O fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, anunciou recentemente que ele e sua esposa Mackenzie estão se divorciando. Isso imediatamente provocou um incêndio de rumores e especulações sobre como os cônjuges compartilhariam sua propriedade bastante grande (para dizer o mínimo). Afinal, Bezos é o homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes.
Embora ainda não haja detalhes sobre o processo de divórcio de Bezos, o magnata da tecnologia pode estar em uma longa lista de celebridades que custam milhões ou bilhões de dólares em divórcio, incluindo Paul McCartney, Madonna, Tiger Woods e outros. os processos de divórcio mais caros de todos os tempos.
10. Mel e Robin Gibson - US $ 425 milhões
Mel Braveheart Gibson corajosamente separou metade de sua fortuna, estimada em 850 milhões de dólares, quando se divorciou de sua esposa. Robin tem direito não apenas a 50% da riqueza do ex-marido, mas também a metade de qualquer renda futura de seus filmes.
9. Craig e Wendy McCaw - US $ 460 milhões
O empresário Craig McCaw é a personificação do sonho americano de um homem que "se fez". Aos 19 anos, dirigiu a estação de rádio rock and roll, que pertencia ao pai falecido, e alguns anos depois conseguiu transformá-la de uma "província" com 4 mil assinantes em uma das mais famosas operadoras de televisão a cabo do país.
Por um longo tempo, ele foi incluído na lista dos americanos mais ricos de acordo com a Forbes, tendo saído de lá apenas em 2016. Mas quem sabe, isso teria acontecido se o bem-estar de Craig não tivesse abalado o divórcio de sua primeira esposa, Wendy. Eles se separaram em 1997, após um casamento de 23 anos. Craig deu quase meio bilhão de dólares à sua ex-esposa.
Como parte do acordo de divórcio, Wendy recebeu a maior parte de seus pagamentos na forma de ações da Nextel. Isso lhe permitiu comprar o Santa Barbara News-Press do New York Times.
8. Dmitry e Elena Rybolovleva - US $ 604 milhões.
É ruim se você deve a seus ex-604 milhões de presidentes americanos "sempre verdes". Mas é bom que o valor da "recompra" não chegue a 4,5 bilhões de dólares. Exatamente essa quantia astronômica seria recebida pela ex-mulher do oligarca russo, de acordo com a decisão da corte de Genebra.
Obviamente, o empresário contestou essa decisão e a segunda instância reduziu o valor do pagamento para Elena para 604 milhões de dólares. Além dessa mulher, duas casas foram para a Suíça. Como se costuma dizer: um pouco, mas legal.
7. Stephen e Elaine Wynn - US $ 741 milhões
Em março de 2009, o magnata dos jogos de Las Vegas Stephen Wynn pediu o divórcio de sua esposa Elaine e teve que pagar cerca de US $ 741 milhões.
De fato, é a segunda vez que o casal se divorcia. A primeira delas foi em 1986. E cinco anos depois, os Vinnas se casaram novamente e se divorciaram em 2009. É curioso que, apesar das disputas familiares, Elaine permanecesse membro do conselho de administração na companhia de seu marido até 2015.
6. Adnan e Soraya Khashoggi - US $ 874 milhões
Em 1961, uma jovem inglesa de 20 anos, Sandra Daly (convertida ao Islã e o nome Soraya) se casou com o traficante internacional de armas Adnan Khashoggi. Soraya não só tornou-se mãe de cinco filhos durante o casamento de 13 anos, como também foi parceira de negócios de Adnan. No entanto, o casamento terminou abruptamente em 1974, enquanto Khashoggi prometeu continuar apoiando financeiramente o estilo de vida de sua ex-esposa e filhos após o divórcio. Adnan perdeu seu status de bilionário e Soraye recebeu uma fatura de quase US $ 1 bilhão.
5. Harold e Sue Ann Ham - US $ 1 bilhão.
O magnata do petróleo, dono da Continental Resources e sua esposa, nunca tiveram um relacionamento sem nuvens. Em 1998, Ham pediu o divórcio. E em 2005, a Sra. Ham pretendia romper o vínculo matrimonial.
