O Good Index Country publica anualmente ranking dos melhores países do mundo. Um bom país, de acordo com os autores do estudo, é aquele que atua com sucesso em benefício da humanidade. Obviamente, deve servir aos interesses de seu povo, mas nunca à custa de outros países ou de seus recursos naturais.
Ao compilar uma lista dos melhores países para a vida na Terra, foram considerados 35 indicadores diferentes (incluindo paz, indicadores econômicos e contribuição para o desenvolvimento da ciência, segurança e cultura) fornecidos pela ONU e pelo Banco Mundial.
A lista de hoje inclui os 10 principais países mais desenvolvidos do mundo, qual é o melhor para você decidir.
Também preparamos uma classificação composta, que incluiu os próprios países do mundo em vários indicadores.
10. Nova Zelândia
A renda per capita é muito alta (7,4%). E os gastos com educação como porcentagem do PIB são um dos maiores do mundo. O país é um dos líderes na manutenção da paz e da segurança global e é membro de organizações internacionais importantes, incluindo a ONU e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
9. Áustria
Embora a Áustria tenha sido classificada em nono lugar no ranking dos melhores países do mundo em termos de indicadores, está em segundo lugar em termos de desenvolvimento de ciência e tecnologia. Além disso, é um importante centro turístico, e afirma ser o centro cultural continental. Este país deu a compositores mundialmente famosos como Anton Bruckner e Franz Liszt.
8. França
O Banco Mundial classifica a França como um país rico e de alta renda. É garantido aos cidadãos franceses certos serviços sociais, como educação, saúde e aposentadorias. A terra natal de Richelieu, Exupery e Coco Chanel está no topo das listas dos países mais visitados do mundo. E a França é um dos principais exportadores de armas do mundo.
7. Canadá
País industrial de alta tecnologia com alto padrão de vida. O Canadá é um grande exportador de energia, alimentos e minerais. Além disso, está em quinto lugar no mundo em produção de petróleo (de acordo com a EIA e a British Petroleum).
6. Finlândia
O berço do Angry Birds e um dos países mais seguros do mundo. Uma carteira perdida (junto com o conteúdo) ou um telefone celular com um alto grau de probabilidade retornará ao proprietário. A taxa de alfabetização da população finlandesa é próxima de 100%. E em 2015, a Forbes incluiu a Finlândia entre os 6 melhores países do mundo para negócios.
5. Alemanha
O estado mais populoso da União Europeia e uma das maiores economias do mundo. Indústrias como telecomunicações, saúde e turismo fazem a maior contribuição para a economia do país. A grande maioria dos cidadãos alemães são alemães étnicos, mas devido ao afluxo de migrantes, a atual composição étnica da Alemanha se tornou muito heterogênea.
4. Reino Unido
Você pode rir do meme dos cientistas britânicos, mas foram eles que descobriram oxigênio e penicilina a partir de bolores e desenvolveram teorias no campo da aerodinâmica e da evolução natural. O físico teórico inglês Stephen Hawking tornou-se famoso por seu trabalho científico sobre gravidade quântica e cosmologia, e o inglês Tim Berners-Lee deu ao mundo a World Wide Web.
3. Holanda
Em 2001, o Reino da Holanda foi o primeiro a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e sua posição nacional sobre drogas, prostituição, eutanásia e aborto é muito liberal. Este pequeno país tem a maior concentração de museus do mundo.
2. Dinamarca
Todos os dinamarqueses têm acesso a serviços médicos gratuitos. O ensino superior também é gratuito. A economia do país é baseada no modelo de flexigurança, que combina regras flexíveis de contratação e saída com segurança social e orientação profissional para encontrar um emprego e obter uma educação para todos os desempregados.
1. Suécia
Lidera os 10 melhores países de 2016. A Suécia recebeu as pontuações mais altas por uma contribuição positiva ao estilo de vida dos cidadãos, incluindo prosperidade, igualdade, saúde e bem-estar. Os serviços de saúde e a educação nas faculdades suecas são gratuitos e a expectativa de vida média dos suecos é de 82 anos.
E a Rússia ficou em apenas 72 lugar no ranking de países do mundo, localizado entre Equador e Marrocos.
Infográfico: Bom Índice País 2016
Download da versão completa (.png, 1 Mb)