Golpes são uma ocorrência frequente do século XX. Alguns deles tiveram sucesso, mas houve aqueles que terminaram em colapso completo. Vamos falar sobre os três golpes infelizes mais notáveis do século XX.
3. Tentativa de derrubar Saddam Hussein, Iraque
No início de 1996, as autoridades americanas gastaram US $ 120 milhões (segundo a Newsweek) para remover o presidente iraquiano Saddam Hussein do poder. A operação foi planejada para ser realizada com a ajuda dos esforços conjuntos da CIA, da inteligência britânica e de um grande número de agentes curdos e iraquianos.
No entanto, os serviços secretos iraquianos não comiam pão por nada. Em julho de 1996, Saddam Hussein prendeu 200 iraquianos, incluindo 80 policiais. Eles foram torturados até a morte, e o representante da CIA na capital da Jordânia, Amã, recebeu uma mensagem dizendo: "Arrume suas coisas e saia!" Temos informações sobre todas as etapas da CIA. ”
Dois meses depois, as forças iraquianas entraram no Curdistão, sobre o qual a CIA não alertou seus funcionários. Mais de 100 deles foram mortos e centenas de curdos que trabalhavam para a CIA fugiram do país e receberam asilo na América.
2. Incidente no Palácio Imperial, Japão
Após o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, o imperador japonês Hirohito teve que decidir assinar a Declaração de Potsdam. Ela exigiu a rendição incondicional das forças armadas do Japão aos aliados.
Essa etapa não teve a aprovação da guarda imperial, que temia que o sistema imperial fosse abolido após a assinatura da declaração.
Na noite de 14 a 15 de agosto de 1945, um grupo de oficiais liderados pelo major Kenji Hatanaki apreendeu o palácio e o interrompeu das comunicações, privando-os da comunicação com o mundo exterior. Hatanaka e seu povo esperavam preservar o sistema imperial e formar um novo governo com o ministro do exército à frente. Mas, devido ao fato de que as gravações do discurso de rendição do imperador estavam ocultas com segurança, seus esforços foram em vão.
Às 11 horas da manhã, pouco antes do discurso do imperador ao povo, Hatanaka deu um tiro na cabeça.
1. Putch de agosto, URSS
Liderou o top 3 golpe sem sucesso do século 20, um ponto de virada na história da União Soviética.
Quando Mikhail Gorbachev começou as reformas que levaram à divisão da URSS em estados separados, elas não foram calorosamente recebidas por toda a liderança do país.
O golpe para remover Gorbachev do poder começou em 18 de agosto de 1991. Estiveram presentes um grupo de altos funcionários e governo, conhecido como Comitê Estadual de Emergência (GKChP). Gorbachev foi colocado em prisão domiciliar. A cabana de campo de Boris Yeltsin estava cercada por combatentes da unidade Alpha, mas o comandante recebeu ordem de não impedir a partida e chegada de Yeltsin em Moscou.
Em Moscou, manifestantes liderados por Yeltsin saíram às ruas para condenar a tentativa de golpe. E o exército russo, que ocupava posições importantes nas ruas da capital, não recebeu mais ordens claras dos conspiradores. Como resultado, houve uma confraternização de soldados e manifestantes locais. Depois que a turbulência diminuiu, membros do Comitê de Emergência foram presos.