O cinema japonês nunca tentou imitar Hollywood. Ele presta especial atenção à estética, filosofia e ao alcance visual de suas criações. Muitos filmes japoneses são contemplativos e lacônicos, deixando para trás um sabor agradável e prolongado, como depois de um bom vinho.
Apresentamos a você uma seleção dos melhores filmes japoneses de todos os tempos, uma lista por classificação de Kinopoisk, IMDb, The Cinemaholic e outros sites especializados. Entre eles, há pinturas antigas e novas que demonstram claramente o melhor que o país do Sol Nascente pode oferecer.
10. Battle Royale (2000)
Pesquisa de cinema: 7.5
IMDb: 7.6
Gênero: ficção, suspense, drama
Produtor: Kinji Fukasaku
Música: Masamichi Amano
Duração: 114 minutos
A história de Susan Collins, filmada em Jogos Vorazes, é surpreendentemente semelhante ao mais recente trabalho do eminente Kinji Fukasaku. Embora o escritor afirme que ela não leu o romance distópico Kosyuna Takami, com base no qual a Batalha Real foi filmada.
Como nos Jogos Vorazes, os jovens no Battle Royale são forçados a lutar entre si até a morte. Tudo o que acontece é autorizado pelo governo e, no final da batalha, deve haver apenas um vencedor coroado.
Este filme é muito mais sangrento que a primeira parte de Jogos Vorazes, com cenas brutais intercaladas com humor negro, o que torna a cena ainda mais surreal e interessante. O resultado é um dos filmes japoneses mais brutais e icônicos.
9. O sabor do chá (2004)
Pesquisa de cinema: 7.5
IMDb: 7.7
Gênero: comédia de fantasia
Produtor: Katsuhito Ishii
Música: Tembo Little
Duração: 143 minutos
"Taste of Tea" é frequentemente descrito como uma versão surreal do filme "Fanny and Alexander", de Ingmar Bergman. Esta é a história de uma família incomum que vive em áreas rurais comuns ao norte de Tóquio.
O enredo da foto, de fato, não está presente, cada um dos personagens principais está ocupado com sua "loucura", mas isso não os impede de serem engraçados, tocando e desfrutando de alegrias humanas simples.
O filme “O sabor do chá”, que recebeu muitos prêmios em festivais internacionais de cinema, é um exemplo vívido de filmes visual e emocionalmente emocionantes aos quais muitos cineastas japoneses modernos são iguais.
8. Ninguém vai reconhecer (2004)
Pesquisa de cinema: 7.5
IMDb: 8.1
Gênero: drama
Produtor: Hirokazu Koreeda
Música: Gontiti
Duração: 141 minutos
Um dos filmes japoneses mais emocionantes é baseado em eventos reais que aconteceram em 1988. Uma mãe negligente deixou seus quatro filhos em um pequeno apartamento em Tóquio. E o filho mais velho, Akira, que tinha apenas doze anos, teve que cuidar de seus irmãos e irmãs mais novos.
A situação foi complicada pelo fato de que antes da mãe sair, as crianças nunca iam à escola, não saíam do apartamento ou na varanda, e até a existência de três delas, exceto Akira, estava escondida do proprietário. As crianças estão tão acostumadas a se esconder de todos que ninguém sabe sobre sua existência.
7. Por outro lado (2003)
Pesquisa de cinema: 7.6
IMDb: 7.5
Gênero: drama, suspense, ação
Produtor: Takeshi Kitano
Música: Keiichi Suzuki
Duração: 116 minutos
Neste filme, Takeshi Kitano reencarnou como o lutador cego de Zatoichi a partir de uma série de romances de Kan Shimozawa, um dos personagens mais famosos da história da cultura japonesa.
Em salpicos de sangue e no meio de membros cortados espalhados em diferentes direções, ele fará justiça sem apagar o leve sorriso sarcástico do rosto
6. Quando uma mulher sobe uma escada (1960)
Pesquisa de cinema: 7.6
IMDb: 8.1
Gênero: drama
Produtor: Mikio Naruse
Música: Toshiro Mayuzumi
Duração: 111 minutos
Esta é uma história sobre a vida de uma gueixa Keiko, que deve conter mãe e irmão, mas não pode mais confiar em sua juventude. Exausta por problemas financeiros e familiares, ela está pensando em se tornar amante de uma pessoa rica para se salvar de problemas.
