Todos podem aprender a tirar fotografias bonitas e expressivas. Você só precisa ser paciente e não perder o entusiasmo ao longo do caminho. Afinal, iniciando o treinamento, os iniciantes cometem erros que podem desencorajar o desejo de continuar familiarizando-se com a arte da fotografia.
Hoje oferecemos Top 10 erros fotógrafo iniciante. Sabendo quais são as armadilhas mais comuns, podem ser evitados mal-entendidos irritantes.
10. Não estudou as instruções para a técnica
Obviamente, ler um manual para a câmera não é a atividade mais divertida. Mas muitas vezes a ignorância dos recursos de sua própria tecnologia leva a erros. Mesmo as câmeras SLR para iniciantes podem não ser tão fáceis de aprender se você não se familiarizar com as instruções com antecedência.
9. Uso inadequado de flash
Como regra, os iniciantes disparam com o flash embutido. E seu uso “na testa” ilumina o primeiro plano, criando sombras negras e pesadas no fundo. Além disso, esse flash torna as imagens planas.
8. Ignorando a regra dos terços
Muitas vezes, os fotógrafos iniciantes ao fotografar paisagens colocam a linha do horizonte exatamente no meio do quadro, perdendo a sensação de espaço. Se você aumentar ou diminuir o ponto de disparo, poderá obter fotografias da natureza muito mais interessantes. Vale lembrar que você não deve retirar completamente a linha do horizonte além dos limites do quadro.
7. Visão ruim
O erro mais comum é fotografar edifícios altos e pessoas de baixo. Isso cria a ilusão de um arranha-céu em queda ou uma distorção das proporções do corpo humano. Às vezes, os profissionais usam essa técnica intencionalmente, mas para um tiro bem-sucedido nesse caso, é necessária uma habilidade.
6. Bordas ruins do quadro
Obviamente, você pode cortar as fotos em um editor gráfico, mudando o assunto principal da foto ou cortando as mãos desordenadas de alguém na foto. Mas o corte afeta a qualidade da foto. Portanto, já durante as filmagens é necessário refletir sobre a composição. A regra mais simples é evitar colocar o elemento principal da imagem no centro do quadro, pois essas fotos parecem estáticas e chatas.
5. Assunto recortado
Na maioria das vezes, esse erro ocorre ao fotografar retratos. Cotovelos, pés, tops e roupas cortados fazem a imagem parecer uma pilha. Portanto, ao tentar remover o modelo o mais próximo possível, você deve garantir que tudo o que for necessário seja colocado no quadro.
4. Falta de nitidez da imagem
Na maioria das vezes, esse defeito ocorre ao fotografar em condições de pouca luz, quando é necessária uma velocidade lenta do obturador. Vale lembrar que a câmera perceberá até o tremor mais discreto nas mãos do fotógrafo, o que significa que, em tal situação, você precisará de um tripé.
3. Exposição incorreta
A quantidade de exposição é a quantidade de luz que cai na matriz por unidade de tempo. Ao fotografar, a compensação de exposição é necessária, pois a câmera nem sempre seleciona automaticamente as configurações corretas. A regra principal: ao fotografar planos gerais brilhantes, você deve aumentar a exposição, ao fotografar planos gerais em uma tonalidade escura - reduza.
2. Seleção ISO incorreta
Ao fotografar, você precisa selecionar a sensibilidade mínima adequada às condições de fotografia. Um valor superestimado levará a uma granulação do quadro e um valor subestimado não permitirá que você tire fotos decentes com pouca luz.
1. Abuso de editores gráficos
Obviamente, a fotografia moderna é impensável sem processamento. Fotografar no formato RAW permite ajustar o contraste e as cores. Mas é importante não exagerar. Frequentemente, fotógrafos iniciantes são levados pela saturação excessiva de tons, contraste excessivo ou sem as menores falhas na pele nas fotografias de retrato. Uma regra importante é preservar a naturalidade das fotografias.