Por muitos anos após a invenção do motor de combustão interna, a humanidade praticou a destruição de "cavalos de ferro". Obviamente, os melhores resultados (junto com o Prêmio Darwin) são dados ao dirigir bêbado, mas isso é para aqueles que valorizam finais espetaculares. Para os mais moderados, não propensos à demonstratividade, oferecemos as 5 principais maneiras que garantem a capacidade de inutilizar qualquer carro. Infelizmente, esses métodos são muito populares entre os motoristas.
5. Hábitos que levam ao desgaste dos pneus
Em quinto lugar no ranking dos erros mais comuns dos motoristas, o desgaste do carro é parte integrante e bastante "caprichosa" de qualquer carro. A pressão dos pneus geralmente é muito baixa ou muito alta. Isso e isso podem degradar significativamente as características de tração e frenagem do carro, além de aumentar o consumo de combustível.
E a mudança sazonal precoce ou tardia da borracha leva a uma perda de tração do pneu com a superfície da estrada, desgaste acelerado do pneu e deterioração da aceleração e da frenagem. Para evitar que isso aconteça, você precisa escolher os melhores pneus de verão de 2018 em tempo hábil.
Além disso, os motoristas geralmente ignoram a regra de trocar os pneus dianteiros e traseiros pelo menos uma vez por ano. Em um carro com tração dianteira, os pneus dianteiros se desgastam mais rapidamente, na tração traseira, respectivamente, os pneus traseiros. Uma borracha desgastada faz um mau trabalho - por exemplo, ela não drena bem a água na chuva, o que pode levar a derrapagens, a aquaplanagem e, possivelmente, um acidente.
4. Aceleração e frenagem bruscas
Muitos meninos na infância sonhavam em se tornar pilotos. Tendo se tornado adultos e comprado um carro, alguns dos meninos que amadureceram no corpo, mas não na mente, estão tentando tornar o sonho realidade. Se o sonho fosse limitado apenas à coloração do corpo com chamas ... mas não. Um dos hábitos mais ruins dos motoristas, levando à rápida deterioração do carro - rugir para começar assim que o sinal vermelho mudar para amarelo ou tentar passar efetivamente a curva com um guincho de pneus e uma pista de freio. No entanto, eles não prestam atenção ao aumento do consumo de combustível ou ao desgaste acelerado do mecanismo de freio.
No entanto, mesmo proprietários de carros respeitáveis precisam aceitar o fato de que o ambiente urbano não contribui para a vida útil de seu "amigo de ferro". A aceleração súbita e a frenagem são forçadas a engarrafamentos, quando, após um longo movimento na velocidade de um caracol, é subitamente necessário que você recupere acentuadamente a velocidade e depois freie com a mesma rapidez. Mas esse modo de dirigir dá uma carga adicional aos sistemas do carro, afetando especialmente a embreagem.
3. Estilo de condução e transmissão
Pode haver muitos erros aqui, e aqui estão os principais:
- a relutância dos proprietários da transmissão manual em apertar a embreagem ao trocar de marcha (aumento de carga e, consequentemente, desgaste da caixa de câmbio);
- manter o pedal da embreagem pressionado por um longo tempo (causa danos ao rolamento de liberação);
- a inclusão da marcha à ré sem uma parada completa (causa desgaste nos dentes da engrenagem da marcha à ré);
- seleção de marcha incorreta.
Os proprietários de carros com transmissão automática podem matar a caixa de câmbio com reboque prolongado, aceleração acentuada e tentativas de deriva, como na tela da TV.
2. Alertas do painel
Ignorar os ícones do painel pode prejudicar seriamente a condição do carro. Afinal, eles queimam lá por uma razão - uma luz acesa avisa que algo está errado com o carro. Por exemplo, a temperatura do motor está muito baixa ou muito alta, a pressão no sistema de lubrificação é muito baixa ou o óleo precisa ser adicionado / substituído; há um mau funcionamento no eletricista ou o nível do fluido de freio está muito baixo.
Ignorar avisos não resolverá os problemas, pelo contrário - eles tendem a se acumular, o que levará a reparos caros ou até a um acidente.
1. Manutenção não programada
Parece que todo mundo sabe que o aviso é mais fácil do que reparar. Ou nem todo mundo? Uma das principais causas de falhas no veículo é a falha do motorista em cumprir o cronograma de manutenção. Mas é precisamente isso que é capaz de evitar avarias caras nos carros. Por exemplo, se você não trocar o filtro de ar por um longo período de tempo, o sensor de fluxo de massa de ar poderá falhar e você terá que trocá-lo já - e isso é muito mais caro.
Não devemos negligenciar não apenas a manutenção diária (verificação dos níveis de óleo do motor, pressão dos pneus, espelhos, vazamentos, etc.), mas também a manutenção "curta" e "longa", dependendo da quilometragem do veículo (verificação dos elementos de transmissão, filtro de óleo, sistema arrefecimento do motor, etc.), bem como manutenção sazonal, quando o carro estiver preparado para as estações do ano.
E finalmente ...
Não aqueça o motor em marcha lenta
Numerosos testes provaram que o aquecimento prolongado de um motor com injeção eletrônica de combustível em marcha lenta leva a um aumento no desgaste do grupo de pistões. Em geadas moderadas, é suficiente deixar o motor funcionar por 40-60 segundos, com geadas severas - 2-3 minutos. Depois disso, você deve começar a mover-se suavemente a velocidades médias do motor sem rebarbar.
O hábito de aquecer o motor até a temperatura operacional é uma relíquia do passado, associada à peculiaridade da operação dos motores de carburador. Todos os carros modernos não possuem esse recurso.