As profissões outrora prestigiadas de advogado, gerente e contador estão agora listadas na lista dos menos procurados. Havia muitos representantes dessas especialidades no mercado, e suas experiências e qualificações muitas vezes deixavam muito a desejar.
Os candidatos modernos devem escolher especialidades mais populares entre os empregadores. Os dez atuais são representados as profissões mais escassas na Rússia de acordo com os principais headhunters.
10. Especialistas em eletrônica
Uma longa falta de interesse em especialidades técnicas levou ao fato de que, ao comprar equipamentos de alta tecnologia, por exemplo, uma linha de produção, as empresas russas não conseguem encontrar um especialista para instalá-lo. As empresas de construção de máquinas também experimentam um déficit semelhante, onde a produção está cada vez mais associada a eletrônicos complexos.
9. gerente de RI
Os especialistas em relações com investidores são altamente conceituados em grandes empresas. Somente um especialista verdadeiramente altamente qualificado pode apresentar o projeto corretamente e receber financiamento.
8. Profissionais de marketing
A falta de especialistas em previsão de demanda é observada por todas as agências de recrutamento, sem exceção. Os profissionais de marketing de TI são especialmente valorizados.
7. Advogados Derivativos
Praticamente não há especialistas em instrumentos financeiros derivativos no mercado. Aqueles que podem acompanhar as transações no mercado internacional são especialmente apreciados.
6. Gerentes de topo
Os gerentes profissionais são os mais procurados em projetos de TI, gerenciamento de propriedades, em grandes empresas comerciais, institutos e centros de design e pesquisa.
5. Gerentes médicos
Recentemente, clínicas privadas começaram a aparecer na Rússia, onde a medicina sempre foi considerada o setor público. E hoje, essas instituições sofrem uma escassez aguda de gerentes profissionais que conhecem as especificidades médicas.
4. Engenheiros
Segundo os headhunters, não são recebidos mais de 1,5 currículos por vaga de engenheiro e longe de todos os candidatos atendem aos requisitos de qualificação. Na década de 1990, um forte grupo de especialistas em engenharia deixou as fábricas em favor do comércio e do empreendedorismo e foi substituído por especialistas sem a experiência adequada.
3. Aeronaves
A maior parte da frota de companhias aéreas domésticas realiza manutenção no exterior. Em nosso país, técnicos e engenheiros de aviação estão em grande demanda. Quase todos os graduados do único corpo docente especializado da MAI na Rússia recebem 200% de trabalho.
2. Trabalhadores qualificados
O sistema de ensino profissional na Rússia foi praticamente eliminado. E muitas empresas enfrentam o problema de encontrar trabalhadores qualificados. A maioria dos profissionais quase atingiu a idade da aposentadoria e praticamente não há ninguém para transferir experiência. Naturalmente, essa situação afeta negativamente o estado da indústria doméstica.
1. Especialistas em TI
A demanda por programadores e administradores de software está crescendo constantemente. O mercado oferece muitas vagas para especialistas em TI bancários, gerentes de projetos de TI, especialistas na instalação de equipamentos eletrônicos sofisticados, etc. Muito trabalho para um bom funcionário de TI e na Internet.