A revista mais popular nos EUA, a Time confere anualmente o título de “pessoa do ano” para a pessoa (ou grupo de pessoas e, às vezes, até a imagem coletiva), que teve a maior influência nos eventos mundiais e, na maioria das vezes, “brilhou” nas notícias do ano.
Em 2015, os editores reduziram a lista curta para oito pessoas. Incluiu políticos, ativistas e empresários conhecidos.
Então quem é ele homem do ano 2015 de acordo com a revista Time?
8. Vladimir Putin
O presidente russo não apenas contestou as sanções ocidentais, mas também em aliança com o líder sírio Bashar Assad, está conduzindo uma operação bem-sucedida contra o ISIS. Suas ações encontram apoio não apenas entre os russos, mas também entre muitos cidadãos da União Europeia e dos EUA. Chegou ao ponto em que um artigo apareceu no Washington Post sob o título "Pare de chegar ao êxtase de Putin".
7. Caitlin Jenner
O nome dela era William uma vez, e ela era a campeã olímpica de decatlo. Mas é difícil estar em harmonia consigo mesmo quando você se sente mulher e está no corpo de um homem. Caitlin teve que passar por uma longa correção do sexo biológico, após o qual apareceu na capa da Vanity Fair, e se tornou a estrela do reality show "Eu sou Kate".
6. Travis Kalanik
CEO da Uber, que opera em 58 países. Ele fornece serviços de busca e reserva para táxis e motoristas particulares e continua a se expandir, apesar dos esforços dos taxistas e associações de transportadoras. Em 2015, a empresa introduziu novos serviços, incluindo UberPool e UberCommute.
5. Hassan Rouhani
O presidente iraniano assinou um contrato com seis líderes mundiais: em troca de suspender as sanções econômicas, ele limita o programa nuclear de seu país. Além disso, falando em nome dos aliados (Damasco e Hezbollah), Teerã está tentando reconciliar as partes em guerra na Síria.
4. Ativistas da Black Lives Matter
Eles organizaram protestos nacionais contra a matança de negros americanos, inclusive em Baltimore. O Black Lives Matter se opõe à discriminação racial e à brutalidade da polícia dos EUA, que geralmente atira em afro-americanos, e só então faz perguntas.
3. Donald Trump
O nome e a foto desse bilionário excêntrico aparecem nas notícias sobre a corrida presidencial na América com tanta frequência que, se toda leitura das palavras "Donald Trump" fosse paga em dólares, alguém poderia se tornar um homem rico. Esse candidato do Partido Republicano ficou famoso pela proposta de proibir os muçulmanos de entrar no país de liberdade e democracia, além de apoiar operações militares russas na Síria. Boa sorte na eleição, Sr. Trump!
2. Abu Bakr al-Baghdadi
Pode surpreender alguém que o título «pessoa do ano ”, de acordo com a Time, afirma o chefe do grupo extremista do Estado Islâmico, que assumiu a responsabilidade por uma série de terríveis ataques terroristas, inclusive em Paris e San Bernardino. No entanto, os editores da revista não dividem os candidatos em bons e ruins. Mas o Departamento de Estado dos EUA - compartilha e, em 2011, ele anunciou que pagaria até US $ 10 milhões por informações que ajudariam a capturar ou matar o chefe do ISIS.
1. Angela Merkel
Aqui está ele, o homem do ano de 2015! O chanceler alemão está comprometido com uma política de fronteira aberta, apesar do fato de que resultados tais ações não são do agrado de muitos alemães, incluindo os de seu próprio partido. Este ano, Merkel também esteve no centro das notícias por causa da crise na zona do euro, na qual seu país atuou como uma "ambulância econômica".