Os desastres mais terríveis e caros levam milhares de vítimas e levam a perdas multimilionárias e multibilionárias. Tais histórias formam a base dos filmes e são necessariamente incluídas na história. Hoje falamos dos 10 desastres mais devastadores da história do mundo.
10. Naufrágio do navio Titanic
Atlântico Norte. Perdas: US $ 150 milhões
Os criadores do Titanic estavam confiantes em sua impossibilidade de afundar, pois naquela época o navio era o navio mais poderoso. Mas ele não viveu nem cinco dias. O forro foi colocado em operação em 10 de abril e já 15 - colidiu com um iceberg. No início do século XX, foi o maior desastre.
9. Wiehltal Bridge Crash
Gummersbach, Alemanha. Perdas: US $ 358 milhões
O carro esportivo de passageiros a toda velocidade colidiu com um caminhão de combustível lotado. Ele pegou fogo e explodiu, danificando a ponte. É bom que as casas próximas não tenham sofrido, mas as autoridades gastaram mais de trezentos milhões de dólares na reconstrução da ponte e da estrada.
8. Colisão de trem na Califórnia
Los Angeles, EUA. Perdas: US $ 500 milhões
Em 12 de setembro de 2008, ocorreu uma colisão entre dois trens em uma ferrovia da Califórnia. Como resultado do acidente, não apenas os veículos foram danificados, mas os passageiros também foram feridos. Destas, vinte e cinco pessoas morreram, 135 ficaram feridas. A empresa de fabricação de trens da Metrolink sofreu enormes perdas, inclusive alocando recursos para compensar as famílias das vítimas. Especialistas consideraram que a negligência se tornou a causa do acidente: o motorista foi distraído por um telefone celular enquanto dirigia.
7. O colapso do bombardeiro invisível B-2
Ilha de Guam, Oceano Pacífico. Perdas: US $ 4 bilhões
O avião militar furtivo B-2 caiu na ilha de Guam em 23 de fevereiro de 2008. Felizmente, os dois pilotos conseguiram ejetar e, graças a isso, sobreviveram, mas o avião queimou no chão. Os especialistas chamaram a causa do mau funcionamento e, como resultado, leituras incorretas dos sensores do receptor de pressão de ar. Hoje é o primeiro acidente entre esses bombardeiros e o acidente de avião mais caro do mundo.
6. Vazamento de óleo do navio-tanque Exxon Valdez
Alaska. Perdas: US $ 2,5 bilhões
Apesar do fato de o derramamento de óleo Exxon Valdez não ser o maior vazamento de combustível no mar, esse acidente é considerado um dos maiores desde que ocorreu longe da costa, em um local inacessível, e foram gastas enormes quantidades na eliminação da mancha de óleo. No total, cerca de 260 mil barris de petróleo foram derramados no mar. Várias razões foram identificadas, principalmente - este é o fator humano.
5. Ignição na plataforma de petróleo
Mar do Norte, Pipfer Alpha Platform. Perdas: US $ 3,4 bilhões
O erro de cálculo do pessoal técnico da plataforma de petróleo levou a uma explosão de hidrocarbonetos e a um incêndio suportado pelo gás que entra nos oleodutos no local. Matou 167 trabalhadores. É considerado um dos maiores desastres da indústria do petróleo.
4. O acidente no ônibus espacial Challenger
Flórida, EUA Perdas de US $ 5,5 bilhões
O ônibus espacial Challenger estava em trânsito por apenas 73 segundos, após o que entrou em colapso devido a uma explosão no tanque de combustível. 7 tripulantes foram mortos. Isso aconteceu em 1986.
3. Acidente de petroleiro de prestígio
Golfo da Biscaia. Perdas: US $ 12 bilhões
Em 2002, outro navio petroleiro explodiu, causando um desastre ambiental na costa da Europa. Desta vez, foi o navio-tanque Prestige, do qual ocorreu o maior vazamento de óleo - 77.000 toneladas. O acidente foi desencadeado por uma forte tempestade, devido à qual uma rachadura de 35 metros se formou a bordo, depois a embarcação se dividiu em duas partes e afundou.
2. A explosão no ônibus espacial Columbia
Perdas: US $ 13 bilhões
Outro ônibus espacial causou enormes prejuízos para os americanos. Ao contrário do Challenger, ele conseguiu visitar o espaço 28 vezes, mas o 29º lançamento foi o último. O ônibus começou a entrar em colapso ao entrar nas densas camadas da atmosfera, após o que todos os sete astronautas morreram. A causa do acidente são avarias tecnológicas.
1. Acidente na usina nuclear de Chernobyl
Pripyat, Ucrânia. Perdas: US $ 200 bilhões
A explosão da quarta unidade de força devido ao descuido dos funcionários levou à explosão da usina (1986), cujas conseqüências ainda são sentidas por moradores de todo o mundo. Acredita-se que este seja o maior acidente em energia nuclear, não apenas no número de supostas vítimas, mas também em danos ambientais e econômicos. 200 bilhões de dólares é apenas um valor aproximado do custo da liquidação.