Moscou não é apenas a capital do nosso país, mas também uma cidade antiga cheia de seus mistérios, segredos e histórias maravilhosas. No entanto, se você não está interessado na história, não há problema! Aqui você sempre pode encontrar onde se divertir, além de beber, dar uma mordida e se divertir a noite toda.
Na lista de pontos turísticos de Moscou que todo mundo precisa ver, tentamos coletar objetos com descrições e fotos para todos os gostos - desde tranquilos e confortáveis, onde é tão agradável estar juntos, a prédios históricos e lugares cheios de energia. Tenha uma boa viagem!
30. Jardim Botânico
Este é um jardim gigantesco, localizado em mais de 330 hectares de terra. Eles coletaram muitas plantas de todo o mundo (mais de 10.000 espécies no total). Mas você não precisa ser um nerd inveterado apenas para caminhar pelos caminhos sombrios do parque, cheirar a fragrância das flores e admirar a densa vegetação, que, infelizmente, se tornou uma raridade para os habitantes da Moscou moderna.
Recomendamos especialmente examinar os departamentos de flores - por exemplo, um jardim de rosas e um jardim com plantas costeiras. É muito bonito lá, especialmente no momento da floração.
29. Casa com animais
Localizado perto da estação de metrô Chistye Prudy, esta casa invariavelmente atrai os olhos de todos os transeuntes. O plexo fantasioso de uma grande variedade de animais, reais e confeccionados, destaca-se lindamente contra o pano de fundo de uma parede verde-azulada.
No entanto, este não é um edifício medieval, mas um remake relativo. Embora os artistas da era Art Nouveau tenham sido claramente inspirados pelos melhores exemplos de talha russa antiga.
28. Rio Moscou
Londres tem o Tamisa, Paris tem o Sena. E em Moscou, respectivamente, o rio Moscou. Talvez não seja tão popular quanto seus colegas estrangeiros, mas vale a pena dar uma volta em um barco.
O rio oferece vistas maravilhosas da cidade (especialmente à noite). No entanto, recomendamos que você compre os ingressos com antecedência, pois as viagens noturnas ao longo do rio Moscou são muito populares entre os turistas.
27. Bunker-42
Sob a superfície de Moscou, há toda uma rede de túneis, puramente técnicos e militares. Um desses túneis leva à verdadeira fortaleza da Guerra Fria - o famoso Bunker-42.
Só se pode admirar a habilidade dos engenheiros e construtores, que conseguiram colocar o abrigo sob a parte central da cidade, sem perturbar a cidade no topo. Felizmente, o bunker nunca foi usado para a finalidade pretendida. Agora há um museu da era soviética, onde você pode ver como o povo soviético viveu durante a Guerra Fria. A propósito, lembre-se de que você só pode chegar lá comprando um passeio.
26. Crianças vítimas de vícios de adultos
Sob este nome formidável, esconde 13 esculturas em torno de crianças brincando pacificamente. Cada um deles encarna um certo vício.
As esculturas estão localizadas no nível do visualizador; portanto, se desejar, você pode tirar fotos com cada vício separadamente. E se você não quiser pensar no sombrio, pode dar um passeio pela Praça Pushkin, onde a estátua está localizada. Ele é extraordinariamente bonito na primavera.
E também há árvores nas quais casais apaixonados se casam com fechaduras como sinal da força de sua união.
25. Museu Memorial da Cosmonáutica
Você está sonhando em voar para as estrelas ou está se perguntando como tudo aconteceu lá? O Museu Cosmonáutico está cheio de exposições que podem satisfazer até os amantes mais exigentes da ficção científica e do progresso tecnológico.
Lá você pode descobrir tudo sobre tecnologia espacial, espaços gigantescos que são sempre silenciosos, estrelas flamejantes e como uma pessoa deu seus primeiros passos em um ambiente tão hostil. E quanto custa.
23. As sete irmãs
De fato, essas não são meninas, mas sete prédios em estilo reconhecível, construídos sob Stalin. Eles estão agrupados de forma compacta no centro de Moscou (se a palavra "compacto" é geralmente aplicável a essa cidade gigante).
