Quando se trata de causas de fadiga constante, a primeira coisa que vem à mente é a falta crônica de sono, que no século XXI atingiu provavelmente todos os moradores da cidade. No entanto, existem outras razões pelas quais nos sentimos sobrecarregados e desmontados. Você ficará surpreso ao ver como nossos hábitos cotidianos, que já não percebemos, nos impedem de estar alertas.
10. Você bebe um pouco de água
O fato de a maioria de nós consumir menos fluido do que o corpo precisa foi dito recentemente na televisão e no rádio. Mas honestamente, você segue o conselho de beber pelo menos 2 litros de água limpa por dia? Mas as pessoas têm 80% de H2O! Mesmo uma leve e aparentemente desidratação, apenas alguns por cento levará ao fato de que o sangue se torna mais espesso. Isso significa que é muito mais difícil para o coração bombear, para que nutrientes e oxigênio entrem nos tecidos e cérebro mais lentamente.
9. Você prefere não tomar café da manhã
Todo mundo sabe que a comida é "combustível" para o nosso corpo. Durante o sono, o corpo usa o que comemos no jantar. E de manhã ele precisa de uma nova porção, que se converte em energia. Sem comida - sem força. Por isso, se você não tomar café da manhã, se sentirá cansado mais rápido. O café da manhã é um tipo de "ignição" para o corpo.
8. Comida lixo prevalece na sua mesa
Açúcar e alimentos com um alto índice glicêmico causam um aumento acentuado da glicose no sangue, seguido por uma diminuição acentuada na mesma. Esses "pulos" constantes podem causar fadiga rápida. Portanto, tente abandonar doces e produtos da farinha premium. É melhor escolher frango cozido, arroz integral, legumes cozidos, peixe.
7. Se você se sentir "não muito", pule o treinamento esportivo
A sensação de que você economizará o resto de suas forças se cuidar e não for ao ginásio é enganosa. Isso é evidenciado pelos resultados de um experimento realizado nos EUA. Pessoas com trabalho predominantemente sedentário participaram, por causa do qual se sentiam constantemente cansadas. Alguns dias por semana, eles começaram a participar de treinamentos esportivos. Acontece que a educação física, desde que regulares, aumenta a resistência, faz o sangue se mover mais rápido e fornece mais nutrientes aos tecidos. Portanto, mesmo uma simples caminhada deve ser preferida a deitada na frente da TV no sofá.
6. Para adormecer mais rápido, você bebe um copo de vinho à noite
Muitos sentiram o efeito hipnótico dessa bebida e, portanto, consideram uma boa maneira de adormecer em breve. No entanto, aqui existe uma farsa. Sim, a princípio o álcool relaxa o corpo, mas depois contribui para a liberação de adrenalina na corrente sanguínea, um aumento da temperatura corporal. Qualquer termômetro, seja eletrônico, infravermelho ou mercúrio, registrará uma temperatura corporal não natural após o consumo de álcool. Isso explica por que geralmente acordamos à noite depois de beber. Como resultado, é provável que ocorram distúrbios do sono. Pare de beber álcool deve ser de 3-4 horas antes de dormir.
5. Nos fins de semana, você vai dormir mais tarde do que o habitual
Se você planeja não dormir por muito tempo na noite de sábado a domingo, será mais difícil adormecer na noite de domingo a segunda-feira e acordar de manhã. Portanto, não abuse das capacidades do corpo e teste sua força. Se, no entanto, isso aconteceu, e na segunda-feira você se sentir "sobrecarregado", tente encontrar cerca de 20 minutos para descansar e tirar uma soneca.
4. Antes de dormir, você "senta" nas redes sociais ou verifica o correio
Os especialistas da rede de lojas “Your Health” aconselham a desligar computadores, laptops, tablets e guardar o celular uma hora antes de dormir. A luz brilhante emitida por suas telas impede que o corpo sintonize o sono, pois inibe a produção do hormônio melatonina. Se for impossível não usar gadgets, diminua o brilho da tela e mantenha-os afastados do seu rosto.
3. Seu local de trabalho está uma bagunça
Os psicólogos de Princeton concluíram que a concentração da atenção é reduzida e é mais difícil para o cérebro processar informações se o espaço ao seu redor é uma "bagunça criativa" e, francamente, está confuso. Obviamente, não há necessidade de verificar a posição de canetas, papel e outros objetos em uma régua. Mas é melhor se você mantiver as coisas em seus lugares.
2. Você não tira férias há muito tempo
Tensão e estresse prolongados, inevitáveis em qualquer trabalho, esgotam o corpo, por isso ele precisa de uma "recarga". O corpo e a mente precisam de recuperação, e você pode obtê-los apenas nas férias. E não se preocupe, pois durante suas férias você perderá a oportunidade de implementar algo importante. Pausas periódicas nos tornam mais produtivos e, depois do descanso, trabalhamos com muito mais eficiência.
1. É difícil para você recusar alguém
É muito importante poder dizer não se você não quiser fazer algo. Tentativas de agradar alguém em detrimento de seus próprios interesses ao longo do tempo levam ao acúmulo de irritação e até amargura. Mas não vá longe demais quando aprender a recusar. Às vezes, vale a pena fazer boas ações assim.