Desde 2008, a organização Patrulha Verde compõe todos os anos classificação ecológica das regiões russas. As regiões da Federação Russa são avaliadas em três categorias principais: ambiental (atmosfera, água, recursos biológicos), industrial e ambiental (resíduos industriais, impacto ambiental, responsabilidade comercial, etc.) e social (iniciativas culturais e educacionais, habitat, lei e poder, etc.). .).
A Patrulha Verde recebe informações de várias fontes (mídia, declarações de organizações públicas, relatórios de cidadãos, relatórios de organizações especializadas etc.), realiza suas próprias expedições e investigações e, como resultado, é compilada uma classificação composta, graças à qual é possível determinar o grau de bem-estar ecológico de uma organização. outra região da Federação Russa. Então, onde é o lugar mais seguro para se viver em termos de ecologia?
10. região de Tomsk
Antes de tudo, os cidadãos conscientes da região de Tomsk estão engajados em combater a extração ilegal de madeira e o reflorestamento - foi assim que os voluntários plantaram 49 mil árvores em um ano. Os cidadãos de Tomsk também fecharam com sucesso aterros não autorizados, retiraram o lixo doméstico e abriram recentemente o primeiro museu da natureza e ecologia. E embora o Tomsk Oblast esteja em 10º lugar em termos de classificação combinada, é o primeiro da quantidade de dinheiro gasto na proteção da natureza.
9. região de Rostov
No ano passado, os rostovitas criaram uma nova reserva natural (no local da migração em massa de aves migratórias) e liberaram na natureza mais de três mil aves diferentes, além de veados e gamos. O principal problema da região são os recursos hídricos. Devido ao calor do verão e à má administração, o reservatório de Tsimlyansk é apenas 9% da normal, a água das nascentes da região não pode ser bebida devido à poluição severa e Don continua a giz.
8. República Chuvash
A República Chuvash possui um dos mais altos indicadores sociais na classificação ambiental - 72, perdendo apenas para a região de Oryol. Além disso, a criação de um novo aterro de resíduos sólidos influenciou a entrada nas 10 principais regiões ecológicas da Federação Russa.
7. região de Kursk
No ano passado, 153 milhões de rublos do orçamento foram gastos em medidas de proteção ambiental - eles aprofundaram e limparam os canais do rio, criaram áreas especialmente protegidas e descartaram o lixo doméstico e substâncias perigosas.
6. Território de Altai
Um dos lugares favoritos para o turismo ativo é repleto de áreas naturais especialmente protegidas - um parque natural, uma reserva natural e 35 reservas, além de mais de cem monumentos naturais.
5. região de Ulianovsk
O principal problema ambiental na região de Ulyanovsk são os muitos aterros, dos quais metade não é autorizada. No total, 660 ha são cobertos com lixo na área! São realizadas inspeções regulares às pessoas jurídicas, multas são impostas, mas os aterros continuam funcionando. No entanto, nem tudo é tão ruim: mais de 19 mil árvores foram plantadas na região, várias medidas ambientais foram tomadas e um parque nacional e áreas protegidas de importância regional foram criadas.
4. Okrug autônomo de Chukotka
O incidente com o urso polar, que os construtores, por motivo de riso, colocaram um pacote explosivo na popa e publicado no YouTube, tornou-se notório. O governador de Chukotka pediu às autoridades locais que investigassem esse crime.
3. região de Belgorod
O primeiro programa de biologização da região para agricultura está operando na região, os voluntários plantam árvores (mais de 50 mil mudas foram plantadas no total) e os alevinos são lançados nos rios para restaurar o gado.
2. República de Altai
O desastre de lixo na Rússia não passou na República de Altai. Não foi possível resolver o problema de colocação, processamento e disposição de resíduos sólidos urbanos, o que contribui para o aumento do número de aterros não autorizados que não melhoram o meio ambiente.
1. região de Tambov
É o primeiro lugar honroso na classificação pelo quarto ano consecutivo. A região mais ecológica da Rússia. 1 bilhão de rublos foram gastos no programa estadual "Proteção ambiental na região de Tambov" e quase a mesma quantia é gasta por empresas regionais que instalaram e aprimoraram equipamentos ambientais.