Quem disse que o tamanho não importa? Surpreendentes em tamanho, os navios gigantes são construídos com a mais recente tecnologia e transportam mais de 90% do número total de cargas por mar (e isso não está contando pessoas). Os maiores navios do mundo são petroleiros, porta-contêineres e navios de cruzeiro.
Grandes navios são construídos para diferentes necessidades humanas. Alguns, com grandes motores a diesel, transportam mercadorias por longas distâncias e as embarcações navais geralmente navegam em motores nucleares para poder depender do combustível e permanecer no mar por muitos meses. Mas, independentemente do método de transporte, com uma olhada em uma das megacidades, você entende quanto esforço humano e que talento de engenharia foram necessários para construir cada gigante.
Aqui lista dos maiores navios do mundo com foto e descrição detalhada.
10. Planeta Solar - 31 metros
Que tipos de energia a indústria naval não tentou usar - diesel, gás, energia nuclear e energia eólica. Mas a região solar permaneceu inalcançável até o advento do Planeta Solar. Este é o maior navio que utiliza exclusivamente energia solar no mundo. Seu comprimento é de 31 metros e os painéis são capazes de absorver quase 103,4 kW de energia solar.
A velocidade do navio ainda é baixa - apenas 8 nós, mas, no final, este é um desenvolvimento único. Certamente será melhorado.
9. Club Med 2 - 194 metros
Construído em 1992 em Le Havre, França, o Club Med 2 é o maior veleiro do mundo. Seu comprimento é de 194 m e a capacidade de carga é de 14 983 toneladas. Para comparação: o comprimento da asa da maior aeronave do mundo é de 117,3 metros.
Além de 214 tripulantes, 386 passageiros podem embarcar no Club Med 2. O veleiro tem uma velocidade de 10 a 15 nós e atualmente está operando como um navio de cruzeiro - no verão flutua nas águas do Mediterrâneo e no Mar Adriático e no inverno passa para o Caribe.
O Club Med 2 tem cinco mastros. Além de sete velas (elas não são controladas por pessoas, mas pelo computador do navio), quatro motores a diesel são instalados no navio. O entretenimento para os passageiros inclui dança de salão, jogos de cartas, shows de música e, é claro, vistas deslumbrantes sobre o mar - o Club Med 2 flutua, como muitos veleiros à sua frente, ao longo da costa e apenas durante o dia e à noite, ancora.
8. SSV-33 - 265 metros
O maior navio da Rússia também é conhecido como o Ural. Pertence à classe de navios de reconhecimento com uma instalação nuclear. O Ural foi construído durante a Guerra Fria, quando a URSS e os EUA se seguiam com força e força. E era destinado a operações de reconhecimento no maior oceano do mundo, onde os Estados Unidos possuíam vários locais de teste para mísseis balísticos. O comprimento dos Urais era 265 m., A tripulação totalizou 950 pessoas, velocidade de cruzeiro - 21,6 nós. Graças ao motor nuclear, o Ural era autônomo e, após o reabastecimento, não podia entrar no porto por três meses.
O Ural iniciou seu serviço na costa do Extremo Oriente, onde, devido ao seu tamanho gigantesco, não havia lugar adequado para ele; portanto, o navio passava a maior parte do tempo ancorado na baía. Mas sua calma estava enganando - nos anos 80, os Urais serviram como principal fonte de informação sobre o que está sendo feito nos círculos militares dos EUA e do Japão.
Tudo terminou com o início da perestroika. Primeiro, os recrutas juniores foram transferidos para a reserva, depois as caldeiras nucleares foram danificadas como resultado do incêndio. Por um tempo, o navio viveu com geradores a diesel, até que a dolorosa existência quase faminta terminou em 2001 - os Urais foram piadas. Em 2008, seu descarte começou e, em 2016, foi finalmente desmontado.
7. USS Enterprise (CVN-65) - 342 metros
Não, este navio não tem nada a ver com Star Trek, mas seu tamanho é realmente impressionante - é o maior navio de guerra do mundo na história da marinha. Seu comprimento é de 342 m, pode transportar até 4.600 militares, 2.520 toneladas de armas, e a velocidade de cruzeiro da empresa homônima é de 33,6 nós.
O USS Enterprise tem uma história longa e gloriosa.
- Uma vez que se tornou a primeira entre as transportadoras nucleares (lançada em 1961) e seu preço era tão alto que foi decidido abandonar a série planejada de navios com o mesmo objetivo e tamanho.
