Existem muitas profissões no mercado de trabalho, mas nem sempre é claro qual delas é a mais rentável. O mundo moderno está se desenvolvendo aos trancos e barrancos, e a situação, que ocorreu há 5 anos, pode mudar radicalmente.
Para ajudar as mentes jovens a escolher suas futuras especialidades e esclarecer a situação como um todo, chamamos a sua atenção classificação das profissões e regiões mais rentáveis da Rússiacom base em estatísticas da NAFI (Agência Nacional de Pesquisa Financeira).
Para comparações, usamos o indicador de salário médio em toda a Rússia por 6 meses. Segundo as estatísticas, é igual a 36,9 mil rublos (após a dedução do imposto de renda pessoal). Comparando os salários médios de 2017 e 2018, há uma tendência positiva. O indicador cresceu 8%, ou 3 mil rublos.
As 5 profissões mais bem pagas da Rússia 2018
5. Especialista em TI - 59,6 mil rublos
A Internet, como plataforma de negócios, está se desenvolvendo a um ritmo vertiginoso. Agora é impossível imaginar uma empresa sem seu próprio site. É por isso que esta profissão ocupa o 5º lugar em nossa classificação.
De acordo com os dados do NAFI coletados, o salário médio de um funcionário de meio ano no setor de TI é de 59,1 mil rublos por mês. Este indicador é 1,6 vezes maior que o rendimento estatístico médio. Quanto à tendência global, os trabalhadores de TI estão entre as pessoas mais ricas do planeta, segundo a Forbes.
4. Farmacêutico - 64,7 mil
Não seria triste admitir, mas a doença é parte integrante de nossas vidas. A criação de novos medicamentos para melhorar e acelerar o tratamento é a principal tarefa da farmacologia. Os gerentes envolvidos na venda de medicamentos ocupam o 4º lugar no ranking das profissões mais lucrativas.
Durante 6 meses, em média, esse funcionário recebe 64,7 mil rublos, o que representa 27,8 mil a mais do que o salário médio na Rússia. O período de estudo para esta especialidade é de 5 anos.
3. Trabalhadores da mídia - 70,8 mil
Trabalhadores da mídia de massa e relações públicas ocupam um 3º lugar honorável em nosso ranking. O salário médio de um jornalista é de 70,8 mil rublos. O indicador é 1,9 vezes mais geral.
Vale ressaltar que as atividades nessa área são frequentemente acompanhadas de situações estressantes e altos retornos. A profissão não é adequada para todas as pessoas, mas, devido à sua especificidade, será bem paga.
2. Petroleiros - 87 mil
Os funcionários da área de mineração ganham em média mensalmente 87 mil rublos. Isso já é 2,4 vezes a média. Esse trabalho é apreciado devido ao impacto de maiores riscos na saúde humana.
A maioria dos produtos petrolíferos é tóxica e emite substâncias nocivas. Uma pessoa que trabalha com sua coleta ou processamento, com a idade, pode contrair doenças que ele nem suspeitava. Obviamente, isso pode acontecer se você negligenciar o equipamento de proteção individual.
1. Financiadores - 90 mil
E, finalmente, o primeiro lugar vai para a profissão mais bem paga na Rússia - o financiador. O caso é muito meticuloso e requer muita atenção. Não é de surpreender que a especialidade associada ao gerenciamento de fluxos de caixa invada os líderes.
Segundo especialistas, esse tipo de atividade em um futuro próximo não será apenas muito bem pago, mas também o mais popular. A tendência está relacionada à situação economicamente instável no país.
Em 2018, o financista médio ganha 90 mil rublos por mês. Este indicador vem crescendo há muitos anos. Um funcionário da área financeira recebe 2,5 vezes mais do que um funcionário comum da Federação Russa.
As 5 regiões mais rentáveis da Rússia 2018
5. UGRA - 44,2 mil
O Khanr-Mansiysk Autônomo Okrug fica em 5º lugar entre os líderes. Os próprios Khanty, juntamente com Surgut, estão entre as cidades russas com os maiores salários. A economia desta região baseia-se na extração de minerais. No entanto, UGRA é famosa por seu clima frio e imprevisível. Viver nas cidades desta região não é totalmente confortável, e os preços de mercado de produtos alimentares estão acima da média na Rússia.
O salário médio de um nortista é de 44,2 mil rublos. Um pouco mais que a média nacional. A profissão mais popular da região é uma perfuradora de poços, com uma renda média de 47,3 mil rublos.
4. Distrito Federal do Sul - 46,1 mil
Segundo as estatísticas obtidas pelo NAFI, o quarto lugar é ocupado pelo Distrito Federal do Sul. Graças à economia desenvolvida no setor de turismo e comércio, o cidadão médio do Distrito Federal do Sul recebe 46,1 mil rublos por mês, 6% a mais do que o total da Federação Russa.
A especialidade mais popular no Distrito Federal do Sul é uma montadora de navios com um salário médio de 56 mil rublos. Mas, no momento, não há especialistas suficientes, portanto, os empregadores do Distrito Federal do Sul estão mais interessados nessa vaga.
3. Distrito Federal do Noroeste - 49 mil
Os três principais finalistas são abertos pelo Distrito Federal do Noroeste. A economia da região é baseada em empresas envolvidas na extração de petróleo, carvão, diamantes e outros minerais.
Aqui, em média, você pode ganhar 49 mil rublos trabalhando nas empresas industriais formadoras de cidades acima mencionadas. Uma profissão em demanda é um soldador da categoria mais alta, recebendo 54 mil rublos por mês.
2. Distrito Federal do Extremo Oriente - 52,7 mil
O Distrito Federal do Extremo Oriente recebe um merecido 2º lugar, pois é uma das principais regiões do país. O produto regional bruto médio (GRP) per capita é de 266 mil rublos, 18% a mais do que o GRP na Rússia.
Um morador da região do Extremo Oriente recebe uma média de 52,7 mil rublos por mês, 15,2 mil a mais que a média da Rússia. A área mais procurada do mercado de trabalho são as vendas com um salário médio de 55 mil rublos.
1. Distrito Federal Central - 53,4 mil
O Distrito Federal Central adota a primeira linha de nossa classificação das regiões mais lucrativas da Rússia. A renda média do cidadão no Distrito Federal Central é de 53,4 mil rublos, o que é uma vez e meia superior ao número nacional.
A economia da região é a mais desenvolvida, a contribuição para o GRP na Rússia foi de 26,3% do total. Como esperado, a posição de liderança na região é ocupada por Moscou e região, com sua contribuição para o produto regional bruto no distrito em 73,2%.
A profissão mais procurada é um soldador, como no Distrito Noroeste, com um salário de 58,1 mil rublos. Tudo depende das qualificações do empregado, quanto maior a classificação, maior o salário.