A espionagem militar, política e industrial é uma fonte de informações valiosas. Quase todo estado tem seu próprio serviço especial envolvido em atividades ilegais de inteligência.
Nos últimos meses, as paixões por espionagem varreram quase todo o mundo depois de uma série de revelações escandalosas do ex-oficial da CIA Edward Snowden. Para não ficar longe de um tópico em chamas, chamamos a sua atenção Os 10 principais escândalos de espionagem da última década.
10) 2 de dezembro de 2010, Grã-Bretanha - Rússia
Esse escândalo de espionagem acabou sendo alto, mas não conseguiu provar nada. O ex-assistente de Mike Hancock na Câmara dos Comuns, Katya Zatuliveter, foi acusado de transmitir informações sobre o programa nuclear britânico. Catherine deveria ter sido deportada, no entanto, a menina interpôs um recurso e foi completamente absolvida.
9) 28 de junho de 2010, EUA - Rússia
As agências de inteligência dos EUA detiveram 10 pessoas acusadas de transmitir informações classificadas para a Rússia. Entre os detidos estava Anna Chapman, uma conhecida apresentadora de TV, empreendedora e figura pública. Em julho de 2010, a Rússia trocou detidos por quatro prisioneiros cumprindo pena na Rússia por espionagem em favor dos Estados Unidos.
8) 18 de outubro de 2011, Alemanha - Rússia
Os cônjuges Andreas e Haidrun Full House foram detidos na Alemanha por acusações de espionagem industrial prolongada em favor da Rússia. As autoridades investigativas alemãs alegam que o casal trabalha para os russos desde a KGB.
7) 1 de junho de 2012, EUA - China
A China anunciou a renúncia escandalosa do vice-ministro de Segurança do Estado da RPC. O alto funcionário colaborou com a CIA dos EUA por vários anos, transmitindo informações secretas aos americanos sobre os planos militares e políticos da China.
6) 3 de outubro de 2012, EUA - Rússia
O FBI anunciou a detenção de 8 pessoas acusadas de exportar microeletrônicos projetados para fins militares. Quatro dos presos têm passaporte russo: Victoria Klebanova, Alexander Posobilov, Alexander Fishenko e Nastya Dyatlova. Os russos enfrentam uma sentença de prisão de várias décadas.
5) 7 de dezembro de 2012, EUA - Rússia
O ex-militar Robert Hoffman foi detido enquanto tentava transmitir informações classificadas sobre a segurança nacional dos EUA. A colaboração de Hoffman com a Rússia não foi confirmada. Os agentes do FBI usaram sua suposta participação na Federação Russa como uma lenda para capturar o suspeito.
4) 6 de fevereiro de 2013, Taiwan - China
O oficial da Força Aérea de Taiwan, Yuan Xiaofeng, foi condenado por um tribunal de Taiwan a 12 sentenças de prisão perpétua por espionar a China. O número de sentenças de prisão perpétua não é acidental - os serviços de segurança revelaram 12 episódios de transferência de dados classificados, para cada um dos quais, de acordo com a lei, uma sentença de prisão perpétua é definida.
3) 13 de maio de 2013, EUA-Rússia
Na noite de 13 a 14 de maio, o FSB da Rússia deteve o oficial da CIA dos EUA Ryan Christopher Fogl, que trabalhava disfarçado como secretário da embaixada americana em Moscou. O agente foi detido enquanto tentava recrutar um oficial de inteligência russo. Após a realização de procedimentos de investigação, Fogl foi transferido para representantes dos EUA.
2) 17 de junho de 2013, Grã-Bretanha e EUA - países do G8
O Guardian, citando dados de Edward Snowden, informou que a inteligência britânica espionou dados de computador e telefonemas dos líderes do G8 durante a cúpula do G8 em 2009. A instalação dos dispositivos de rastreamento foi realizada por funcionários da NSA e do British Centre for Government Communications.
1) junho de 2013, EUA
O escândalo de espionagem mais alto da década foi publicado por Edward Snowden informações sobre a vigilância total dos serviços de inteligência americanos para cidadãos e estrangeiros dos EUA. O programa PRISM, do qual participam Microsoft, Google, Skype, Yahoo!, Facebook, YouTube, etc., permite visualizar e-mails, anexos e rastrear dados nas redes sociais.