Para muitas árvores, várias centenas de anos de idade são uma ocorrência comum. Gigantes centenários são encontrados entre carvalhos, pinheiros, freixo e outras espécies.
No Top 10 de hoje, escolhemos as árvores mais antigas do planeta, cuja idade excede vários milhares de anos. Esses veneráveis anciões testemunharam a mudança de gerações e épocas e hoje estão rodeados de honra e atenção, atraindo turistas de todo o mundo.
10. Sequoia General Sherman (EUA)
Esta árvore é o maior da terra. A massa total do general Sherman é de 1.900 toneladas, sua altura é de 84 metros e a circunferência do tronco na base é de 31,3 metros. A idade da longevidade gigante excede 2.500 anos.
9. Cipreste de Fitzroy Alerce (Argentina)
A idade deste gigante é de cerca de 3.600 anos. Ao longo dos séculos, a árvore atingiu uma altura de 57,5 metros e o diâmetro do tronco é de 2,3 metros. Na natureza, as árvores dessa espécie crescem apenas na América do Sul.
8. Zoroastrian Sarv (Irã)
A idade deste cipreste sempre verde é de 4 mil anos. Altura da árvore - 25 metros, circunferência do tronco - 18 metros. Os iranianos têm grande respeito e reverência por Sarw, que é elevado à classificação de um monumento nacional.
7. Pine Methuselah (EUA)
Esta árvore é do tipo “pinheiro espinhoso”, cresce a uma altitude de cerca de 3 mil metros acima do nível do mar. Matusalém tem 4.800 anos. Esta é a árvore mais antiga da Terra e não de origem exuberante. A fim de proteger a árvore dos vândalos, os funcionários do parque nacional em que cresce mostram Methuselah apenas a cientistas sérios.
6. Pine Prometheus (EUA)
Infelizmente, restam apenas 5.000 anos deste pinheiro. A árvore foi cortada antes que os cientistas pudessem estimar sua idade. No entanto, os pesquisadores esperam. Que Prometeu começará a dar novos tiros em um futuro muito próximo.
5. Pinheiro Huon (Tasmânia)
Esta planta conífera da família dos miocarpos possui um sistema radicular com uma área de 1 ha e uma idade de cerca de 10 mil anos. A idade das sessões individuais é de cerca de 3 mil anos.
4. Spruce Old Tjikko (Suécia)
De acordo com a análise de radiocarbono dos tecidos do sistema radicular, a idade deste abeto é de 9.550 anos. No entanto, as brotações que emergiram do sistema radicular antigo celebraram apenas seu 500º aniversário. Brotos mais antigos provavelmente foram destruídos por um incêndio florestal séculos atrás.
3. Creosote de arbusto (EUA)
Normalmente, esta planta espessa da espécie Larrea tridentata atinge cerca de 3 metros de altura. No centro do deserto de Mojave, um arbusto de creosoto foi descoberto com um diâmetro de mais de 20 metros, cuja idade excede 11 mil anos.
2. Oak Jurup (EUA)
No vale de Jurup, na Califórnia, os cientistas descobriram um enorme "tronco", do qual cerca de 70 brotos crescem cerca de um metro de altura. A idade do coto é de cerca de 13 mil anos. Os cientistas afirmam que Jurup Oak testemunhou a última era glacial da história da Terra.
1. Colônia de choupos Pando (EUA)
Essa colônia de árvores é sem dúvida o organismo de vida mais longa do nosso planeta. A idade do sistema radicular desses emaranhados de choupos excede 80 mil anos. Embora visualmente Pando se assemelhe a um bosque de álamos, toda a colônia é uma única planta, cuja massa total excede 6.600 toneladas.