A Revista Forbes lançou uma revisão anual das marcas globais mais caras em 2016. O que torna uma marca mais cara que a outra? Segundo David Rybstin, professor de marketing e marca da Wharton School da Pensilvânia, o ponto é a percepção do consumidor. Se os clientes estão dispostos a pagar um preço mais alto pelos produtos de uma determinada marca ou preferem seus produtos, isso aumenta o valor da marca.
Aqui estão os 10 principais nomes de marcas mais caras do mundo, ranking superior.
10. General Electric
Estima-se em 36,7 bilhões de dólares.
Uma das marcas mais caras e mais antigas da lista. Foi fundada em 15 de abril de 1892 - 124 anos atrás. Agora, a General Electric tem interesse em muitos setores: petróleo e gás, saúde, aviação, transporte, gerenciamento de energia, desenvolvimento de software, serviços financeiros, turbinas eólicas, motores elétricos, armas, eletrodomésticos, máquinas e produtos farmacêuticos.
9. McDonald's
Custa 39,1 bilhões de dólares.
A única franquia global de alimentos. Os escritórios de representação estão localizados em quase todas as principais cidades do mundo. O McDonald's de todas as formas atrai crianças com a ajuda de cardápios e brinquedos infantis, playgrounds especiais, pequenos bônus, pois eles entendem que as crianças levarão seus pais à papoula.
8. Disney
Valor da marca - 39,5 bilhões de dólares.
Certamente você pelo menos uma vez assistiu a um filme desta empresa, ou jogou brinquedos feitos por ela ou visitou a Disneylândia. Disney - essas são maravilhosas memórias de infância que quero passar para a próxima geração.
7. IBM
Estima-se em 41,4 bilhões de dólares.
Uma das empresas mais reconhecidas no setor de tecnologia. Seu nome completo é International Business Machines Corporation. Atualmente, a IBM está envolvida em software, hardware, serviços de TI e consultoria em TI.
6. Toyota
Preço da marca - 42,1 bilhões de dólares.
Em fevereiro de 2016, é a 13ª maior empresa do mundo. Além dos carros, a Toyota está envolvida em operações bancárias, leasing e financiamento. Ela também é a primeira empresa a produzir mais de dez milhões dos carros mais cobiçados anualmente.
5. Facebook
Custo - 52,6 bilhões de dólares.
Demonstra um aumento impressionante no valor do nome da marca (44%). O usuário médio gasta 50 minutos por dia assistindo ao Facebook. É mais tempo do que a pessoa média gasta em leitura (19 minutos), exercícios físicos ou prática de esportes (17 minutos) e comunicação (4 minutos) combinados.
4. Coca-Cola
Preço da marca - 58,5 bilhões de dólares.
A Coca-Cola, um tratamento para dor de cabeça, foi criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1865. Mais tarde, Aza Griggs Candler comprou os direitos e apresentou a Coca-Cola (já como refrigerante) ao mundo em 8 de maio de 1886. Até agora, a fórmula desta bebida é mantida em segredo.
3. Microsoft
Valor da marca - US $ 75,2 bilhões
A Microsoft conseguiu aumentar seu prestígio aos olhos dos clientes, graças a muitos produtos novos, incluindo Windows 10, Surface Pro 4 e Surface Book. A gigante da tecnologia investiu pesado em seus serviços em nuvem, que estão rapidamente se tornando seu maior "provedor de dinheiro" e expandiu sua estratégia de varejo ao abrir uma loja em Nova York em 2015.
2. Google
Estima-se em 82,5 bilhões de dólares.
Este ano, o valor da marca saltou 26%. Os usuários da Internet ainda têm muito mais probabilidade de usar o mecanismo de pesquisa do Google do que o Bing ou outras alternativas. Você poderia dizer que o termo "Google" se tornou sinônimo de pesquisa na web.
1. Apple
Custo - 154,1 bilhões de dólares.
A Forbes começou a classificar as marcas mais caras do mundo em 2010, e a Apple até agora liderou seis vezes seguidas. Apesar do declínio em suas receitas (pela primeira vez em 13 anos) devido a uma queda nas vendas dos principais smartphones para iPhone, computadores e produtos iMac da linha iPad, a empresa não terá que passar do pão à cola por muito tempo.