- Iniciou o serviço USS Enterprise durante a crise do Caribe, depois patrulhou o Mediterrâneo, participou da Guerra do Vietnã e, quase vinte anos depois, no Iraque, lutou com piratas do mar ...
- Em geral, sua vida útil foi de 51 anos seguidos - mais do que qualquer outro porta-aviões dos EUA até hoje.
Mas o mundo estava mudando, e mesmo um navio tecnicamente perfeito, regularmente em modernização, está irremediavelmente ultrapassado. Em 2012, o navio fez sua última viagem. E em abril de 2018, ele finalmente foi desativado.
6. RMS Queen Mary 2 - 345 metros
O maior navio transatlântico do mundo é o RMS Queen Mary 2, construído em 2004. Seu navio recebeu esse nome em homenagem ao primeiro “Queen Mary”, que deixou o estaleiro em 1936, e apenas os navios mais rápidos e confiáveis foram premiados com a abreviatura RMS (royal mail ship). Atualmente, o RMS Queen Mary 2 é o único navio transatlântico que cruza entre Southampton e Nova York. No entanto, uma vez por ano, o Koroleva ainda funciona como um navio de cruzeiro, fazendo uma turnê ao redor do mundo.
O Queen Mary tem 345 metros de comprimento e pode acomodar 2.620 passageiros e 1.253 tripulantes. Ela tem uma velocidade de 30 nós. Embora o navio tenha um tamanho inferior ao dos navios de cruzeiro titânicos (apenas 15 metros), ele ainda não desiste de sua posição como o maior navio marítimo.
- O cruzeiro difere do transatlântico, pois o primeiro deles faz uma viagem e reduz os passageiros no mesmo porto, enquanto o objetivo do segundo é transportar passageiros de um ponto para outro.
- No entanto, a diferença não é a única. O transatlântico faz viagens longas, portanto, muitas vezes encontra condições climáticas adversas. Portanto, seu design deve ser mais forte que o dos navios de cruzeiro navegando em condições confortáveis, navegabilidade - melhor e motores - mais potentes.
- Em vez de navegabilidade e resistência, um navio de cruzeiro pode se dar ao luxo de se concentrar no número de passageiros transportados - portanto, eles têm um formato de caixa tão divertido para melhor capacidade de passageiros.
5. Transportadores de gás Q-Max - 345 metros
Os maiores transportadores mundiais de gás natural liquefeito são os navios Q-Max. Seu comprimento atinge 345 m, e a capacidade total varia de 262.000 a 267.000 m3. Além disso, a velocidade deles não é ruim para navios desta classe - 19,5 nós.
Atualmente, existem 14 vasos desse tipo em circulação; eles foram construídos pela Samsung, Hyundai e Daewoo. O primeiro deles, Mozah, deixou o estaleiro em 2007 e recebeu seu nome em homenagem a uma das esposas do Emir do Catar. Todos os 14 navios pertencem a uma empresa de gás natural do Catar. Estes são os maiores navios capazes de atracar nos terminais de GNL.
4. Oasis of the Seas - 360 metros
Os maiores navios de passageiros do mundo são Oasis of the Seas, Allure of the Seas e Harmony of the Seas, anteriormente conhecido como Project Genesis. Eles pertencem à Royal Caribbean e foram construídos, respectivamente, em 2009, 2010 e 2015. O comprimento dos navios de cruzeiro é de 360 m e a capacidade é de 6.296 passageiros, excluindo a tripulação de 2.394 pessoas. Estes são os mais rápidos dos grandes navios de passageiros - sua velocidade chega a 22,6 nós.
Há muito entretenimento para eles, para que os turistas a bordo não fiquem entediados. Há até surf, tirolesa (descida ao longo de um cabo) com 25 metros de comprimento e 9 decks de altura, duas paredes para alpinistas de 13 metros de altura, piscinas, quadra de basquete, parque aquático e até uma pista de gelo. Não é de admirar que haja tantos funcionários de manutenção no navio!
O custo de construção do Oasis of the Seas foi de cerca de 1,14 milhão de dólares, o preço mais alto pago por um navio civil na história da humanidade. Atualmente, o Oasis e o Allure fazem cruzeiros semanais no Caribe e são muito populares entre os turistas.
3. Navios da classe TI - 380 metros
Os maiores petroleiros em operação foram projetados e construídos para o Grupo Hellespont em um estaleiro na Coréia do Sul pela Daewoo (ou melhor, sua divisão de construção naval) em 2003. Existem quatro navios no total - posteriormente, os clientes os renomearam como TI Oceania, TI Europa, TI Ásia e TI África.
