O verão nas mentes da maioria das pessoas é uma época excepcional do ano em que você pode relaxar do trabalho ou estudar, muitas frutas e pelo menos nadar o dia todo em um rio ou mar. Mas o verão é uma das épocas mais perigosas do ano. Aqui estão os 10 piores perigos do verão.
10. Mosquitos
Esses insetos vis aparecem quando a temperatura atinge cerca de 10 graus Celsius. Eles prosperam em clima quente e, no verão, o número de mosquitos atinge seu pico. Eles não causam apenas problemas com as picadas, causando comichão e vermelhidão na pele. Os mosquitos representam uma ameaça mais séria. Muitas vezes, as pessoas associam doenças transmitidas por mosquitos a países menos desenvolvidos. No entanto, isso está longe da verdade. Na Rússia, países europeus e EUA, os casos de doenças humanas ocorrem anualmente devido a mosquitos. O pior surto na Federação Russa ocorreu em 2010 na região de Volgogrado (409 casos). Na maioria das vezes, isso ocorre com a entrada no corpo humano de um vírus que causa a febre do Nilo Ocidental. Esta doença pode causar danos cerebrais e morte. Felizmente, existem muitos repelentes eficazes para mosquitos.
9. acidente
Dirigir sempre foi um negócio perigoso, mas as distrações e os perigos atingem o máximo no verão.
- Em primeiro lugar, muitas pessoas viajam de carro.
- Em segundo lugar, as condições meteorológicas desempenham um papel: está quente, o sol está brilhando e as pessoas se sentem mais despreocupadas, menos frequentemente observam o limite de velocidade, que pode levar a acidentes. Durante o inverno, os motoristas são mais cuidadosos e atenciosos. Além disso, tempestades imprevisíveis e calor extremo, que aumentam os níveis de estresse e prejudicam a atenção, desempenham um papel em colisões frequentes no verão.
- Em terceiro lugar, o clima quente significa que mais e mais pessoas andam de moto e bicicleta, que ocupam respectivamente o 10º e o 9º lugar na classificação dos modos de transporte mais seguros, e isso cria um nível adicional de perigo para os motoristas.
8. Temporada de lesões
Lesões são uma das coisas mais perigosas e muito comuns que acontecem no verão. Os relatórios da equipe do Hospital Infantil de Pittsburgh mostraram que o número de crianças internadas em traumatologia nos meses de verão dobra. O número de lesões em adultos também está aumentando. Obviamente, você não pode manter seus filhos em casa no verão, mas o monitoramento adequado é obrigatório. Causas comuns de lesões estão caindo de skates, bicicletas e trampolins.
7. Feiras de verão, carnavais, parques de diversões
Não é incomum quando uma montanha-russa e outras atrações ficam presas ao final de um dia quente e agitado, deixando dezenas de passageiros nervosos. Mas ainda são flores. Todos os anos, cerca de 4.000 pessoas são feridas em parques de diversões e feiras combinadas.
6. Insolação e desidratação
Desidratação é a perda excessiva de fluidos corporais. Não é segredo que o corpo humano não pode funcionar normalmente sem água, portanto a desidratação pode ser muito perigosa sob certas condições. Portanto, no verão, é muito importante beber de 8 a 10 copos de líquido por dia. No "kit" com desidratação, a insolação geralmente ocorre. Seus sintomas podem variar de tontura e desorientação ao coma. Durante o choque térmico, a vítima deve ser movida para a sombra, deitada de costas ou imersa em água e abastecida com água em abundância.
5. Queimaduras e bronzeamento
Aqueles que sofrem de inúmeras queimaduras solares, geralmente crianças e adolescentes, correm maior risco de desenvolver câncer de pele mais tarde na vida. O bronzeamento também pode levar a efeitos colaterais, como insolação, desidratação e desmaios. E você apenas tem que seguir algumas regras de um bronzeado bonito.
4. acidentes de água
O afogamento está em terceiro lugar na lista de mortes não intencionais. E cerca de uma em cada cinco pessoas que morreram afogadas tinha menos de 14 anos de idade. Isso sugere que essas mortes poderiam ter sido evitadas com monitoramento ou treinamento adequado em natação. Portanto, as aulas de natação são altamente recomendadas para quem planeja viajar para o mar ou lago. Coletes salva-vidas para adolescentes também podem salvar a vida de um jovem turista.
O que está escondido sob a superfície da água também pode ameaçar a vida e a saúde dos nadadores. As bactérias crescem mais rapidamente nos meses de verão e, em lagoas naturais e artificiais, estão cheias delas. Quando o nível de microrganismos na água atinge um certo limiar, começa um fenômeno chamado “maré vermelha”. A água adquire uma cor avermelhada e as cidades são forçadas a fechar suas praias para manter moradores e turistas em segurança. A maré vermelha pode causar doenças graves nas pessoas e matar peixes e outros organismos vivos.
3. Crimes violentos
O número de assassinatos e crimes violentos está crescendo junto com a temperatura. Um estudo da Universidade de Albany descobriu que esses crimes são de natureza sazonal, atingindo o pico no verão. Os professores que supervisionaram a pesquisa sugeriram duas explicações possíveis:
- aumento da agressão durante o calor
- e teoria das possibilidades.
De acordo com a primeira teoria, as pessoas se tornam mais agressivas com o aumento da temperatura. E a teoria das possibilidades afirma que o número de pessoas nas ruas está aumentando, aumentando as chances de encontrar um crime.
2. Alimentos
Em segundo lugar no ranking dos perigos mais comuns do verão está a comida, principalmente a comprada na rua. Durante as viagens, os turistas tendem a experimentar frutas, pratos exóticos e não é de surpreender que no verão haja uma enorme quantidade de intoxicação alimentar e distúrbios digestivos. Salmonella, E. coli e outras bactérias aguardam suas vítimas em alimentos mal preparados ou vencidos.
1. Ataques de animais
Ataques de animais contra pessoas e ferimentos associados a isso são companheiros frequentes do verão. A maioria dos ataques não está relacionada a tubarões ou ursos, mas a mamíferos mais comuns. São vacas e outros animais de fazenda que estão no rebanho, bem como as raças de cães mais perigosas, cujos casos de mordidas aumentam no verão por um motivo desconhecido. Especula-se que isso se deva ao grande número de crianças que brincam nas ruas. Cerca de 7.000 a 8.000 pessoas mordem cobras no verão todos os anos, uma vez que as cobras mais venenosas são distribuídas em uma área limitada. E as estatísticas de picadas fatais de abelhas entre o verão de 1999 e o verão de 2013 mostraram que mais de 800 pessoas foram mortas por abelhas durante esse período.
Embora ataques de tubarão contra seres humanos sejam relativamente raros, eles ainda estão lá. A National Geographic afirma que 93% dos ataques de tubarão foram contra homens, principalmente em surfistas. O mais mortal foi em 2010, quando foram registrados 79 ataques de tubarões a pessoas em diferentes partes do mundo.