No entanto, para apreciar a vista e aprender mais sobre sua origem e histórias relacionadas, recomendamos o uso dos serviços de guias.
22. Lagoas do Patriarca
A marca registrada de um dos pontos turísticos mais famosos de Moscou são os grandes lagos de forma retangular, onde os poetas e artistas caminhavam tradicionalmente. Hoje em dia, nos Patriarcas, você pode observar a arquitetura antiga da cidade e almoçar deliciosamente.
Sim, as Lagoas do Patriarca são um verdadeiro paraíso gourmet, onde você também pode ter cafés e churrascarias, onde esses mesmos bifes são preparados com carne argentina.
21. Zaryadye
Um moderno parque paisagístico da cidade foi inaugurado recentemente e ainda é raramente mencionado nos guias de viagem. Está localizado nas proximidades da Praça Vermelha.
No entanto, este parque não é simples, mas conceitual. Seu território (bastante grande para o centro histórico da cidade) é dividido em quatro zonas, que devem simbolizar a diversidade das zonas climáticas da Rússia. Há florestas, estepes, tundra e prados de água. E os criadores do parque conseguiram encaixar nele uma ponte flutuante e uma caverna de gelo inteira!
20. Estação "Komsomolskaya"
Normalmente, o metrô tem uma função puramente utilitária, mas em Moscou o metrô é mais do que apenas a soma de trilhos, trens e multidões de passageiros que correm de um lado para o outro. Algumas estações são uma verdadeira obra de arte.
Uma das estações de metrô mais bonitas do mundo irá surpreendê-lo com sua beleza, elegância e decoração luxuosa. O arquiteto Alexei Schusev e o artista Pavel Korin decoraram seus melhores trabalhos com mármore, estuque, lustres enormes, luminárias e painéis que retratam as figuras históricas mais importantes da Rússia.
Obviamente, é melhor visitar a estação Komsomolskaya não durante o horário de pico. Caso contrário, é improvável que seja possível ver algo além da parte de trás do passageiro na frente.
19. O Arsenal
Um dos museus mais antigos da cidade, apesar do nome belicoso, é mais especializado em artigos de luxo que, além de materiais puramente, têm valor histórico.
Um ovo em homenagem à Ferrovia da Sibéria, o mesmo chapéu de Monomakh, bem como a coroa imperial da Rússia brilhando com um brilho brilhante - este é apenas um banquete para os olhos. No entanto, também há algo militar - principalmente armaduras e armas ricamente decoradas.
18. mercado Izmailovsky
Seu orçamento é limitado e os luxos dos melhores shopping centers de Moscou não puxam? Não tem problema, na capital sempre há onde gastar dinheiro. Recomendamos visitar o melhor mercado de pulgas da Rússia. Existem placers tradicionais de bonecas de todos os tipos e tamanhos, bem como sinais comemorativos quase soviéticos e artesanato. Além disso, aulas de mestre são realizadas regularmente aqui; portanto, se você não ficar rico financeiramente, certamente não sairá com uma alma vazia.
17. Convento de Novodevichy
As fabulosas ameias nas torres e muralhas do convento Novodevichy já tiveram um significado puramente prático - os soldados podiam se esconder atrás deles no caso de uma batalha. Afinal, os mosteiros medievais serviram como fortalezas, e Novodevichy não é exceção.
Na forma monástica, as esposas do boiardo o preferiam; no mesmo lugar, as pessoas da família real que caíam em desagrado viviam suas vidas ou viviam suas vidas. Por exemplo, entre as freiras-prisioneiras do mosteiro estava Evdokia Lopukhina - a primeira esposa de Peter I. E dentro do mosteiro existem quatro igrejas com uma excelente coleção de ícones.
16. Kolomenskoye
Apenas a 10 minutos de metro do centro da cidade - e a Reserva-Museu Kolomenskoye espera por você. Lá você pode ver o que era Moscou medieval, longe de estar tão cheia como agora.