Aproximadamente US $ 90 milhões e 700.000 horas-homem foram gastos na construção de cada navio. Eles são mais curtos que Knock Nevis, a 78 m; seu comprimento é de 380 m, a capacidade de carga é de 440.000 toneladas e eles podem desenvolver velocidades de 16 a 18 nós. Além do tamanho, os navios impressionam com a graça da forma e a beleza do design; Se você olhar para eles lá em cima, acima de tudo, eles se parecem com gigantes icebergs brancos como a neve.
2. Embarcações da classe CSCL Globe e Maersk Triple E - 400 metros
No outono de 2014, ocorreu uma cerimônia de “batismo” para o maior navio porta-contêineres do mundo, o Globo CSCL. Foi o primeiro entre cinco navios com um volume de 19.000 TEU (TEU - "equivalente a seis metros", uma medida da capacidade de um veículo de carga) encomendada por uma empresa chinesa de construção naval em 2013. No entanto, desde então, o recorde mundial da CSCL Globe foi quebrado pelos caminhões da classe OOCL, cuja capacidade atinge um número impressionante de 21.413 TEU - com o mesmo comprimento.
Um mega-navio de 400 m de comprimento navega usando o motor principal, com uma capacidade de 77.200 litros. segundo, cuja eficiência é tão alta que não consome mais combustível do que um navio porta-contêineres com capacidade de carga quase duas vezes menor. A economia de combustível é de até 20%. Isso acontece devido ao fato de que o mecanismo “inteligente” responde à situação no mar e, portanto, regula o consumo de combustível.
A empresa dinamarquesa Maersk ordenou que a Daewoo construísse 20 navios da classe Maersk Triple E. Cada um deles custou cerca de US $ 200 milhões. Sua capacidade é um pouco menor do que a do CSCL Globe (18.000 TEU), mas eles são quase idênticos em comprimento. A velocidade de cruzeiro dos novos navios porta-contêineres é alta - de 23 a 26 nós, o que os torna os navios mais rápidos desta classe no mundo.
Triplo E, ou seja, "triplo E" - são os princípios criptografados de forma abreviada à qual clientes e construtores navais aderiram:
- poupança;
- eficiência energética;
- Amizade ambiental.
Atualmente, os navios Maersk são um dos transportadores de contêineres mais eficientes em termos de custo / volume de carga transportada.
1. Knock Nevis - 458,45 metros
Durante o serviço prestado às pessoas, o navio mudou muitos nomes - Seawise Giant, Happy Giant, Jahre Viking e, finalmente, Knock Nevis. Este é o navio mais longo da história da construção naval - da frente à popa, seu comprimento é de 1504 pés (ou 458,45 m), o que excede o comprimento do Empire State Building deitado de lado. Knock Nevis pertencia à classe dos petroleiros ULCC e tinha a maior capacidade de carga de todos os navios. É considerado o maior objeto feito pelo homem que pode se mover independentemente, já construído pelo homem.
Em plena carga, o volume de carga transportada pelo navio era de 657.019 toneladas e, com um calado de 24,6 m, até os canais do Canal da Mancha, Suez e Panamá eram rasos para o gigante marinho. Ao mesmo tempo, a velocidade do navio era surpreendentemente alta para esses tamanhos - 16 nós. O Knock Nevis era acionado por um único motor com um diâmetro de 9 m. A distância de frenagem da velocidade de cruzeiro até o ponto final era de 9 km e o raio de viragem da embarcação era de 3 km. Servido por sua equipe de 35 pessoas.
Knock Nevis foi construído em 1979 pela empresa japonesa de construção naval Sumimoto Heavy Industries no estaleiro japonês em Yokosuko. O proprietário grego chamou o navio Porthos. Desde então, o navio viu muito:
- viajou por mar por cerca de 30 anos;
- danos sofridos em 1988 durante a guerra Irã-Iraque;
- foi reparado e vendido para a Noruega;
- em 2009, ele fez sua última viagem ao estaleiro em Gujarat, na Índia, onde foi desmontado.
Qual é o perigo dos maiores navios do mundo
Embarcações enormes não são muito ecológicas. O transporte de mercadorias por mar custa ao planeta quase 1,4 bilhão de toneladas de dióxido de carbono, o que representa 6% das emissões totais. Esse número é o dobro do transporte aéreo.
Por esse motivo, a maioria dos gigantes marinhos está tentando se converter em motores altamente eficientes e com baixo consumo de combustível, além de usar sistemas híbridos - existem navios movidos a energia eólica e solar.