Os pássaros vivem em quase todos os centímetros do planeta, suas casas podem ser encontradas nas áreas congeladas da Antártica e nas florestas tropicais da América do Sul. Vemos pássaros todos os dias e geralmente não prestamos atenção a eles. Mas essas belas criaturas emplumadas são incríveis e cheias de mistérios. Apresentando você Os 10 fatos mais interessantes sobre pássaros.
10. Os pássaros não têm bexiga
Para reduzir o peso do corpo do pássaro, a natureza privou sua bexiga. Em vez de produzir urina líquida, as aves produzem uma substância pastosa branca. No entanto, o avestruz, embora não tenha bexiga, difere de todas as outras aves, pois possui um compartimento especial para fezes e urina em seu corpo.
9. Penas e dinossauros
Os principais tipos de criaturas vivas podem ser distinguidos entre si por critérios como a pele: os animais têm pêlos, os peixes têm escamas, os artrópodes têm um exoesqueleto e os pássaros têm penas. Você pode pensar que os pássaros precisam de penas para voar, mas isso não é verdade por dois motivos: primeiro, as penas apareceram pela primeira vez nos ancestrais dos pássaros, dinossauros e, em segundo lugar, as penas eram necessárias principalmente como forma de manter o calor do corpo, e apenas durante a evolução, os pássaros voaram no ar.
8. Aves e Jogos Olímpicos
Por milênios, os pombos entregaram mensagens, incluindo informações militares importantes, bem como os resultados dos primeiros Jogos Olímpicos. A última vez que os pombos foram usados como correios durante a Segunda Guerra Mundial.
7. Colorir pinguins é camuflagem
Debaixo d'água, a cor preto e branco dos pinguins os ajuda a permanecer escondidos dos predadores e das presas. Quando os pinguins nadam, suas costas negras se fundem com a água escura abaixo deles, de modo que são difíceis de serem vistos de cima. Enquanto isso, as áreas brancas os ajudam a se fundir com a superfície mais clara da água, para que fiquem quase invisíveis por baixo. Mas em terra, as costas negras dos pinguins podem se destacar nitidamente no cenário de uma paisagem de neve, mas em terra eles têm menos inimigos do que debaixo d'água.
6. Quem tem o maior bico
O pelicano australiano tem o bico mais longo, seu comprimento é de quase 0,5 metros. Mas o pequeno beija-flor tem um bico de apenas 10 cm, mas este é o único pássaro com um bico mais longo que o corpo.
5. Kiwi com narinas, mas sem asas
O único pássaro com narinas no final do bico é o Kiwi. Esse arranjo das narinas a ajuda a farejar comida no chão - vermes e insetos. Ela frequentemente bufa para limpar as narinas. É também o único pássaro do mundo que não tem asas.
4. Chatterbox - um achado para um ornitólogo
O quinto número da nossa classificação de aves é o pássaro mais falador do mundo - o papagaio cinza africano. Esta é uma das mais belas espécies de papagaios do mundo. Um papagaio dessa espécie poderia dizer mais de 800 palavras. E a maioria das espécies de papagaios só pode pronunciar 50 palavras.
3. Os parentes mais próximos dos pássaros são os crocodilos
Como criaturas, os vertebrados estão associados a todos os outros vertebrados que vivem ou já viveram no planeta. Mas você pode se surpreender ao saber que a família de vertebrados com os quais os pássaros modernos estão mais intimamente relacionados são os crocodilos. Eles, como os dinossauros, se desenvolveram a partir de um grupo de répteis chamado "Arquossauros" no final do período Triássico. Dinossauros, pterossauros e répteis marinhos morreram, mas os crocodilos conseguiram sobreviver. Apesar do parentesco com os pássaros, eles ficam felizes em comer parentes próximos que correm o risco de pousar perto do focinho.
2. Papagaios bocejam juntos
Periquitos são as únicas espécies de aves conhecidas que são suscetíveis a bocejos infecciosos. Humanos, cães, chimpanzés, ratos de laboratório e várias outras criaturas podem “capturar” bocejos um do outro, mas os periquitos são as primeiras espécies não mamíferas a exibir comportamento exibidor. Muitos estudiosos acreditam que uma resposta instintiva e inconsciente ao bocejo pode ser uma maneira primitiva de mostrar empatia. Ou talvez seja um sinal de alerta do grupo.
1. Quem tem mais tempo
Em primeiro lugar na lista dos fatos mais interessantes sobre os pássaros, está o pato do lago argentino (também conhecido como pato argentino). Seu pênis, torcido em espiral, atinge um comprimento de 45 cm - mais longo que o de todos os outros pássaros famosos (e muitos o fazem sem pênis). O comprimento do pato é de cerca de 40 a 46 centímetros. A base do pênis é coberta por pontas ásperas e a ponta é macia como uma escova. Talvez isso seja necessário para remover o esperma do "noivo" anterior do trato genital feminino. Quando o órgão genital do draco não é usado, ele é atraído para o estômago.