Na história da política americana, existem poucos candidatos à presidência tão controversos quanto Donald Trump. O empresário bilionário e candidato republicano é conhecido por suas declarações chocantes, principalmente em relação a mexicanos e muçulmanos. Mas pelo menos ele não é tão abertamente corrupto quanto Hillary Clinton.
Aqui Os 5 principais fatos escandalosos sobre Donald Trumpque a imprensa vem discutindo há vários meses.
5. Abrir uma universidade falsa
Uma organização chamada Trump University é uma isca clássica para simplórios. Todas as aulas foram destinadas a estudantes que se inscreveram em seminários caros (até US $ 35.000), onde "estudam as técnicas de negócios pessoais de Trump". Ao mesmo tempo, aqueles que ingressaram no programa relataram que não haviam aprendido nada de novo além de métodos gerais e nunca haviam se encontrado pessoalmente com Trump. Em conexão com as atividades da universidade, Trump chegou a abrir um caso de fraude. O processo correspondente em 2013 foi aberto pelos promotores de Nova York. O caso foi encerrado, mas em 2016 sua produção foi retomada.
4. Golpes de caridade
A Fundação Donald J. Trump é um exemplo de caridade incomum. O dinheiro que gasta nem sempre chega a bons fins. Trump anteriormente usou seu dinheiro para comprar presentes caros para sua amada.
Em um caso, ele gastou 20.000 mil dólares do fundo para comprar uma pintura de dois metros com sua própria imagem. E bem, se apenas o dinheiro de Trump fosse para o fundo. No entanto, o fundo é financiado exclusivamente por outros benfeitores.
3. Uso de imigrantes ilegais
Uma das promessas da campanha de Trump é a deportação de imigrantes ilegais. No entanto, na década de 1980, ele deliberadamente usou trabalhadores poloneses ilegais para construir a Trump Tower.
O candidato republicano nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 nega isso. Mas há várias testemunhas, incluindo um informante do FBI, que testemunhou sob juramento que Trump sabia que imigrantes ilegais estavam trabalhando em seu site. Eles alegam que ele os forçou a trabalhar sete dias por semana sem emitir equipamentos de segurança e se recusou repetidamente a pagar até os míseros 5 dólares por hora que ele havia prometido originalmente.
2. Acusações de racismo
Outro lado sombrio da vida de Trump: há 40 anos, seu nome tem sido associado a escândalos racistas.
Em 1973, o Departamento de Justiça processou Trump e seu pai por se recusar a alugar casas para afro-americanos. Embora Trump nunca tenha se declarado culpado, ele foi forçado a assinar um acordo que não discriminaria os negros no futuro.
Um dos ex-funcionários do cassino de Trump disse que, quando o proprietário chegou à instituição, todos os trabalhadores negros estavam se escondendo, pois o bilionário não tolerava a aparência de representantes da raça negra. Foi nos anos 80, mas a atitude de Donald em relação aos negros quase não mudou drasticamente.
E em 1989, Trump pediu publicamente a execução de quatro adolescentes negros suspeitos de estuprar uma mulher branca no Central Park. Todos os quatro foram considerados inocentes.
1. Simpatia por Vladimir Putin
A principal história escandalosa relacionada a Donald Trump é sua boa disposição em relação à Rússia, que o atual presidente dos EUA não notou. Muitos eleitores americanos ficam surpresos ou até com raiva por Trump estar bem disposto em relação ao presidente russo. Ele elogia Vladimir Putin como um "líder forte", sugerindo que seria bom Obama ser como ele. Além disso, Trump pediu ao Kremlin que decifrasse o e-mail de Hillary Clinton.