O ano passado foi rico em todos os tipos de conquistas científicas. Além disso, os cientistas não precisam conquistar as profundezas do Cosmos em busca de descobertas sensacionais; a velha Terra também está cheia de surpresas.
Hoje chamamos a sua atenção 10 importantes descobertas científicas de 2012muitos dos quais, como o bóson de Higgs, foram o resultado do trabalho meticuloso de centenas de pessoas.
10. Carboidratos em poeira estelar
A uma distância de 400 anos-luz da Terra, as moléculas mais simples de açúcar flutuando no espaço interestelar foram descobertas. A importância da descoberta é que os carboidratos são o material de construção dos organismos vivos. Consequentemente, há todas as chances de origem da vida nas profundezas do Universo, uma vez que o espaço sideral é literalmente preenchido com os "tijolos" necessários.
9. Hologramas realistas
Num futuro próximo, a holografia entrará firmemente em nossas vidas, porque as imagens obtidas com a ajuda dos campos de ondas estão se tornando mais realistas. Em 2012, no Coachella Music Festival, a performance conjunta dos rappers Snoop Dogg e Dr. Dre foi exibida em companhia de Tupac Shakur, que morreu em 1996. Agora, o público aguarda ansiosamente os shows de Michael Jackson e Elvis Presley.
8. Início da exploração do lago Vostok
O maior lago subglacial da Antártica, durante muito tempo, escondeu seus segredos dos cientistas. No entanto, em fevereiro de 2012, cientistas russos chegaram à superfície do lago, depois de perfurar gelo a uma profundidade de 3.769,3 metros. Os cientistas esperam detectar microorganismos em amostras de água e gelo não conhecidas anteriormente pela ciência.
7. Óvulos derivados de células-tronco.
Cientistas da Universidade Japonesa de Kyoto conseguiram cultivar óvulos saudáveis a partir de células-tronco, fertilizá-los e até alcançar o nascimento de filhotes saudáveis. É verdade que, enquanto o experimento foi realizado em ratos de laboratório, mas, é claro, essa conquista científica dará uma contribuição significativa para resolver o problema da infertilidade.
6. Novos planetas nos arredores do sistema solar
Em maio de 2012, o astrônomo Rodney Gomez, do Observatório Nacional do Brasil, anunciou a existência de vários planetas desconhecidos no sistema solar fora da órbita de Netuno. O cientista acredita que o tamanho desses corpos cósmicos é pequeno e, provavelmente, são planetas anões cobertos por uma espessa camada de gelo.
5. Bóson de Higgs.
Em julho de 2012, pesquisadores que trabalham com o misterioso Large Hadron Collider afirmaram que eles tinham 99% de probabilidade de descobrir o bóson de Higgs. A partícula, que foi imediatamente apelidada de "partícula de Deus", deve ajudar os cientistas a apresentar o Modelo Físico Padrão completo ao mundo e explicar por que todos os objetos são dotados de massa. A descoberta do bóson de Higgs foi prevista em 1964.
4. Novas espécies de animais.
Na ilha de Bornéu, macacos venenosos foram descobertos, levando um estilo de vida noturno. Na Espanha, os cientistas descobriram uma nova espécie de vespa parasitando formigas. E no oceano perto da Antártica, o caranguejo de Yeti foi descoberto, que vive perto de fontes termais ricas em minerais.
3. Templo Maia na Guatemala
Este edifício religioso foi construído há cerca de 1600 anos e há muito tempo está escondido na selva da Guatemala. Esta descoberta arqueológica fornece aos cientistas alimento para novas descobertas relacionadas à misteriosa civilização dos antigos maias.
2. Curiosidade em Marte.
O robô espacial Curiosity pousou em Marte em uma área planejada perto da Cratera Gale em 6 de agosto de 2012. E já em 28 de setembro, cientistas da NASA encontraram nas fotografias transmitidas pelo veículo espacial, traços de um riacho seco. O robô está equipado com um gerador termoelétrico de radioisótopos, cuja energia deve ser suficiente para 12 anos de viagem no Planeta Vermelho.
1. Um novo tipo de pessoas extintas
Em 2008, na Rússia, na caverna Denisova em Altai, foi encontrada uma falange petrificada do dedo de uma criança. E apenas 4 anos depois, as tecnologias de análise de DNA tornaram possível rastrear as seqüências de nucleotídeos no genoma da chamada "Denisovskiy". Os cientistas anunciaram que esse tipo de pessoa viveu cerca de 40 mil anos atrás, representa um ramo da evolução anteriormente desconhecido, diferente dos neandertais e das pessoas modernas.