Os mais caros da história das Olimpíadas exigiram enormes investimentos do estado. Infelizmente, os investidores privados não eram muito ativos e não tinham pressa de investir seus próprios fundos. Felizmente, entre os empresários russos mais ricos, ainda havia aqueles que, por várias razões, participaram da criação de instalações e infraestrutura olímpica.
Hoje oferecemos Os 10 principais investidores que investiram nas Olimpíadas de Sochi. O total de investimentos de cada um dos participantes foi calculado por dezenas de especialistas e analistas da Forbes.
10. Arsen Kanokov (9,5 bilhões de rublos)
Com os fundos do grupo Sindika de empresas pertencentes a Kanokov, foram construídos 2 hotéis em Sochi. O ex-presidente da Kabardino-Balkaria assumiu o projeto depois que o tribunal invalidou o contrato com a Pension "Chernomorets" e a empresa Klever Asset Management.
9. Mikhail Kusnirovich (3 bilhões de rublos)
O Presidente do Conselho de Administração do Grupo de Empresas Bosco di Ciliegi transferiu 3 bilhões de dólares em patrocínio ao Comitê Organizador. Como parte desse patrocínio, a Bosco está desenvolvendo design, fabricação e fornecimento de equipamentos para as equipes olímpica e paralímpica russa.
8. Arkady Rotenberg (235 bilhões de rublos)
As empresas de Rotenberg atuavam como contratadas, atendendo pedidos da Gazprom, Adler TPP, Rosavtodor e Russian Railways. Na família do empresário, muita atenção é dada ao esporte. O próprio Arkady é o primeiro vice-presidente da Federação Russa de Judô e presidente do clube de hóquei Dynamo, e seu irmão Boris é o presidente do clube de futebol Dynamo.
7. Oleg Deripaska (44,2 bilhões de rublos)
Investimentos Deripaska foi à reconstrução do aeroporto, a principal vila olímpica, bem como o porto de carga de Imeretinsky. Além disso, o empresário atuou como patrocinador do Comitê Organizador e como contratado.
6. Iskander Makhmudov e Andrei Bokarev (3,3 bilhões de rublos)
Os fundos dos empresários foram para a construção da arena de gelo Puck. Após as Olimpíadas, Makhmudov e Bokarev planejavam desmontar o "Puck" e transportá-lo para Vladikavkaz. No entanto, a mudança teve que ser abandonada devido ao terreno. Em 2015, a arena estará à disposição do estado.
5. Gennady Timchenko, Evgeny Sur e Vladimir Kostylev (57 bilhões de rublos)
O projeto geral dos empresários é a construção da ferrovia Adler-Alpika-Service. O maior fã de esportes nesta troika é Gennady Timchenko, presidente do conselho de administração da Continental Hockey League, além de presidente do clube de hóquei de São Petersburgo, SKA.
4. Vladimir Potanin (81,2 bilhões de rublos)
Potanin foi um dos autores da idéia de realizar os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi. A Interros gastou apenas US $ 30 milhões em um pedido de empresas. Potanin financiou a construção da estação de esqui Rosa Khutor, um parque de snowboard, um centro de estilo livre e 1.500 quartos na Vila Olímpica.
3. Vagit Alekperov (475 milhões de rublos)
Presidente da Lukoil pagou pela reconstrução da usina hidrelétrica de Krasnaya Polyana A empresa Lukoil-Ekoenergo, que une todas as usinas hidrelétricas de Lukoil, concluiu o trabalho. O bilionário também ajuda o esporte russo através do Fundo de Apoio às Olimpíadas da Rússia.
2. Victor Vekselberg (16 bilhões de rublos)
Vekselberg atuou como investidor em um complexo hoteleiro localizado no vale Imereti. O complexo hoteleiro Azimut, construído graças aos investimentos de um empresário, foi incluído nos 10 maiores complexos de resorts da Europa.
1. Alisher Usmanov (7 bilhões de rublos)
Usmanov atuou como patrocinador, transferindo fundos decentes para o Comitê Organizador das Olimpíadas, algumas das quais serão usadas para organizar comunicações celulares para atletas. O diretor geral da Gazprominvestholding lidera a Federação Internacional de Esgrima, este esporte é apresentado nos Jogos de Verão.