Existem muitos indicadores pelos quais se pode avaliar a confiabilidade de um banco comercial. Para os acionistas, um dos mais significativos é o valor do lucro, que está intimamente relacionado ao pagamento de dividendos. A lucratividade também interessa aos clientes comuns que não estão envolvidos na administração do banco, pois reflete a eficácia da organização.
Hoje oferecemos Classificação dos bancos mais rentáveis a partir de 1º de junho de 2012, de acordo com relatórios publicados no site do Banco Central da Federação Russa.
10. Promsvyazbank (4.460 milhões de rublos)
abrindo os 10 principais bancos mais rentáveis, de acordo com os resultados do primeiro trimestre, ainda não estava entre os dez primeiros. Hoje, no entanto, o banco não está muito atrás de seus concorrentes mais próximos. A propósito, em comparação com o mesmo período do ano passado, o lucro do PSB aumentou até 449,76%. O Banco é uma das 500 maiores organizações de crédito privadas do mundo.
9.HomeCredit Bank (4 829 milhões de rublos)
durante cinco meses deste ano recebeu menos lucro do que no mesmo período de 2011 - a diferença é de 11,12%. No entanto, o banco tem posições consistentemente altas em muitos ratings. Portanto, de acordo com a RBC.Rating, o HCF Bank ocupa o sexto lugar em termos de empréstimos a pessoas físicas. O Banco é um dos líderes na escala de sua rede de agências.
8. Banco UniCredit (4 905 milhões de rublos)
Não apenas entrou no top 10 mais rentável, mas também estava entre os melhores em termos de ativos líquidos, assumindo também a oitava linha no rating correspondente da RBC. O Banco tem o título de Melhor Empregador na Rússia, de acordo com um estudo do CRF Institute.
7. Rosbank (5 910 milhões de rublos)
melhorou significativamente o indicador de lucro líquido em comparação com 2011 (80,35%). O Rosbank está entre os dez maiores bancos em termos de indicadores como o tamanho dos ativos líquidos e o tamanho de sua carteira de empréstimos, além de fechar os três primeiros em termos de empréstimos a pessoas físicas.
6. Raiffeisenbank (7 688 milhões de rublos)
aumentou o lucro líquido em 121,43% em comparação com o mesmo período do ano passado. O Banco está constantemente entre os dez primeiros de várias maneiras. No ano passado, o Raiffeisenbank recebeu a edição "Empresa" do prêmio "Melhores Agências Bancárias - 2011" nas nomeações: "A Melhor Rede de Agências de um Banco Ocidental na Rússia" e "A Maior Agência Bancária".
5. VTB 24 (13.025 milhões de rublos)
aumentou o lucro em 27% em comparação com os cinco meses do ano passado. A "filha" de varejo da VTB perde apenas para o Sberbank em indicadores como o volume de empréstimos a pessoas físicas e o volume de depósitos de cidadãos, no entanto, os indicadores ainda permitem que os clientes comprem moradias de classe econômica em Moscou. O VTB 24 também está entre os dez primeiros em termos de ativos líquidos e carteira total de empréstimos.
4. VTB (14.080 milhões de rublos),
ao contrário do VTB 24, embora permaneça entre os cinco primeiros mais rentáveis, perdeu um pouco de terreno, piorando em um quarto o número em comparação com os dados de 1º de junho de 2011. No entanto, em termos de ativos líquidos e do tamanho de sua carteira de empréstimos, o banco ainda perde apenas para o carro-chefe do sistema bancário russo - Sberbank.
3. Alfa-Bank (16.769 milhões de rublos)
fecha os três principais líderes do ranking, embora no primeiro trimestre ocupasse apenas a quinta linha, atrás do VTB e VTB 24. Comparado com os dados de 1º de junho de 2011, o banco melhorou seu lucro líquido em 100,3%. Em 2011, o Alfa Bank foi reconhecido como o “Banco Comercial do Ano” com base nos resultados do Big Money Prize da publicação comercial Itogi.
2. Gazprombank (18 692 milhões de rublos)
ocupa um segundo lugar no ranking dos bancos mais rentáveis. O banco também possui um “bronze” em termos de carteira de empréstimos, ativos líquidos e depósitos de cidadãos. O GPB é o terceiro entre os bancos da Europa Central e Oriental em termos de patrimônio, é o 152º lugar no ranking mundial.
1. Sberbank da Rússia (154 886 milhões de rublos)
- O líder permanente em todos os ratings de bancos na Rússia e na CEI. Os indicadores da maior instituição de crédito do país são caracterizados por dinâmica positiva. O banco russo mais lucrativo aumentou o indicador correspondente em comparação ao mesmo período do ano passado em 13,11%. Hoje, os ativos do banco representam pouco mais de um quarto de todo o sistema bancário do país, e a participação no capital do banco é de 30%. O Sberbank está envolvido não apenas em classificações financeiras. A marca do banco estava entre as 500 marcas mais caras do mundo, de acordo com a Brand Finance.