O atual sistema de compras na Federação Russa é melhor ilustrado pelo provérbio latino: "O que é proibido ao touro é permitido a Júpiter". Parece que as reformas dos contratos públicos realizadas há mais de dez anos estão orientadas para a total transparência e competitividade. No entanto, de acordo com a Forbes russa, algumas empresas recebem os maiores contratos estaduais, independentemente das regras. E, no total, essas "algumas empresas" receberam pedidos no valor de mais de um trilhão de rublos.
10. Alexander Lavlentsev
A classificação é aberta pelo proprietário da IFKS ARKS, recebendo regularmente grandes contratos de construção na capital e na região de Moscou. No ano passado, ele assinou vários contratos no valor de 35,9 bilhões de rublos, por exemplo, para a reconstrução da rodovia A-101 e a construção de um intercâmbio de transporte em Moscou.
9. Ivan Shabalov
O único proprietário da Pipe Innovation Technologies mais uma vez contornou o Serviço Federal Antimonopólio e tornou-se o principal fornecedor da Gazprom de tubos de grande diâmetro no valor de 38,1 bilhões de rublos.
8. Aras Agalarov
A empresa Crocus International, 100% da qual pertence a Agalarov, recebeu no ano passado várias peças suculentas das mãos da Federal Road Agency e do Ministério do Esporte - a construção de várias instalações em Vladivostok, um estádio em Kaliningrado e o anel viário central na região de Moscou. A quantidade total de pedidos do estado totalizou 69,3 bilhões de rublos.
7. Dmitry Pumpyansky
Pumpyansky possui uma participação de 49% na Locomotivas Urais e quase 100% do grupo de empresas Sinara, que vive e prospera apenas graças ao governo. Por exemplo, em 2015, contornando a competição, Sinara recebeu um contrato para a construção de trens para as ferrovias russas (118,8 bilhões de rublos) e também iniciou a reconstrução do estádio de Ecaterimburgo (12,2 bilhões de rublos).
6. Alexey Mordashov
A Power Machines, de propriedade deste empresário (individualmente) e da Severstal (79% das ações), recebeu da Rosatom várias peças gordurosas em 2015 por um total de 122 bilhões de rublos. Assim, Mordashov ficou em sexto lugar no ranking, com um montante de 97,4 bilhões de rublos.
5. Igor Rotenberg
O filho da pessoa que conquistou o primeiro lugar na classificação é o único proprietário da Gazpromburenie, Mosenergo e Global Automation Systems. O quinto lugar foi para ele pela quantidade de pequenos contratos estatais - por exemplo, um contrato para a construção da usina termelétrica Grozny (27,3 bilhões de rublos), 49 propostas para o desenvolvimento do campo de Chayandinskoye (o maior dos quais custou 39,3 bilhões de rublos) e vários pedidos no campo da tecnologia da informação (340 milhões de rublos) )
4. Kirill Shamalov
Shamalov foi incluído nessa classificação apenas graças aos planos napoleônicos da Gazprom para a construção do gasoduto Power of Siberia. Somente a construção da planta de processamento de gás de Amur custará à Gazprom 790,6 bilhões de rublos. Embora a participação de Shamalov no NIPIgazopererabotka, que recebeu consecutivamente, seja relativamente pequena - apenas 18,6%, mas totalizou 148,8 bilhões de rublos.
3. Gennady Timchenko
A quantia total recebida pela Timchenko sem uma competição estadual por contrato totalizou 161 bilhões de rublos. Consiste em um contrato para a construção de uma ponte através de um dos afluentes do Volga (12,3 bilhões de rublos) e o mesmo “Poder da Sibéria” e o GPP Amur.
2. Leonid Mikhelson
Michelson é uma espécie de outsider de compras públicas. O proprietário de uma participação de 43% na NIPIgazopererabotka entrou nessa empresa apenas este ano, graças ao contrato já conhecido pelo leitor para a construção da Usina de Amursky (344,3 bilhões de rublos).
1. Arkady Rotenberg
Em 2015, ele recebeu pedidos do Estado por uma quantidade agradável de 555,5 bilhões de rublos e liderou uma margem significativa. Inclusive à mercê de "Stroygazmontazh", que Rotenberg possui sozinho, foi dada a construção da ponte da Crimeia (228,3 bilhões de rublos) e a próxima parte do gasoduto Power of Siberia (198 bilhões de rublos). A propósito, em uma entrevista, Rottenberg disse que a construção da ponte foi causada unicamente por seu desejo de apoiar o país em tempos difíceis. Gostaria de acreditar que todas as iniciativas dos cidadãos russos para apoiar seu estado natal em tempos difíceis serão recompensadas da mesma maneira.