A escada estreita e perigosa ao longo da qual Keiko sobe todas as noites é simbólica. Cada vez, a heroína está entre um passado familiar e um futuro desconhecido.
5. Demônios (1971)
Pesquisa de cinema: 7.9
IMDb: 8.0
Gênero: drama
Produtor: Toshio Matsumoto
Música: Bunichi Nishimatsu
Duração: 134 minutos
Este filme é um retrato da sociedade e cultura do Japão feudal. Começa com um sol poente colorido, mas o resto é filmado em preto e branco.
Exilado por dívidas do clã Asano, o samurai Gengobe se torna um ronin (um samurai sem mestre) e seu único consolo é a gueixa Coman. Quando os camponeses recolhem dinheiro para Gengobe, a gueixa astuta e seus cúmplices os enganam. O ressentimento e a traição levam o guerreiro ao extremo, com as consequências mais tristes.
4. Rashomon (1950)
Pesquisa de cinema: 8.0
IMDb: 8.2
Gênero: drama, crime, detetive
Produtor: Akira Kurosawa
Música: Fumio Hayasaka
Duração: 88 minutos
Um dos filmes mais ousados de sua época conta como um crime hediondo foi interpretado de diferentes pontos de vista subjetivos e contraditórios: um ladrão, um samurai, sua esposa e um lenhador. Isso coloca as perguntas do espectador sobre a natureza humana e o que pode ser chamado de verdade.
O efeito do filme no cinema e na cultura como um todo é evidenciado pelo fato de o termo "efeito Rashomon" aparecer. Isso significa que o mesmo evento pode ser interpretado de diferentes maneiras, demonstrando a extrema subjetividade da memória humana e as características de personalidade da testemunha do evento.
3. História de Tóquio (1953)
Pesquisa de cinema: 8.0
IMDb: 8.2
Gênero: drama
Produtor: Yasujiro Ozu
Música: Takanobu Saito
Duração: 136 minutos
As cenas que se desenrolam na história de Tóquio são apressadas, assim como os personagens principais. Para alcançar planos estáticos incomuns, o diretor colocou a câmera muito baixa, como se o operador estivesse sentado no chão. Essa técnica foi chamada de "quadro de nível de tatami" e se tornou o "cartão de visita" de Ozu.
No centro da história está um casal de idosos que vive no sudoeste do Japão. Ela viaja para Tóquio para visitar seus filhos adultos. Mas acontece que eles estão ocupados demais para arranjar tempo para se comunicar com os pais.
O único membro da família que faz esforços significativos para passar o tempo com os idosos é a viúva de seu filho.
Com este filme, Ozu pode ter lançado as bases para muitos cineastas contemporâneos que seguem modelos semelhantes de um drama humano que se desenvolve lentamente. História de Tóquio é freqüentemente chamada de epítome do cinema japonês.
2. A história de Hachiko (1987)
Pesquisa de cinema: 8.1
IMDb: 8.6
Gênero: drama, aventura
Produtor: Akira Kurosawa
Música: Fumio Hayasaka
Duração: 207 minutos
A história de um cão fiel chamado Hachiko hidratou mais de mil lenços.
E se você precisa de um filme verdadeiramente familiar que mostre claramente às crianças conceitos importantes como devoção, paciência e carinho entre o dono e o animal de estimação, então não há melhor opção do que "A História de Hachiko".
1. Os Sete Samurais (1954)
Pesquisa de cinema: 8.1
IMDb: 8.6
Gênero: drama, aventura
Produtor: Akira Kurosawa
Música: Fumio Hayasaka
Duração: 207 minutos
É impossível falar sobre os melhores filmes japoneses do mundo sem mencionar uma das criações mais famosas de Akira Kurosawa. Foi nele que a idéia (agora comum) de reunir um grupo de heróis ou anti-heróis em uma equipe foi popularizada, a fim de alcançar um bom objetivo.
Mas o "Sete Samurais" nunca poderia ter nascido, se não fosse pela perseverança de Kurosawa. Repetidamente, ele pediu aos chefes do estúdio Toho que não parassem de financiar. O filme previu um fracasso financeiro e, no final, se tornou uma das obras-primas do cinema mundial.