Existem muitas igrejas antigas em Kolomenskoye (a mais antiga tinha mais de 600 anos), o jardim mais antigo de Moscou, bem como a propriedade amada do czar Alexei Mikhailovich, pai de Peter I. Há também um desfiladeiro de Golosov envolto em flores místicas.
15. Ostankino
Nos anos 60 do século passado, a torre de televisão Ostankino era considerada a mais alta do mundo. Agora ela perdeu esse título, mas continua sendo uma das melhores plataformas de visualização, não apenas em Moscou, mas também na Rússia. O chão dela é de vidro e a vista se abre em 360 °, o que encanta e assusta um pouco.
É problemático apenas chegar a essa atração popular de Moscou; você precisa comprar um passeio por hora. No entanto, não é tão caro, e os elevadores de alta velocidade o levarão a uma altura de 337 metros no telhado, no menor tempo possível.
14. Tsaritsino
Uma vez que esta propriedade rural serviu como residência de verão da rainha Catarina, a Grande. E, embora nos tempos soviéticos o Tsaritsyno tenha sido abandonado, na década de 1980 ele surgiu das cinzas e ruínas, como uma fênix.
Agora é um magnífico palácio enorme cercado por jardins, prados e florestas - um lugar ideal para relaxar no colo da natureza no meio da selva de pedra da cidade grande.
13. ENEA
Recomendamos pelo menos um dia para visitar a exposição de economia nacional. Recentemente, o objeto passou por uma reconstrução em larga escala e agora, talvez, pareça melhor do que nos últimos trinta anos.
Além da fonte lendária na entrada, há um grande número de museus, pavilhões comerciais, áreas de equitação e até um aquário. E no inverno, a maior pista de gelo da Europa abre na VDNH.
12. Arbat
Uma rua elegante (embora um pouco cheia) no centro da cidade é um dos destinos turísticos mais populares de Moscou. Existem cafés, restaurantes, lojas de souvenirs, música ao vivo nas ruas. Um artista de rua por uma taxa moderada até o captura no cenário das lanternas Arbat.
11. Museu Histórico Estadual
Este edifício em si já tem valor histórico e artístico. Uma vez serviu como uma loja farmacêutica e médica, onde os aflitos buscavam cura. E agora satisfaz outra sede - histórica.
Este museu tem uma impressionante coleção de testemunhos de como nossos ancestrais distantes (e não tão distantes) viveram. E ele também tem a maior coleção numismática do país.
10. Vinícola
Cansado de realismo sem graça? Quer jogar a pintura acadêmica no mar da modernidade? Então, o Centro de Arte Contemporânea "Vinícola" é o que a alma exige. Desde a sua fundação em 2007, está na vanguarda das mais recentes inovações em arte e fotografia russas.
Existem 11 galerias no total, no Vinzavod Center for Contemporary Art. No entanto, além do pós-modernismo, também existem estúdios infantis, uma livraria e muito mais.
9. Museu Central das Forças Armadas
É, sem piadas, um dos melhores museus militares do mundo. Obviamente, a maior parte é dedicada à Grande Guerra Patriótica. Entre mais de cem mil artefatos militares, está a bandeira da vitória, que foi içada acima do Reichstag em 1945.
Além disso, há muitas relíquias da Guerra Fria, incluindo uma variedade de coisas de espionagem. E olhando para eles, você pode se imaginar como James Bond. Ou Major Pronin.
8. cidade de Moscou
E se, desde os dias passados, você deseja ser transportado para o presente - visite a cidade de Moscou. Embora essa área ainda não tenha finalmente adquirido sua forma final, já há algo a ver. Este é um dos lugares mais bonitos de Moscou.
Os arranha-céus majestosos subiram ao céu como um hino à engenharia e uma carteira apertada, e você pode comprar tudo em shopping centers locais - talvez até saúde, beleza e juventude.
No entanto, há uma mosca na pomada neste oceano de mel: o 58º deck de observação não é tão bonito quanto gostaríamos. A vista é bloqueada por prédios vizinhos.
