Pelo terceiro ano consecutivo, a Russian Forbes publicou uma lista de agentes estrangeiros - empresas comerciais e industriais que são mais da metade pertencentes a estrangeiros e fazem negócios em espaços abertos russos. E, devo dizer, eles estão indo bem - no final de 2016, a receita total da “legião estrangeira” aumentou 9%. As empresas alemãs estão à frente com uma margem impressionante (juntas ganharam 1,2 trilhão de rublos em 2016), os franceses (936 bilhões de rublos) estão alcançando-as, que respiram pelas costas com os americanos (884 bilhões de rublos).
Total em classificação das maiores empresas estrangeiras na Rússia Em 2017, 50 "estrangeiros" entraram. Ao preparar a classificação, os especialistas da Forbes levaram em conta os dados de todos os ativos russos de cada empresa. Mas o que as marcas estrangeiras ultrapassaram a receita de seus concorrentes.
10. PepsiCo
Os laços da Rússia com a bebida da Pepsi são antigos e fortes. Khrushchev a apreciou e, em 1974, uma fábrica para sua produção chegou a abrir na URSS. Mas a Pepsi não é a única rica em PepsiCo, porque, entre outras bebidas carbonatadas, uma das empresas mais inovadoras do mundo produz sucos (Orchard também é sua marca), além de produtos lácteos sob as marcas House in the Village. Em 2016, a empresa ganhou 177 bilhões de rublos na Rússia.
9. Tabaco Americano Britânico
O fabricante, conhecido pelos russos por seus cigarros "Yava Zolotaya", assim como pelas marcas Dunhill, Vogue, Lucky Strike etc., ganhou 182 bilhões de rublos em 2016. Esta é uma das maiores empresas de tabaco do mundo (e depois de comprar a Reynolds American, provavelmente será a primeira). Mas a participação das vendas na Rússia em suas receitas é relativamente pequena - 14%.
8. Leroy Merlin
Os planos da empresa francesa são napoleônicos - nos próximos cinco anos, mais que o dobro do número de seus supermercados na Rússia. Agora, existem 60 deles e 140 estão planejados.Enquanto isso, no ano passado, os russos deixaram 188 bilhões de rublos em Leroy Merlin.
7. Grupo Volkswagen Rus
Em 2016, a receita de uma das empresas automobilísticas mais populares da Rússia foi de 191 bilhões, e as fábricas pertencentes a Kaluga e Nizhny Novgorod continuam operando e produzindo automóveis e componentes. Além disso, a empresa alemã planeja reviver a marca Moskvich, tornando-a um carro econômico para os residentes da Europa Oriental e da CEI.
6. IKEA
A empresa sueca de móveis, cujos nomes de produtos se distinguem pela criatividade furiosa, ganhou 198 bilhões no ano passado na Rússia. E até a prisão das contas da Ikea em dezembro do ano passado, a pedido do empresário K. Ponomarev, não foi um obstáculo à sua marcha triunfal pelo espaço pós-soviético.
Talvez no futuro, os clientes da IKEA não precisem mexer com uma chave de fenda, tentando descobrir como essa parte se encaixa nessa placa. A empresa comprou uma startup que permite encontrar rápida e facilmente especialistas em montagem de móveis.
5. Philip Morris Internacional
Apesar dos avisos formidáveis do Ministério da Saúde e fotos repulsivas nas embalagens de cigarros, os russos continuam a fumar ativamente. Incluindo marcas de cigarro produzidas pela empresa suíça Philip Morris - estas são Parliament, Marlboro, Chesterfield, L&M, assim como Apollo Union e muitas outras. No total, no ano passado, a empresa de tabaco ganhou 269 bilhões de rublos na Rússia, o que lhe permitiu entrar entre as 5 maiores empresas estrangeiras da Federação Russa. Ao mesmo tempo, a empresa se preocupa com a saúde dos russos - novos cigarros, o mais recente desenvolvimento da empresa, foram colocados à venda na Rússia mais cedo do que, por exemplo, na Inglaterra. Segundo o fabricante, a fumaça desses novos cigarros com o mesmo teor de nicotina é 90% menos substâncias nocivas.
4. Japan Tobacco International
O consumidor médio da poção de tabaco JT International (J.T.I.) é conhecido principalmente pelas marcas Glamour, Sobranie, LD. No ano passado, os japoneses ganharam na Rússia 276 bilhões de rublos.
É curioso que a parcela da receita com a venda de tabaco, cigarros e outros produtos relacionados na Federação Russa seja uma parcela muito significativa da receita anual da J.T.I. - até 27%. Esta é a pontuação mais alta no ranking.
3. Toyota Motor
Tanto o amor nacional pela condução rápida quanto a confiança na verdadeira qualidade japonesa são os dois pilares nos quais a popularidade da Toyota na Rússia se baseia. No ano passado, apesar de todo tipo de crise, a montadora japonesa vendeu 278 bilhões de carros na Rússia e, mesmo na fábrica de automóveis de São Petersburgo, onde ocorreram grandes reduções em 2015, a vida começou a crescer novamente. Agora ele vende seus produtos em "padrões" japoneses para os vizinhos Bielorrússia e Cazaquistão.
2. Grupo Metro
Embora em 2017, o Metro (supermercados) e o Media Markt (eletrodomésticos, eletrônicos) tenham sido decididos como divididos em departamentos. No entanto, em 2016 eles ainda eram um todo único, e é precisamente como um todo que eles são levados em consideração na classificação das maiores empresas estrangeiras na Rússia. No total, no ano passado, a empresa alemã faturou 310 bilhões na Rússia e entrará depois de se dividir entre as 10 melhores deste ano? O tempo vai dizer.
1. Auchan Attack
O chefe da família Mullet, ao abrir o primeiro hipermercado Auchan na Federação Russa, achou que seus negócios iriam tão bem? Em 2016, ambas as marcas - Auchan e Atak (este é o mesmo Auchan, apenas menor em tamanho, a chamada “curta distância”) juntas ganharam aos proprietários 404 bilhões de rublos, por uma margem significativa à frente do segundo lugar e tornando-se líder nas 10 maiores empresas estrangeiras da Rússia em 2017.
E mesmo as guerras comerciais, que secretamente estão travando nas prateleiras, cujos ecos de tempos em tempos chegam aos leitores na forma de notícias: "Irina Yarovaya exige que verifique Auchan, ou" Eles encontraram DNA de cavalo em carne picada de porco "não é um obstáculo.