O analfabetismo, a principal desvantagem de um currículo que pode irritar qualquer profissional de RH, são os erros gramaticais e ortográficos elementares cometidos pelo candidato. Antes da primeira reunião, que ainda pode não ser, um currículo é o rosto do candidato. Embora a alfabetização, por razões desconhecidas, muitas vezes não seja dada a devida atenção.
Segundo alguns especialistas, algumas deficiências são diretamente engraçadas.
“Por exemplo, eu tive que lidar com um caso em que uma garota indicou que ela“ não era casada ”ou mesmo“ solteira ”. Naturalmente, devido a esses erros, o candidato perde todas as chances de conseguir um novo emprego. De uma forma ou de outra, essas omissões podem lhe enganar - elas começam a levá-lo menos a sério ”, disseram os especialistas.
Quais erros são mais comuns
Falta de objetivo claro ou incompatibilidade
Os currículos separados enviados pelos candidatos para uma posição específica e claramente escrita não contêm o ponto principal: objetivos. Para complicar a situação, as grandes empresas procuram funcionários para vários cargos vagos ao mesmo tempo, e o currículo “sem objetivo” não permite determinar o que o candidato está solicitando.
Também existem casos frequentes em que o objetivo indicado no currículo não corresponde de maneira alguma à vaga proposta.
"Muitas vezes, a meta descrita no currículo não se encaixa na vaga para a qual foi enviada, o que indica o descuido do candidato", disse Oksana Bochkovskaya, especialista em pesquisa e seleção de pessoal do Centro de Informação e Analítica LIGA.
Segundo ela, ao selecionar candidatos, o gerente de RH determina os requisitos mais importantes para essa vaga e avalia o currículo enviado pelo candidato. Um conjunto exclusivo de requisitos foi desenvolvido para qualquer posição: pode vir a ser educação, experiência profissional, habilidades especiais, etc.
“Em nossa empresa, os gerentes de RH usam as principais competências na seleção. Essa abordagem facilita e acelera o processo de busca e seleção de pessoal para vagas abertas. Porque na determinação de competências, tanto o iniciador da vaga quanto o gerente de pessoal determinam claramente o que o candidato deve saber e que habilidades é possível treinar já na empresa (levando em consideração as especificidades do negócio). Além disso, os parâmetros são criados para avaliar o trabalho de um novo funcionário da empresa e os critérios pelos quais o período de avaliação (período de adaptação) é avaliado ”, afirmou.
Falta de dados necessários
Outro erro comum - o CV não indica os dados necessários, por exemplo, os detalhes de contato do candidato. Muitas vezes, não há números de telefone, endereço de email. No entanto, há casos em que os candidatos esquecem de indicar até o próprio nome e sobrenome. "Com todo o desejo, é simplesmente irreal convidar esse candidato para uma reunião", enfatizou Bochkovskaya.
Muitas vezes, nas seções do currículo dedicadas à experiência de trabalho, os nomes completos das empresas e seus campos de atividade não são indicados. Mas, de tempos em tempos, empresas com o mesmo nome ou nome semelhante podem trabalhar em segmentos de mercado completamente diferentes. Além disso, os endereços das páginas da Web das empresas raramente são indicados; no entanto, se houver um endereço da Web, o empregador se familiarizará com facilidade e seriedade com o trabalho anterior do candidato.
A partir dos dados que é melhor indicar no currículo - motivos para uma mudança de emprego. Uma explicação dos motivos, por um lado, permitirá ao empregador entender a lógica do candidato e, por outro lado, avaliar como seus pedidos correspondem à vaga proposta.
Tentando encobrir um currículo
De acordo com as garantias dos especialistas em pesquisa de pessoal, os candidatos geralmente indicam em um currículo qualidades pessoais, habilidades e conhecimentos que eles realmente não possuem.
"Se você não tem certeza de que possui essas qualidades, é melhor simplesmente remover esta seção do currículo", enfatiza Bochkovskaya.
Os candidatos gostam de superestimar sua competência. Os especialistas do Rabota.ua observam que, às vezes, com total desconhecimento do idioma inglês, um candidato a um cargo indica que ele fala “com um dicionário” ou mesmo “fluentemente”.
"Esse truque pode ser facilmente revelado - basta perguntar a alguém algo em inglês", disseram os especialistas.
Informações inadequadas
É necessário um resumo para descrever os detalhes, mas apenas relevantes: responsabilidades profissionais e realizações profissionais, diplomas e diplomas acadêmicos no campo em que o candidato está se candidatando a um cargo. Por exemplo, se o candidato estava envolvido em atividades científicas e trabalhava simultaneamente no campo do marketing, em um currículo destinado a obter o trabalho de um gerente de marca, não se deve descrever conquistas científicas e fornecer uma lista completa de artigos, publicações e trabalhos científicos. A atenção principal deve ser dada às habilidades e conhecimentos específicos obtidos no processo de trabalho como profissional de marketing.
Também é importante garantir que as frases usadas no currículo sejam claras e lógicas.
“Uma vez, uma secretária chamada“ gerenciamento de motorista ”e“ arquivamento de arquivos ”. Em outro currículo, o candidato indicou "bicicleta, natação, meninas, livros" como seu próprio hobby ", afirmou a consultoria Forsage.
Em alguns currículos, há incidentes completamente inexplicáveis.
Por exemplo, o portal rabota.ua uma vez recebeu o currículo de uma garota que se candidatou ao cargo de gerente de RH. A recorrente anexou várias de suas fotografias ao currículo, enquanto apenas uma era de natureza comercial, enquanto as outras eram de praia.
"Sem dúvida, este caso divertiu os especialistas em emprego, embora não tenham despertado o desejo de se encontrar com o candidato", observaram os especialistas.
Evitando erros importantes na escrita do resumo
Existem várias regras principais, às quais você pode se proteger de erros irritantes ao escrever um currículo.
- Certifique-se de verificar se o seu currículo está escrito corretamente.
- Seja consistente: se você usou a abreviação uma vez, use-a em todo o currículo (no entanto, vale a pena listar todos os nomes na íntegra). Não use abreviações especiais, cuja decodificação é conhecida apenas na sua empresa.
- Evite frases longas.
- Todos os currículos devem estar no mesmo estilo.
- É melhor destacar os cabeçalhos certos.
- É importante que seu currículo seja compilado em no máximo 2 páginas.
- Se você se candidatar a uma posição em uma empresa estrangeira ou se a principal competência for o conhecimento de idiomas estrangeiros, será necessário preparar uma opção no idioma do país da empresa.
- E o mais importante, certifique-se de confirmar todas as informações incluídas no currículo.
Fora isso, os especialistas aconselham evitar a exploração do pronome "I".
Além disso, é necessário selecionar formulações extremamente específicas: você não precisa escrever modelos no currículo, por exemplo, "participou", "participou de treinamento". Vale ressaltar seriamente realizações específicas, por exemplo, "aumento de vendas em 10%", "recebíveis foram reduzidos em 18%", "treinamento de 3 funcionários" etc.
Além disso, formas passivas devem ser evitadas, por exemplo: “Fui responsável por ...”, “Encontrei o uso das seguintes oportunidades ...”. Vale a pena escrever: “Fui responsável por ...”, “Utilizei efetivamente ...”.
Os especialistas concordam que o principal no currículo é clareza, concisão, alfabetização e honestidade. Se o candidato indicou a experiência, as habilidades necessárias e está confiante em cada um dos parágrafos de seu próprio currículo, esse é o primeiro passo para o sucesso.