Geralmente no futebol, a maior parte da fama vai para os atacantes, mas um time de futebol bem-sucedido é impensável sem um goleiro experiente, com nervos de aço e reação rápida. Um bom goleiro pode literalmente conquistar a vitória de seu time, especialmente em momentos de intensa tensão, como uma penalidade.
No mundo do futebol, existem muitos goleiros dignos do título de “excelente”. Um deles até fez o maior sucesso no futebol. Mas falaremos dos melhores e apresentaremos os dez primeiros os melhores goleiros do mundo de todos os tempos, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFIIS) e um dos maiores sites de pesquisas on-line - o Ranker.
10. Sepp Mayer
Este goleiro foi o número um indiscutível do Munich Bavaria durante os jogos de maior sucesso em sua história.
O goleiro da Baviera é um dos seis principais jogadores que conseguiu coletar todo o conjunto de prêmios - de ouro e prata ao bronze - em campeonatos mundiais.
Sepp Mayer era famoso por sua habilidade em um excelente salto acrobático para agarrar a bola e segurá-la para si mesmo com um gesto elegante. Por isso, ele recebeu o apelido "Gato".
Nos seus melhores anos, Mayer não era apenas uma máquina vencedora, mas também uma personalidade carismática, que os colegas de equipe respeitavam e amavam por sua paixão pelo jogo e senso de humor.
9. Dino Zoff
O jogador de futebol mais antigo a vencer um campeonato mundial. Zoff tinha 40 anos quando, como goleiro e capitão da seleção italiana, venceu o torneio de futebol de 1982 na Espanha, o que indica seu profissionalismo e excelente condição física.
Foi um momento triunfante em uma carreira verdadeiramente sensacional. Afinal, a lenda italiana também venceu o Campeonato Europeu em sua terra natal em 1968, e também foi reconhecida seis vezes como vencedora do Campeonato Italiano (Série A).
Calmo e modesto na vida, Zoff também foi um excelente organizador, conhecido por sua atenção aos detalhes e compostura sob pressão.
8. Ricardo Zamora
Um dos ídolos do futebol espanhol, apelidado de Divino, disputou 46 partidas pela seleção nacional de seu país. Por 38 anos, ele conquistou o título de campeão no número de partidas pela seleção nacional.
Ricardo era tão famoso em casa e no exterior que, quando a Espanha foi a 2ª república e Niseto Alcalá Zamora se tornou presidente, Stalin ficou surpreso: “Uau, esse é o goleiro?”
O nome Zamora leva um prêmio concedido ao goleiro que sofreu o menor número de gols da temporada ou do Campeonato Espanhol.
7. Peter Shilton
Quando se trata do número de partidas disputadas em uma carreira, nenhum dos melhores goleiros de todos os tempos pode se comparar com Peter Shilton, que tem 1391 partidas em sua conta. Ele ainda era o melhor goleiro da Inglaterra na Itália-90, embora tivesse 40 anos.
No auge de suas habilidades, Shilton era um goleiro verdadeiramente excepcional, a última e quase impenetrável linha de defesa de seu time.
Shilton interrompeu sua incrível carreira apenas em 1997, cerca de 31 anos depois de começar a jogar pelo seu primeiro time - Leicester City.
7. Peter Schmeichel
Este goleiro de tamanho, força e destreza incríveis foi um pesadelo para os atacantes, que lutaram para abrir o caminho para o gigante dinamarquês e seus "saltos estelares".
A lenda do Manchester United também era conhecida por seus chutes precisos, que Schmeichel usou para contra-ataques altamente eficazes.
O jogador, apelidado de Great Dane, recebeu 15 troféus durante seu tempo no Manchester United e 24 troféus em toda a sua carreira. Mas sua maior façanha ajudou a seleção dinamarquesa a surpreender o mundo do futebol em 1992, vencendo o Campeonato Europeu na Suécia.
6. Edwin van der Sar
Este gigante da Holanda tem duas medalhas vencedoras da Liga dos Campeões em seus 15 anos (total) no Ajax e Manchester United. Ele é justamente considerado um dos melhores goleiros de seu tempo e o melhor jogador de seu time.
Até agora, ele continua sendo o único goleiro do mundo a vencer a UEFA Champions League, jogando em dois clubes de futebol diferentes.
Edwin também é o jogador mais velho a vencer a Premier League. Isso aconteceu em 2011, quando o jogador de futebol comemorou 40 anos.
5. Iker Casillas
Cinco vezes o IFFIIS chamou Casillas de melhor goleiro do mundo; ele jogou um número recorde de partidas pela seleção espanhola (167), venceu o campeonato mundial de clubes e o campeonato mundial de futebol da FIFA, dois campeonatos europeus, tem cinco campeões espanhóis - e todos esses prêmios que ele recebeu antes de chegar aos 35 anos anos de idade.
4. Manuel Neuer
Embora Manuel Neuer não tenha tido o papel de goleiro no futebol, ele é um de seus melhores jogadores
Com seus feitos notáveis no Bayern de Munique e na seleção alemã, Neuer mudou completamente a percepção do goleiro, atuando essencialmente como defensor adicional e principal distribuidor da bola pelas costas.
Neuer era frequentemente elogiado por inspirar uma nova geração de goleiros, destacado pelo fato de ter terminado em terceiro no Ballon d'Or 2014 após vencer a Copa do Mundo no Brasil.
3. Bancos de Gordon
O ex-goleiro da Inglaterra era famoso por sua incrível destreza e capacidade atlética. Isso foi muito bem ilustrado pela maneira como o vencedor da Copa do Mundo defendeu seu gol contra Pelé durante uma competição épica entre Inglaterra e Brasil no México, em 1970. Sua defesa após ser atingido pelo "rei do futebol" é considerada a mais marcante em toda a história do futebol mundial.
Infelizmente, em 1972, a carreira de Banks foi brutalmente interrompida devido à perda de visão em seu olho direito após um acidente de carro.
2. Gianluigi Buffon
Desde sua estréia na Serie A contra o Milan, o italiano Gianluigi Buffon tem um nível constante de habilidade que é simplesmente incomparável. Como diz seu grande rival Casillas: "É impossível encontrar fraquezas no jogo". E o IFFIIS até chamou Gianluigi de melhor goleiro da primeira década do século XXI.
Um dos principais títulos ausentes no currículo de Buffon é o vencedor da Liga dos Campeões - mas sua ausência não afeta sua popularidade e relevância. Atualmente, ele representa Paris Saint-Germain.
1. Lev Yashin
Os 10 melhores goleiros de futebol da história são liderados pela lenda do futebol soviético e o único goleiro a vencer a Bola de Ouro. Lev Ivanovich Yashin era um verdadeiro gênio do futebol. Ele jogou excelentemente não apenas na linha de gol, mas também nas saídas, coordenou bem com os defensores e eles disseram: "Quando Yashin está atrás de nós, estamos calmos".
Yashin, a quem o IFFIIS chamou de melhor goleiro do século 20, era amado por sua habilidade, atingindo multidões de fãs com impressionantes acrobacias, além de um uniforme preto cult. Em combinação com a ilusão de ter membros adicionais, ela ganhou o apelido de "Aranha Negra".
Revolucionário em termos de chute na bola e lances curtos, Yashin se tornou o padrão pelo qual todos os outros goleiros foram julgados, e é bastante apropriado que desde 1994 o melhor goleiro de qualquer campeonato do mundo tenha recebido um prêmio a eles. Lev Yashin.