Sem entrar nas principais especificações técnicas Samsung Galaxy S5, preste atenção aos detalhes: afinal, a resolução da tela, o tipo de processador com sua frequência de clock, tamanho da RAM e outros parâmetros para os principais carros-chefe do primeiro semestre de 2014 não são muito diferentes. Mas com uma revisão detalhada, a diferença se torna visível, contribuindo para uma escolha mais informada do smartphone.
Então, o SGS5, depois do iPhone 5s, recebeu um scanner de impressão digital, mas aqui é um pouco controverso: no iPhone 5s, você pode usar o scanner para desbloquear a tela, e no SGS5 também, mas no primeiro caso, basta colocar o dedo no botão Início e, no segundo deslize a tela sensível ao toque tocando na tecla central. Com uma mão, isso é bastante difícil. Talvez alguém consiga usar o scanner enquanto segura o smartphone com uma mão, mas com o tamanho padrão da palma da mão e o comprimento dos dedos com uma esquerda, esse desbloqueio do telefone é inconveniente. Mas isso é uma reivindicação ao comprador. Caso contrário, o scanner funcionará corretamente e sem queixas (o sistema é capaz de lembrar até três impressões).
A capacidade da bateria SGS5, em comparação com o carro-chefe anterior da empresa, aumentou 200 mAh e agora chega a 2800 mAh. Os preços dos telefones Samsung dependem amplamente de desenvolvimentos técnicos, porque os coreanos permanecem conservadores no design e nos recursos do usuário.
Traduzindo para o idioma dos números, o desempenho atual do S5 é de 390 horas de duração da bateria, 21 horas de conversação, 10 horas de vídeo de alta resolução e pouco mais de 45 horas de audição de audiolivros ou música. Se ignorarmos a Samsung e acreditarmos nisso, uma imagem fantástica será exibida, no entanto, todos devemos entender: não importa o que o fabricante diga, o smartphone Android não durará tanto!
Durante testes diretos, o SGS5 não funcionou por 10 declarados, mas por 12 horas inteiras no modo de visualização de vídeo! Observe que são 12 horas assistindo apenas ao vídeo e nada mais. E quando foi a última vez que você usou algum recurso do seu smartphone no modo ininterrupto? Portanto, se você usar o Wi-Fi simultaneamente, o messenger e alguns aplicativos padrão, geralmente trabalhando por padrão, as 10 horas reivindicadas não serão fechadas. Estes são os detalhes.
De fato, o Samsung Galaxy S5 ainda dura mais tempo do que qualquer concorrente incluído na classificação de smartphones de 2014. Nem o HTC One M8 nem o LG G3 o alcançam. E não tanto por causa dos 2800 mAh que a bateria possui, mas por causa de dois modos adicionais de economia de energia (a propósito, a versão atual da interface do usuário fornece acesso rápido a eles, por isso, se você precisar se aprofundar nas configurações por um longo tempo). O primeiro dos modos aprimorados de economia de bateria envolve a introdução de prazos para o uso da maioria dos aplicativos e a transferência do smartphone para o modo preto e branco. A propósito, este último é geralmente ideal para smartphones Samsung: as telas do telefone são feitas usando a tecnologia AMOLED, as cores preto e cinza ao exibir quase ou completamente não consomem energia. A abundância de cinza ao ativar este modo não agrada aos olhos, mas em uma situação crítica você pode tolerar! Veredicto: com 10% de carga nesse modo, o smartphone permanecerá silencioso sem uma tomada por mais 4 horas.
Mas é isso: quando o modo extremo de economia de bateria é ativado, restringindo o uso de aplicativos apenas à lista de aplicativos e programas básicos selecionados pelo usuário, desativando a transmissão de dados móveis quando a tela principal é desligada e também desativando todos os recursos sem fio, exceto GSM, nos mesmos 10% o telefone funcionará por mais um dia inteiro!
Além disso, o SGS5 possui muitos recursos práticos do sistema, um modo "pai", bem como uma tonelada de aplicativos de marca que são realmente convenientes de usar todos os dias (S Health, por exemplo).