, eles usam apólices de seguro de padrão internacional.
É por isso que um avião é o meio de transporte mais seguro: de acordo com estatísticas, as chances de morrer como resultado de um acidente a bordo de um avião são de 1 a 11 milhões. Para comparação: as chances de sofrer um relâmpago ao caminhar em uma tempestade são 16 vezes maiores!
3. Trens
0,17 incidentes por 1 milhão de passageiros
Esta categoria inclui trens interurbanos e internacionais e trens regulares. Em geral, para 2018, as estatísticas da Russian Railways parecem excelentes - durante quase todo o ano, de janeiro a novembro, apenas sete incidentes foram registrados. Infelizmente, houve algumas mortes - uma pessoa morreu. No total, 1 milhão de passageiros representam mais de 0,17 acidentes.
Mais e mais pessoas preferem usar um dos modos de transporte mais seguros, e isso por si só não pode ser explicado por um preço. De fato, em algumas áreas, o custo de passagens de avião e trem é quase igual. De acordo com o site da Russian Railways, em 2018 quase 8% dos passageiros foram transportados por trens de longa distância mais do que no ano passado. E o aumento no número de passageiros de trens atingiu quase 3%.
2. Trólebus
0,09 casos por milhão transportado
Em segundo lugar, em termos de segurança entre os modos de transporte na Rússia, está um trólebus. Segundo as estatísticas do NSS, para cada milhão de passageiros transportados, existem apenas 0,09 acidentes. A maioria deles é comum "tropeçou e caiu".
As razões para a baixa morbidade do trólebus são muito simples - seu volume e peso, bem como sua baixa velocidade. Em uma colisão, por exemplo, com um carro, o carro terá muito pior. E os passageiros do trólebus sairão com ferimentos leves.
1. Bonde
0,04 feridos em 1.000.000 de pessoas
O transporte mais seguro de acordo com as estatísticas de 2018 em termos de proporção do número de acidentes e número de passageiros. Dos um milhão de chegadas do ponto A ao ponto B, não mais que 0,04 pessoas estão feridas. Além da segurança, o bonde tem muitas vantagens:
- ele se move mais suavemente do que um carro ou até um ônibus;
- menos barulhento;
- completamente autônomo de engarrafamentos (a menos, é claro, que os motoristas não tentem dirigir ao longo das trilhas);
- de todo o transporte urbano causa menos danos ao meio ambiente.
Infelizmente, os bondes estão desaparecendo gradualmente das pequenas cidades da Rússia. O motivo é o orçamento local limitado, que simplesmente não pode suportar uma linha separada. Nos últimos vinte anos, o número de bondes diminuiu mais de 35%. Isso significa que o modo de transporte mais seguro desaparecerá gradualmente da paisagem urbana?