É bom poder armazenar alimentos por um longo tempo e apreciar seu sabor melhorado, mas a paixão por aditivos e adoçantes alimentares pode levar a uma variedade de problemas: da obesidade e do déficit de atenção e hiperatividade ao câncer e doenças cardiovasculares. Passando apenas alguns minutos para navegar classificação de risco à saúde, você pode salvar a si mesmo e aos entes queridos de muitos problemas no futuro.
5. Aspartame (E951)
Este substituto de açúcar criado quimicamente consiste em ácido aspártico e fenilalanina na forma metilada. Forma veneno no corpo - metanol. A ingestão regular de aspartame pode levar a enxaquecas, convulsões, perda de visão, doença de Parkinson, esclerose múltipla.
- Além da toxicidade, o aspartame promove ganho de peso, causando desejos por carboidratos. Um estudo realizado por 80.000 mulheres conduzido pela American Cancer Society descobriu que aquelas que usavam o E951 ganhavam mais peso do que aquelas que não usavam produtos de aspartame.
- Isso pode ser devido ao fato de, com muita frequência, equipararmos uma “dieta” a produtos que dizem “sem açúcar” e “contêm um substituto de açúcar” para permitir mais.
4. Corantes alimentares artificiais
Estudos em animais mostraram que certos intensificadores de cores podem causar câncer. Isso se aplica aos corantes artificiais E-133 e E-132 (azul), E-142 e E-143 (verde), E-129, E-124 e E-123 (vermelho), E-110 e E-102 (amarelo). )
- Esses corantes são feitos de alcatrão de carvão. Quem o comeria conscientemente?
- Corantes alimentares artificiais podem causar hiperatividade em crianças e causar reações alérgicas.
3. Nitrito de sódio (E250)
Pode ser encontrada em alimentos defumados, como bacon, carne enlatada, presunto e peixe defumado.
- Com sua ajuda, a carne e o peixe são preservados e a cor vermelha dos produtos à base de carne é estabilizada. Imagine um cachorro-quente cinza sem um E250. No entanto, se os produtos com nitrito de sódio forem expostos a altas temperaturas (por exemplo, ao fritar bacon), eles poderão reagir com os produtos de decomposição dos aminoácidos. Neste caso, nitrosaminas são formadas. Estes compostos perigosos são altamente cancerígenos. Em estudos de laboratório, os pesquisadores injetam esses compostos em ratos de laboratório quando desejam provocar câncer neles.
- Comer carnes processadas com muito E250 tem sido associado a casos de câncer de pâncreas e estômago.
2. Glutamato monossódico (E621)
Os 5 principais aditivos alimentares nocivos simplesmente não poderiam prescindir desse aminoácido, que é amplamente utilizado como intensificador de sabor em refeições instantâneas, fast food, temperos, molhos para saladas, batatas fritas, etc. O glutamato monossódico é tão "tecido" em nossos alimentos cadeia que será muito difícil encontrar um produto sem ele.
- O E621 em pequenas quantidades não é prejudicial à saúde, no entanto, suas grandes doses quando testadas em ratos causaram perda de visão e afinamento da retina.
- E em um estudo com 752 pessoas saudáveis na China, verificou-se que consumir glutamato de sódio aumenta as chances de ganhar peso.
- Além disso, a necessidade de adicionar um aroma artificial significa que o fabricante não confia em bons ingredientes alimentares que conferem ao produto um cheiro natural atraente.
1. Gorduras trans
As gorduras trans artificiais são produzidas adicionando moléculas de hidrogênio a um óleo líquido insaturado. Eles podem ser encontrados em batatas fritas, margarina, pipoca e outros produtos.
- Ao consumir gorduras trans, o risco de doença cardíaca é maior quando comparado às gorduras saturadas.
- As gorduras saturadas, como as encontradas na manteiga, queijo e carne, aumentam o colesterol total, mas as gorduras trans foram ainda mais longe. Ambos aumentam o colesterol geral e diminuem o bom colesterol. E protege contra doenças cardíacas.
Antes de comprar, verifique os rótulos de comestíveis em busca dos aditivos acima e pule os produtos que os contêm.