Todos os tipos de hobbies tornam nossa vida mais brilhante, contribuem para a auto-expressão e, às vezes, até geram renda. Além disso, a disponibilidade de dinheiro afeta claramente os interesses. Assim, poucos bilionários colecionam folhas de bordo para herbário ou colecionam selos. Mais frequentemente, o assunto do desejo são carros, objetos de arte e jóias.
Os hobbies mais caros reunimos no Top 10 atual.
10. Iates e navios
Por via de regra, não apenas a compra de um iate, mas também sua manutenção "voam" um centavo bonito. Afinal, os navios de luxo apresentados nas coleções de bilionários devem ser mantidos limpos e em boas condições. Não se esqueça do seguro. Assim, um dos iates de Roman Abramovich custa ao empresário cerca de US $ 2,5 milhões por ano.
9. Aviação
A maioria das pessoas ricas se limita a um único jato particular para viagens confortáveis. No entanto, algumas aeronaves caem na alma. Assim, o famoso ator John Travolta em sua infância coletou modelos, mas depois de alcançar fama e dinheiro, ele começou a adquirir aviões reais.
8. Artefatos antigos
Quase todos os bilionários em dólares podem comprar uma estátua do período antigo. Mas os artefatos do período pré-sumério são muitos especialistas, naturezas entusiasmadas e colecionadores fabulosamente ricos. O preço real de tais exposições é quase impossível de descobrir, porque o comércio de artefatos, em regra, é realizado ilegalmente.
7. livros raros
No mundo, existem várias centenas de coleções de livros que não têm valor inferior à famosa biblioteca do Vaticano, que contém raras verdadeiras. A mais cara das coleções famosas pertence a Bill Gates. Este é o Leicester Codex de Leonardo da Vinci. O custo do tratado é estimado em US $ 24 milhões.
6. Objetos de arte
Além do fato de que comprar uma pintura ou estátua cara custará milhões de dólares, os objetos de valor devem ser constantemente segurados, porque essas exposições estão sempre em alta demanda entre os elementos criminosos. Oficialmente, acredita-se que a imagem mais cara do mundo seja "Card Players" de Paul Cézanne, que deixou o leilão por US $ 250 milhões.
5. Autógrafos
Assim, um autógrafo de John Lennon pode custar US $ 850 mil, autógrafos de Marilyn Monroe e Joe Di Maggio - cerca de US $ 200 mil. Bem, o mais caro do mundo é o autógrafo de William Shakespeare, porque existe em apenas 6 cópias.
4. Cartões de beisebol
Esses pedaços de papelão não custam nada aos colecionadores entusiasmados. Assim, em 2007, o cartão de beisebol Honus Wagner T206 foi vendido por US $ 2,8 milhões. O cartão foi emitido em 1906 com uma circulação de 70 cópias.
3. Coisas celebridades
Portanto, o Rolls-Royce de John Lennon foi vendido por US $ 2,2 milhões, e o famoso vestido branco "voador" de Marilyn Monroe "saiu" por US $ 4,6 milhões. Ainda mais cara é a compra de jóias nas quais as estrelas ostentavam. O colar Elizabeth Taylor foi a um colecionador que sofria por US $ 11,9 milhões.
2. Equipamento militar
Os passatempos não são baratos, já que no mercado negro o custo do tanque T-72M será de US $ 1 milhão. É verdade que existem colecionadores entusiasmados que compram equipamentos descomissionados e, literalmente, em partes restauram carros e armas. Assim, o casal britânico Andrew e Sally Baker colecionam tanques em ruínas, armas de autopropulsão etc., já restaurando cerca de 80 veículos.
1. Castelos antigos
Talvez esse hobby seja o mais caro de todos. O ponto principal é comprar um castelo antigo e, depois de receber as permissões necessárias, transportá-lo para perto da casa em partes e reconstruir. A propósito, um castelo abandonado em ruínas do século 12-14 pode ser comprado a um preço ridículo de US $ 50 mil. Desmontagem e transporte custam mais. Os xeques árabes foram os primeiros a colecionar fechaduras, que gradualmente introduziram esse hobby incomum na moda entre multibilionários.