Do que uma coisa fabulosamente cara pode ser feita? A resposta a esta pergunta pode ser encontrada nos dez primeiros, onde são coletados os materiais mais caros do mundo.
Sem exceção, todos os participantes do Top 10 são caracterizados por baixa prevalência na Terra e propriedades únicas. Além disso, alguns materiais são obtidos exclusivamente em laboratório, como resultado de manipulações complexas e caras.
10. Ouro (US $ 56 por grama)
O ouro na Terra é realmente pequeno, seu conteúdo na crosta terrestre é de 0,5-5 μg / kg. Durante todo o tempo de sua existência, a humanidade conseguiu extrair cerca de 161 mil toneladas de metais preciosos. Se todo esse ouro for fundido, você poderá obter um cubo com uma borda de cerca de 20 metros.
9. Ródio (US $ 58 por grama)
O metal nobre foi descoberto em 1803 durante o trabalho com platina nativa. A cada ano, menos de 30 toneladas desse material são extraídas no mundo, o que contribui para seu alto custo. Depósitos de metal estão disponíveis na Rússia, África do Sul, Canadá e Colômbia.
8. Platina (US $ 60 por grama)
Civilizações nativas americanas antigas usam platina desde tempos imemoriais. Mas os europeus se familiarizaram com esse metal apenas em meados do século XVI. Mais de 90% das reservas mundiais de platina estão concentradas na África do Sul, Rússia, EUA, Zimbábue e China.
7. Chifre de rinoceronte (US $ 110 por grama)
Em um rinoceronte, um chifre não é um osso, mas um restolho muito densamente fundido. Na medicina chinesa, propriedades milagrosas e a capacidade de curar doenças são atribuídas ao chifre. A fé de uma pessoa nas extraordinárias capacidades da buzina custa centenas de milhares de rinocerontes e mata mais de uma vez os olhos à beira da extinção.
6. Plutônio (US $ 4000 por grama)
Um metal branco-prateado radioativo frágil é usado na produção de armas nucleares, combustível e como fonte de energia para naves espaciais. O plutônio é obtido a partir de urânio natural e enriquecido. Segundo várias estimativas, as reservas globais de plutônio são de cerca de 1.200 toneladas.
5. Painitis (US $ 9000 por grama)
O mineral raro recebeu esse nome em homenagem ao descobridor, o mineralogista Arthur Payne. Até 2005, havia apenas 25 cristais de painita conhecidos em todo o mundo. No entanto, posteriormente foram descobertos depósitos na Birmânia, mas as reservas comprovadas também são pequenas.
4. Taaffeit (US $ 20.000 por grama ou US $ 4.000 por quilate)
Um mineral caro muito raro descoberto em 1945 pelo conde Taaffi. Uma pedra lilás preciosa é um milhão de vezes mais rara que os diamantes. Este material é usado exclusivamente em jóias.
3. Diamante (US $ 55.000 por grama)
O corte permite maximizar o brilho natural de um diamante aparentemente normal, transformando-o em um diamante incrivelmente valioso. O valor do diamante é estimado de acordo com o sistema “4 C”: claridade (pureza), cor (cor da pedra), quilate (peso), corte (qualidade do corte).
2. Califórnia (US $ 27.000.000 por grama)
O metal mais caro do mundo, um elemento químico radioativo, foi produzido artificialmente em 1950 na Universidade da Califórnia, Berkeley. O processo de obtenção da Califórnia é incrivelmente caro. Mas as propriedades únicas do elemento permitem que ele seja usado na análise de ativação de nêutrons, nos experimentos mais complicados do estudo da fissão nuclear e na terapia de radiação de tumores.
1. Antimatéria (US $ 25 milhões por grama)
Ainda é difícil avaliar o valor aplicado do material mais caro do mundo, mas os cientistas acreditam inequivocamente que a humanidade simplesmente precisa aprender a "extrair" a antimatéria, forçando-a a trabalhar para o seu próprio bem. É verdade que os cientistas conseguiram "pegar" um máximo de 309 antiprótons, que foram mantidos por apenas 15 minutos.