Desde os tempos antigos, os aromas têm sido usados para disfarçar o cheiro natural do corpo humano na caça, para agradar aos deuses ou simplesmente para esconder o cheiro desagradável de suor.
Os primeiros perfumes eram compostos de ingredientes naturais. No final do século XIX, começou o desenvolvimento da perfumaria moderna. Os componentes naturais ainda desempenhavam um papel importante, mas os produtos químicos começaram a se misturar com eles.
Além disso, muitos dos produtos químicos “perfumados” (assim como um grande número de produtos naturais) são incomuns e até nojentos. Aqui 7 principais ingredientes de perfume estranho. Você dificilmente iria querer tocá-los com a mão.
7. Almíscar de veado
O cervo-almiscarado na barriga tem uma bolsa especial usada para pulverizar o almíscar. Atrai fêmeas. Os perfumistas há muito apreciam essa substância, pois aumenta a durabilidade da composição do perfume.
Infelizmente para os cervos, é mais fácil obter um saco de almíscar fresco quando o animal está morto. Este ingrediente foi tão altamente considerado que foi usado em todos os espíritos até a década de 1970. Atualmente, a pesca do cervo-almiscarado é limitada, mas o cervo é cultivado em fazendas em diferentes países, nos quais o musk é obtido através da introdução de um cateter no saco de almíscar. É verdade que o animal não é morto, dorme sob a influência de pílulas para dormir.
6. Fluxo de castor
Secreção das glândulas pré-anais. Um castor usa essa substância para marcar território. O cheiro do jato tem uma agradável semelhança com o cheiro de madeira e couro, e para isso é usado em perfumaria.
E o fluxo de castores ainda é usado como um suplemento alimentar natural para melhorar o sabor de morangos e framboesas.
5. Sulfeto de etano
Um dos produtos químicos mais fortes da perfumaria. Tem um cheiro penetrante e repulsivo de enxofre e cebola. Não é de surpreender que essa fragrância seja encontrada na natureza em cebolas, aspargos e frutas durian. Surpreendentemente, ainda na rosa e gerânio.
O sulfeto de etano é usado em perfumes para enriquecer o óleo de gerânio, para dar um cheiro básico mais natural a rosas e reproduzir o cheiro do mar, pois é um dos produtos químicos presentes no ar nas praias.
4. óleo de Costus
Era um ingrediente muito comum em perfumes clássicos e foi encontrado em perfumes masculinos populares, como Aramis e Patou Pour Homme. Quer imaginar o cheiro do óleo de costus fora do perfume? Cheirar pêlos de cães molhados. A verdadeira magia deste óleo se manifesta em combinação com outros ingredientes de origem animal, como o córrego do castor ou o almíscar de civeta.
3. Âmbar
Secreção intestinal Voskopodobny de baleias de esperma masculinas. Os cientistas não sabem ao certo se o âmbar é o resultado da patologia ou do funcionamento normal desses magníficos mamíferos marinhos, mas sabe-se com certeza que fede muito.
Após exposição prolongada, a maior parte do cheiro repulsivo de âmbar gris desaparece. Na perfumaria, esse ingrediente é usado como fixador. Até a menor gota é suficiente para que o perfume seja sentido em sua pele por vários dias.
2. Civeta-almíscar (cibetina)
É uma densa secreção das glândulas dos wyverns, um mamífero que vive na África e na Índia. Melhor almíscar é civet etíope. O aroma poderoso e único da cibetina irá lembrá-lo de alimentos podres. Mas de uma forma muito diluída, torna-se muito atraente, com um tom floral.
No passado, o almíscar civet era frequentemente falsificado. Os principais preenchimentos do produto falso foram mel e fezes de bebê. Você pode imaginar o cheiro terrível de almíscar real?
1. Skatol
Não pode haver duas opiniões: o skatol fede. É um composto encontrado nas fezes e no alcatrão do carvão. Este é o fedor por excelência, para este skatol e ficou em primeiro lugar no classificação dos componentes de perfume mais nojentos. É ainda mais surpreendente que ele possa ser encontrado em doses extremamente pequenas nas flores de jasmim e laranja. Em combinação com o indol, o skatol ajuda a dar a essas cores um odor brilhante e erógeno.