O Centro Russo para o Estudo da Opinião Pública continua encantado com pesquisas que mostram a direção das mudanças nas avaliações das pessoas sobre a situação política no país. Perguntaram 1.600 pessoas: "A que políticos você confiou (ou não confiou) a solução de importantes questões estatais?" e "Você geralmente aprova ou desaprova as atividades de uma instituição pública?" Em geral, os resultados da pesquisa oficial do VTsIOM mostraram um nível crescente de confiança do público no exército russo e no presidente da Federação Russa.
Como a população da Federação Russa avalia as atividades dos servos mais famosos do povo?
Os 5 principais políticos em popularidade (dados do VTsIOM 2016)
5. Zhirinovsky
A classificação dos políticos populares é aberta pelo chocante e escandaloso Vladimir Volfovich Zhirinovsky. Sua atividade é altamente classificada por 9,1% da população (embora esse indicador tenha caído 0,4% em relação a novembro). Mas 21% da população não teria sido confiada a Zhirinovsky para resolver importantes questões estatais - o número mais alto entre os políticos. Até o partido de Zhirinovsky, o Partido Democrata Liberal, a julgar pela classificação dos partidos antes das eleições de 2016, era superior à sua popularidade em popularidade (14% segundo os dados de agosto).
4. Medvedev
A avaliação da atividade de Medvedev é distribuída uniformemente - 11,4% da população a aprova, e 11,3% a desaprovam. Tanto nos resultados da pesquisa sobre confiança quanto na desconfiança, Dmitry Anatolyevich ocupa o quarto lugar do meio entre os políticos. Os resultados da pesquisa podem adicionar ao primeiro ministro um bom humor, e ele já tem todo o resto para se segurar.
3. Shoigu
O nível de confiança no Ministro da Defesa está crescendo em comparação com novembro de 2016. Se no final do outono 12,1% aprovou suas atividades, em dezembro já era 14,3%. Além disso, apenas 0,2% dos entrevistados não teriam confiado no Shoigu para resolver problemas estatais.
2. Lavrov
O ministro das Relações Exteriores, de língua afiada, cuja declaração já se tornou um meme na Internet, goza de popularidade inabalável entre os entrevistados. Se em novembro 11,7% dos entrevistados o classificaram muito bem, em dezembro sua popularidade cresceu 3,1%. Como Shoigu, Lavrov não causa emoções negativas entre os cidadãos russos - apenas 0,1% dos entrevistados não aprovam suas atividades.
1. Putin
O presidente da Rússia, que foi incluído na lista das pessoas mais influentes do mundo em 2016 como pessoa, evoca menos confiança entre as pessoas do que a figura sagrada de poder investida no presidente. Em geral, 59,2% da população aprova suas ações, e essa confiança só aumentou em relação a novembro de 2016. Naquela época, o número de pessoas que apoiavam as ações de Putin era 3% menor. Vale ressaltar que este é o número mais alto que conseguiu obter a política no ranking. Uma porcentagem muito pequena dos participantes da pesquisa não aprova as ações de Putin - 1,8%.
Classificação das instituições públicas mais populares em 2016, dados do VTsIOM
5. Agências policiais
Em geral, a população avalia o trabalho das agências policiais de maneira bastante positiva - 55,6% falaram a favor. No entanto, quase um terço (31,4%) dos entrevistados não está entusiasmado com o trabalho das agências policiais - essa instituição pública ocupa a terceira posição em termos de desaprovação.
4. Mídia
Residentes da Federação Russa preferem acreditar em notícias da televisão, rádio ou jornais - 65,4% valorizam muito as informações recebidas dessas fontes. No entanto, exatamente um quarto dos entrevistados (25%) suspeita da mídia. E você também não deve confiar completamente nas notícias da Internet. Segundo as estatísticas compiladas pelo programa desenvolvido por um funcionário do Centro de Jornalismo Digital da Universidade Columbia, Craig Silverman, os boatos e os chamados materiais falsos (e simplesmente mentiras) são espalhados mais ativamente nas redes sociais do que os materiais seguidos por uma refutação.
3. Igreja Ortodoxa Russa
Apesar dos recentes escândalos com o Banco Peresvet, pegando Pokemon no templo e construindo igrejas nos parques, a Igreja Ortodoxa Russa continua a desfrutar de um alto nível de confiança do público. As ações dessa instituição pública são aprovadas por 71,9% da população. E não aprova, respectivamente, 15% - uma das taxas mais baixas da lista das instituições públicas mais populares.
2. Presidente da Rússia
No geral, o Presidente da Rússia, tanto como instituição estatal quanto como pessoa, goza da confiança da população. Em dezembro de 2016, 86% dos cidadãos responderam positivamente às suas atividades. E eles não aprovaram apenas 10,1%, que é o menor indicador possível de todos.
1. exército russo
"A Rússia tem dois amigos - o exército e a marinha", costumava dizer Alexandre III. Parece que a maioria dos residentes da Federação Russa compartilha o ponto de vista do imperador. O exército russo goza do mais alto nível de confiança entre todas as instituições públicas. Suas atividades são aprovadas por 87% da população. E isso não é surpreendente, depois dos "educados homens verdes" e das operações bem-sucedidas na Síria.