A Imaculada Conceição é um tema central em muitas histórias religiosas. Com a intervenção das forças divinas, uma mulher dá à luz um filho, enquanto permanece virgem. No entanto, na vida real esse "nascimento virginal" é impossível entre o Homo sapiens e em qualquer espécie de mamífero.
Isso significa que o nascimento virginal é impossível no reino animal? Surpreendentemente, não. Existe um termo como partenogênese, que é aplicável à forma de reprodução assexuada, que pode ocorrer tanto em plantas quanto em animais. Neste último caso, isso significa que o embrião se desenvolve a partir de um ovo não fertilizado. Às vezes, isso é uma questão de sobrevivência, permitindo que as fêmeas produzam descendentes se houver poucos ou nenhum macho. E acontece que a partenogênese pode ser causada por causas externas, como uma doença infecciosa.
Aqui estão os 10 principais animais que têm o dom natural do nascimento virginal.
10. Escorpiões
Esses aracnídeos são mais conhecidos por suas armas venenosas - o ferrão na cauda. Mas talvez mais assustador do que ter um aguilhão, é o fato de que alguns desses pesadelos de oito pernas podem reproduzir sua própria espécie sem a ajuda de um parceiro. Existem nove variedades de escorpiões partenogenéticos, capazes de produzir de duas a várias dezenas de escorpiões venenosos, dependendo da espécie.
9. tubarões
Sabe-se que a partenogênese ocorre em várias espécies de tubarões, incluindo o tubarão-zebra e até mesmo algumas espécies de tubarões-martelo. Esse fenômeno foi observado principalmente em cativeiro quando as fêmeas foram isoladas dos machos. O caso mais famoso da concepção imaculada de predadores dentuços foi registrado em 2016, quando um tubarão-zebra chamado Leoni, morando em um dos aquários australianos, deu à luz três tubarões. Ao mesmo tempo, seu último parceiro foi transferido para outro aquário em 2012. Uma análise genética de Leoni e seus filhos mostrou que os filhotes têm apenas os genes da mãe.
Esta é provavelmente uma característica evolutiva que permite à espécie sobreviver com um pequeno número de machos disponíveis. No entanto, os pesquisadores temem que isso possa levar à falta de diversidade genética e comprometer a sobrevivência a longo prazo de tubarões na natureza.
8. Dragões da ilha de Komodo
Estes lagartos venenosos e com dentes afiados, semelhantes a mini dinossauros, são criaturas surpreendentemente assustadoras. Adicione à aparência formidável dos dragões de Komodo a capacidade de reproduzir descendentes partenogeneticamente, e eles se tornam um dos animais mais incomuns do mundo.
Partenogênese nos dragões de Komodo, presumivelmente, é uma conseqüência de seu habitat remoto, onde os machos nem sempre estão próximos. Os jovens "dragões" nascidos de ovos recebem todo o material genético necessário de sua mãe. Ao mesmo tempo, homens e mulheres podem nascer com a concepção imaculada.
7. varinhas
Nas proximidades, são insetos-palitos - são insetos que se adaptam com muito sucesso ao ambiente. É improvável que você os distinga de um pequeno galho ou folha, então eles receberam o nome.
Acredita-se que essa camuflagem eficaz, assim como outras características defensivas, tenham aparecido para ajudar os stickmen a sobreviver e afastar predadores. Mas outra característica evolutiva surpreendente que apenas algumas espécies de gravetos possuem é a capacidade de dar à luz filhos sem a ajuda da fertilização. Além disso, em condições naturais, machos e fêmeas acasalam sem restrições, mas em condições de laboratório, fêmeas solitárias não esperam até ter um vizinho bonito e depositam ovos não fertilizados.
6. Cobras
Jibóias e pítons reticulados (a maior cobra do mundo) são apenas alguns dos tipos de cobras capazes de concepção imaculada. Inicialmente, os cientistas acreditavam que a capacidade das cobras de reproduzir filhotes sem machos é "ativada" apenas na ausência desses machos. No entanto, descobriu-se que algumas espécies de cobras põem seus ovos, mesmo quando há machos por perto.
É curioso que a partenogênese das cobras geralmente leve ao aparecimento de um número menor de pipas, bem como à prole com um período de vida mais curto. Portanto, existe uma teoria de que o processo de concepção imaculada é provocado por fatores externos, como infecção bacteriana ou viral.
5. Aranhas
Embora essas aranhas pareçam muito ameaçadoras na foto, na realidade seu comprimento é inferior a três milímetros. E eles podem ser perigosos, exceto o Homem-Formiga.
Até agora, apenas as fêmeas desta espécie foram encontradas, o que levou os pesquisadores a supor que eles se reproduzem estritamente partenogeneticamente.
4. abelhas
A abelha rainha é geralmente a única fêmea na colméia que pode botar ovos fertilizados. Mas quando a rainha morre, algumas abelhas operárias podem pôr ovos partenogeneticamente, tentando prolongar a vida da colméia. Nessas circunstâncias difíceis, os trabalhadores produzem ovos, a partir dos quais não apenas um drone pode aparecer, mas também uma fêmea que, se tiver sorte, se transformará em uma abelha. No entanto, em caso de falha, toda a colônia de abelhas entra em colapso.
No entanto, nas abelhas da África do Sul, a autofertilização das fêmeas é a norma, e não é uma ocorrência rara, como em outras espécies.
3. Caracóis melania
Embora várias variedades de caracóis tenham a capacidade de se reproduzir por partenogênese, os caracóis melania (eles também são arenosos) preferem a concepção imaculada. Essas criaturas não têm inimigos predadores naturais e costumam ser compradas para reprodução em aquários. Os machos também são encontrados entre a melania, mas somente em muitos deles os órgãos genitais não são funcionais. Um caracol se reproduz de duas maneiras: partenogenética ou ovóide.
No segundo caso, os ovos ficam dentro da mãe até que novos caracóis estejam prontos para chocar.
2. Perus
Partenogênese foi observada em algumas raças de perus domesticados. Se os machos são separados das fêmeas, o mecanismo da partenogênese pode começar. Ao mesmo tempo, as fêmeas que estão dentro dos ouvidos dos machos se reproduzem assexuadamente com mais freqüência do que suas “namoradas”, que estão longe dos machos.
1. Lagarto mexicano de cauda de chicote
Lagartos do gênero Cnemidophorus neomexicanus estão em primeiro lugar no ranking de animais capazes de concepção imaculada. Sua terra natal é o Novo México.
Esta espécie é completamente feminina e completamente partenogenética. Os machos são completamente desnecessários para a criação e morrem imediatamente após o nascimento.
Fato interessante! A teoria sobre esses estranhos lagartos é que as fêmeas precisam imitar o sexo com outras fêmeas para estimular a ovulação. Por esse motivo, os lagartos de cauda branca são chamados de "lagartos lésbicos". Em cada estação de acasalamento, os papéis de "parceiros sexuais" mudam. Ou seja, o lagarto, que desempenhou o papel de "homem" no passado, pode desempenhar o papel de "mulher" em um novo jogo de acasalamento e vice-versa.