O barulho e o ruído de uma metrópole moderna são uma fonte de estresse constante para seus moradores. Os médicos declaram com confiança que nossos ouvidos estão sujeitos a sobrecarga diária. Na rua, no escritório e até em casa, uma pessoa não tem a oportunidade de ficar em silêncio.
Organização Mundial da Saúde compilou uma lista que inclui as cidades mais barulhentas do mundo.
6. Paris
Mais de 7% do território da cidade cai na "zona negra", com níveis de ruído acima de 70 dB. Isso é duas vezes e meia mais do que em Londres ou Berlim. E na zona de conforto acústico com um nível de ruído máximo de até 55 dB, apenas 17% da área da cidade é atribuída. Além disso, se de manhã a cidade é barulhenta devido ao tráfego, à noite em Paris multidões de turistas “zumbem”, tocam músicas e as fontes murmuram.
5. Varsóvia
Uma das cidades com os maiores engarrafamentos. Em 2008, as autoridades da capital polonesa desenvolveram um plano de sete anos para combater o barulho da rua. Novos trilhos de bonde estão sendo instalados ativamente na cidade, que são muito menos barulhentos em comparação com os tradicionais, além de instalar telas à prova de som.
No entanto, os médicos poloneses dizem que os habitantes de Varsóvia têm todos os motivos para recorrer à justiça para exigir uma indenização por danos à saúde causados pelo ruído.
4. Bratislava
A capital da Eslováquia está localizada no cruzamento das rodovias - afinal, a cidade está literalmente imprensada entre a Hungria e a Áustria. O tráfego de carros na cidade não diminui o tempo todo.
Além disso, as linhas de bonde que atravessam a cidade precisam ser substituídas por outras mais silenciosas, pois até os moradores das aldeias fronteiriças de Viena ouvem o barulho dos bondes de Bratislava.
3. Nagasaki
A população da cidade é de apenas meio milhão de pessoas, mas Nagasaki é um grande porto, além de um centro de construção naval. O aeroporto local e a abundância de carros, que são pelo menos dois em cada família, também aumentam o ruído. Além disso, nas ruas da cidade, a publicidade sonora não é incomum, o que contribui para o cenário geral.
2. Tóquio
As estradas de várias camadas que permeiam a cidade não desaparecem o tempo todo. Não é de admirar que os moradores da capital japonesa apreciem os parques tradicionais - oásis de paz no centro da cidade. O entusiasmo japonês por cápsulas especiais para relaxamento também é indicativo - por uma taxa nominal, você pode ficar em silêncio por algumas horas.
1. Nova Iorque
Moradores a cidade mais barulhenta do mundo exposto diariamente a uma carga sonora de 70 dB. Entre as muitas fontes de ruído estão os canteiros de obras eternas e os carros zumbindo nos engarrafamentos. Ao mesmo tempo, o ritmo da vida em Nova York permanece alto mesmo à noite, não permitindo que o silêncio tome conta da metrópole.
As autoridades da cidade tentaram fazer parte do Central Park uma "zona de silêncio", mas vários grupos de música processando concertos no parque processaram a prefeitura de uma só vez.