Por culpa de motoristas adormecidos, centenas de acidentes de severidade variável ocorrem anualmente. Todo mundo sabe que ficar atrás do volante quando seus olhos se fecham é mortal. E, no entanto, às vezes as circunstâncias são tais que você precisa ir, não importa o quê.
Para quem dirige em extrema fadiga, oferecemos As 10 melhores maneiras de permanecer acordado enquanto dirige.
10. Mudança na condição física
Uma pessoa fica mais alegre com qualquer alteração na condição física. Existem várias maneiras. Por exemplo, exercício é tensão e relaxamento de vários músculos. Você pode limpar o rosto com um pano úmido ou, melhor ainda, lavar com água fria. Alguns motoristas são encorajados pelo esfregar ativo das orelhas ou dirigir descalços.
9. Concentração
Aos primeiros sinais de sonolência, você pode revigorar-se concentrando-se. É necessário adotar a postura correta, endireitando as costas do assento e colocando as mãos no volante corretamente. Você precisa tentar perceber conscientemente as informações de tráfego, concentrando-se nelas. Você também pode tentar ler sinais, postes ou determinar as marcas dos carros que se aproximam. Concentrar-se em pequenos detalhes ajuda a reduzir a monotonia do tráfego rodoviário.
8. Conversas
Uma das maneiras mais fáceis, mais confiáveis e também gratuitas é a comunicação com os passageiros. Uma conversa interessante como nada mais estimula o cérebro. Além disso, o interlocutor pode perceber respostas fora do local a tempo e agitar o motorista.
7. Áudio
Se você estiver viajando sozinho, poderá ouvir gravações de áudio. Pode ser composições musicais e audiolivros. Você só precisa ter certeza de que a gravação é realmente revigorante. Assim, por exemplo, música clássica ou leituras monótonas até da mais fascinante história de detetive, podem ter o efeito oposto.
6. Canções
Se apenas ouvir música não ajuda, você pode cantar junto. Quanto mais alto, melhor. Isso é explicado de maneira bem simples: com o canto alto, os pulmões começam a trabalhar mais ativamente, o fluxo de oxigênio no sangue aumenta e todo o corpo acorda. E lembrando-se da melodia e das palavras, você também estimula a atividade cerebral.
5. Café
Bebidas tônicas, como chá, café e chocolate quente, podem dar vigor. Mas a ação deles é muito individual. Meia xícara de café é suficiente para uma, e outra e um litro não serão suficientes. A duração da exposição não é muito longa e, novamente, depende do indivíduo, mas em média o efeito dura cerca de duas horas.
4. Toning drinks
A ação da maioria das "energias" também se baseia na cafeína com a adição de vários componentes: extrato de guaraná, taurina, várias vitaminas e ácidos. Eles agem com mais rapidez e eficiência que os adaptógenos naturais. No entanto, deve-se lembrar que bebidas energéticas não são saudáveis e beber mais de 3 porções por dia é altamente indesejável.
3. Pílulas de energia
O princípio de operação e composição é praticamente o mesmo dos engenheiros de energia. Diferentemente do último, os comprimidos não ocupam muito espaço no porta-luvas e, se necessário, podem ser usados rapidamente. Além disso, se você souber antecipadamente sobre as próximas cargas, poderá pré-beber um pequeno curso de medicamentos que melhoram a atividade cerebral, seguindo as instruções para admissão.
2. Alimentos
Muitos caminhoneiros experientes pegam na estrada alguns petiscos insignificantes - nozes, bolachas, sementes, pequenos doces. Seu uso permite diversificar a estrada monótona, e tarefas adicionais ativam a atividade do organismo como um todo. O mais importante é não comer demais, porque uma pessoa bem alimentada adormece muito mais rápido que uma pessoa faminta.
1. Alarmes de fadiga eletrônicos
Alguns carros modernos são equipados com sistemas que, de acordo com os sensores, podem alertar o motorista de fadiga e oferecer um descanso. Se esse equipamento não estiver no carro, você poderá adquirir um indicador de fadiga. Esse dispositivo é semelhante a um fone de ouvido Bluetooth. Ele monitora os movimentos da cabeça e, se você começa a adormecer, produz um som agudo.