7. Galeria Tretyakov e Museu Pushkin
Claro, não poderíamos perder um dos pontos turísticos mais famosos e interessantes de Moscou.
Se um russo quiser tocar a Europa, recomendamos o Museu Pushkin. Há muitas exposições, que remontam aos tempos antigos, quando os ancestrais dos europeus esculpiram mulheres de pedra, até os tempos modernos.
E se você quiser cair no peito da mãe, é melhor que a Galeria Tretyakov em Moscou. Existem mais de 1300 obras pitorescas (e gráficas) de artistas russos do século 11 até o presente.
6. GOMA
Este edifício começou a servir como templo do comércio em 1893. Além de fazer compras e admirar o interior da GUM, recomendamos que você procure ... banheiros. Não, isto não é uma piada.
Nos dias da URSS, foi decidido se livrar dos quartos luxuosos, originalmente alocados para a coisa certa. Mas, recentemente, um deles - histórico - foi restaurado em todo o seu esplendor pré-revolucionário.
5. Universidade Estadual de Moscou
Outrora o edifício principal de uma das melhores universidades da Rússia - a Universidade Estatal de Moscou poderia com razão ostentar o título de edifício mais alto da Europa. No entanto, até hoje, ele mantém firmemente a posição de universidade mais alta do mundo.
E citando esses dados, queremos sugerir que a vista do mirante da universidade se abre de maneira surpreendente.
4. Teatro Bolshoi
Outro lugar icônico da moderna Moscou. Eles estão esperando por você: acústica aprimorada, interiores luxuosos, sugerindo as memórias da Rússia que perdemos e, é claro, os melhores dançarinos de balé.
A propósito, o Teatro Bolshoi está completamente atualizado e agora os ingressos podem ser adquiridos on-line. Aconselhamo-lo a antecipar, pelo menos durante um mês, uma vez que voam mais rápido que as panquecas quentes em Shrovetide.
3. Parque Gorky
A principal atração infantil - o Gorky Park tem uma longa história, desde uma ilha verde nos tempos soviéticos, uma abundância de barracas dos anos 90 até um local moderno, bem planejado, limpo e agradável. Há passeios de várias variedades, cinemas ao ar livre, aulas de dança e muito, muito mais.
A propósito, os admiradores do romance de Martin Gorky, de Martin Smith, podem pegar flashbacks.
2. Catedral de São Basílio e Praça Vermelha
Se você fechar os olhos e imaginar Moscou, a primeira coisa que vem à mente são esses dois magníficos objetos arquitetônicos. Visitar Moscou e não visitar a Praça Vermelha é o mesmo que negligenciar a Estátua da Liberdade em Nova York ou a Torre Eiffel em Paris.
Ora, até os moscovitas estão muito ansiosos para visitar esta praça, especialmente durante as férias (Ano Novo, por exemplo).
1. Kremlin de Moscou
Este complexo arquitetônico monumental, que combina igrejas, palácios e museus, lidera com razão os 30 melhores pontos turísticos de Moscou. Apenas a vista do Kremlin noturno, que abre do rio Moskva, pode surpreender e agradar aqueles que não encontraram tempo para visitá-lo.
Se você olhar para o plano do Kremlin, veremos que é um triângulo irregular. Sua parte sul fica de frente para o rio Moscou, a parte noroeste é direcionada para o Alexander Garden e a parte oriental é para a Praça Vermelha.
As torres do Kremlin (são 20 no total), conectadas por paredes de dois metros de espessura, são uma visão que inspira reverência pela habilidade dos construtores do passado. Algumas das torres eram de importância econômica, outras - sentinela. E a torre Spasskaya era a porta da frente.
Mas a maioria dos visitantes do Kremlin não vem para as torres. Eles estão muito mais interessados em outros locais famosos da capital, como o Czar Canhão e o Czar Bell, Ivan, a Grande Torre do Sino, Catedral da Assunção, Praça do Senado e muitos outros localizados no território do Kremlin.