Nas duas vezes, o casamento foi salvo, mas em 2012 o casal iniciou o processo de divórcio. Sue Ann motivou isso traindo Harold. Em 2014, o casal finalmente chegou a um acordo sobre a divisão de propriedades. A liberdade custou ao empresário US $ 1 bilhão (isso inclui as ações da empresa e pagamentos regulares à ex-esposa).
4. Bernie e Slavika Ecclestone - US $ 1,2 bilhão.
Após o divórcio, muitas mulheres mudam seus penteados ou atualizam seus guarda-roupas. A ex-modelo da Armani, Slavika Ecclestone, que se separou do marido, comprou um avião particular por US $ 60 milhões. Em 2009, após a dissolução de um casamento de 23 anos com o diretor geral da Fórmula 1, Slavika recebeu mais de US $ 1 bilhão sob um contrato de divórcio. Algo nos diz que ela pode comprar esse avião e ainda haverá dinheiro para alguns dos carros mais caros do mundo.
3. Rupert Murdoch e Anna Torv - US $ 1,7 bilhão.
Um dos divórcios mais caros do mundo ocorreu em 1999. 32 anos após andar em uma marcha nupcial e ter três filhos, o magnata da mídia australiano e fundador da News Corp e da 21st Century Fox receberam uma ordem judicial para dar à ex-mulher de Anna US $ 110 milhões em dinheiro, juntamente com as ações da News Corp.
17 dias após o divórcio, Rupert liderou a coroa de Wendy Deng, que agora faz parte da liderança da News Corporation e é uma das mulheres mais ricas e influentes do mundo. No entanto, ela também se divorciou de Rupert.
E Anna se casou com um investidor, William Mann. O divórcio nunca é divertido, mas, dado o novo amor e as enormes contas bancárias, não nos importamos com esses dois.
2. Rupert Murdoch e Wendy Deng - US $ 1,8 bilhão.
Para entrar na lista dos divórcios mais caros da história duas vezes, você precisa ter uma grande fortuna. Bem, o proprietário de "fábricas, jornais, navios" em diferentes países do mundo pode pagar esse luxo.
A felicidade do bilionário idoso e a beleza chinesa duraram 13 anos. No casamento, eles tiveram duas filhas, o padrinho mais velho é o ex-primeiro ministro inglês Tony Blair, a quem a imprensa atribuiu o caso a Deng.
Em fevereiro de 2014, o Daily Telegraph publicou um artigo alegando que Deng se apaixonou por Tony Blair, levando ao seu divórcio de Murdoch. Um artigo do The Economist afirmou que, como resultado das suspeitas de Murdoch sobre a infidelidade de sua esposa, ele encerrou seu relacionamento de longa data com Blair em 2014. Seja como for, o escândalo na família nobre terminou com a separação de Wendy e Rupert. E ela e ele rapidamente se consolaram nos braços de seus novos amantes.
1. Alec e Jocelyn Wildenstein - US $ 3,8 bilhões
A leoa secular (que na verdade transformou seu rosto na semelhança do rosto de um leão) e seu marido, um apaixonado apaixonado por grandes felinos e bilionário em meio período, viveram felizes para sempre até 1997. Enquanto Jocelyn não encontrou a senhora na cama com a modelo russa Elena Zharikova. Entre os cônjuges, houve uma cena de tempestade durante a qual Alec, de acordo com Jocelyn, apontou uma arma para ela. Por causa desse incidente, ele teve que passar a noite na prisão.
No mesmo ano, o “leão” e a “leoa” fugiram, mas o processo de divórcio levou dois anos e foi extremamente sujo. Alec disse que seu antigo "gatinho" brilhava em um bordel parisiense de elite. Mas Jocelyn processou o ex-marido por quase 4 bilhões de dólares, atingindo-o no lugar mais doloroso - a carteira. No entanto, o juiz estipulou que nem um centavo desse dinheiro vai para outras operações cosméticas.
Mas talvez o divórcio mais caro do mundo nos aguarde quando detalhes sobre o processo de divórcio de Jeff e Mackenzie Bezos forem revelados. O casal, que entrou no ano anterior à fundação da gigante empresa de varejo, segundo relatos da mídia, não tem acordo pré-nupcial. E o estado nativo de Jeff (Washington) é um dos poucos estados remanescentes de "propriedade comunal", onde os bens do casamento, em regra, são divididos igualmente.