Desde tempos imemoriais, os inventores ajudaram a tornar nossas vidas mais seguras, mais fáceis e mais confortáveis. Mas nem todos os criadores receberam a "luz verde", houve invenções que, apesar de sua natureza revolucionária, não eram difundidas, uma vez que forças influentes não lhes deram um passo.
Aqui 7 principais invenções úteis que provavelmente nunca veremos.
7. Destruidor de nuvens
Seria ótimo chover quando necessário. Foi esse problema que o cientista Wilhelm Reich tratou, que em 1953 criou uma invenção chamada "Cloudbuster" (destruidor de nuvens). Era para ajudar os agricultores do Maine, pois a seca prolongada ameaçava destruir suas plantações de mirtilo. Quando Reich fez sua primeira tentativa de lançar sua criação, previa-se que houvesse sol nas proximidades. Várias horas se passaram depois que o carro deu partida e nuvens de trovoada apareceram no céu. E então cerca de 0,64 centímetros de chuva caíram no chão. Depois disso, o governo apreendeu do Reich seus registros e protótipos do dispositivo. E um novo teste do Cloudbuster não se seguiu. Mas o "destruidor de nuvens", talvez, poderia resolver o problema da escassez de alimentos nas regiões áridas da Terra.
6. Sistema de codificação eletrônica
No final do século 20, Jan Bernhard Slut desenvolveu uma técnica revolucionária de compactação de dados. Segundo o autor da invenção, ele conseguiu comprimir o filme em um gigabyte para 8 kilobytes. Slut demonstrou o sucesso de seu projeto, reproduzindo 16 filmes de um único chip em 64 kilobytes. Os investidores já atacaram a Slut com ofertas para comprar essa invenção incrível, mas o inovador morreu em circunstâncias suspeitas.
5. Carro elétrico (não um híbrido)
No final dos anos 90, a General Motors foi a primeira a lançar o carro totalmente elétrico GM EV1 no mercado. No entanto, não se destinava à produção em massa. A empresa produziu um total de 1.117 carros e todos estavam disponíveis apenas para locação.
Segundo relatos da época, a GM decidiu que os clientes estavam descontentes com as baterias instaladas no carro e preferiam mudar para as opções mais modernas de gasolina. Mas há uma suposição de que a corporação foi simplesmente pressionada por grandes empresas de petróleo.
4. Carburador Tom Ogla
Na década de 1970, o inventor mecânico Tom Ogle criou um novo tipo de carburador. Embora o dispositivo Ogla tenha sido testado e permitido uma distância de até 48 quilômetros por litro de combustível, nunca foi produzido comercialmente. O princípio de operação do carburador era baseado no aquecimento da gasolina para produzir vapor, que então caía nas câmaras de combustão. Isso exigia um tanque de combustível com suporte estrutural, como um vaso de pressão. A invenção de Ogle não apenas economizou dinheiro para os motoristas de forma significativa, como quase não poluiu a atmosfera. O inventor chegou a afirmar que o escapamento de um carro equipado com seu carburador poderia "secar o cabelo".
Representantes de empresas de gás e petróleo entraram em contato repetidamente com Ogle, oferecendo dinheiro para o "congelamento" do desenvolvimento. No entanto, o inventor sempre recusou (embora houvesse rumores de que ele ainda vendeu sua ideia). E em 19 de agosto de 1981, Ogle caiu e morreu. Uma autópsia revelou que uma overdose de propoxifeno e álcool foi a causa da morte. A morte foi reconhecida como suicídio após uma investigação superficial, mas várias pessoas próximas a Ogle indicaram que não acreditavam que o jovem mecânico pudesse ter se matado.
3. Rife device
Em terceiro lugar no ranking de invenções surpreendentes e esquecidas em nossos dias, existe uma máquina para tratar o câncer. Em 1934, foi criado pelo inventor americano Royal Rife. Com a ajuda de um microscópio especialmente projetado, ele, o primeiro da equipe, conseguiu ver um vírus vivo, pequeno demais para visualizá-lo usando as tecnologias existentes anteriormente. Depois disso, Rife demonstrou um dispositivo - um gerador de banda larga de ondas eletromagnéticas - capaz de matar patógenos. Através de longas experiências, Rife criou uma tabela de frequências prejudiciais aos patógenos de várias doenças.
Existem 14 casos documentados de cura de Rife para pacientes com câncer cuja doença estava em estágio terminal. No entanto, quando o cientista se recusou a cooperar com o chefe da Associação Médica Americana (AMA), a organização usou todas as suas capacidades para desvalorizar o trabalho de Rife. O pesquisador acusou a AMA, o Departamento de Saúde Pública e outras organizações médicas de conspirar para demiti-lo e desacreditá-lo. Ele criou a empresa Beam Ray, que produziu 14 dispositivos, mas a empresa logo faliu, os médicos que apoiaram e colaboraram com Rife receberam subsídios para outros estudos e novamente prescreveram medicamentos tradicionais para pacientes, e o próprio médico ficou desesperado e se tornou alcoólatra.
2. Carro aquático
Andar com uma brisa em um carro cheio de água é um sonho. Mas isso pode se tornar realidade se a invenção de Stan Meyer entrar em produção em massa. Este magnífico carro gastou um litro de água por 43 km. Colegas próximos a Meyer disseram que o pressionaram bastante, forçando-o a reduzir o trabalho no campo de máquinas movidas a água. Mas Meyer se recusou a enterrar sua invenção. Embora os mesmos colegas e amigos tenham alegado que Meyer foi envenenado por sua recusa em obedecer às grandes corporações de petróleo, está documentado que o inventor morreu de repente de um aneurisma cerebral.
1. Energia livre
Em primeiro lugar na lista de grandes invenções perdidas que não foram testadas, está a criação da famosa Nikola Tesla. Ele queria dar energia livre à humanidade e, através de ensaios bem documentados, demonstrou que poderia tornar seu sonho realidade. Sabe-se que a Tesla desenvolveu protótipos que aprimoram a transmissão sem fio de energia e podem fornecer eletricidade a grandes áreas que "alimentam" a partir de apenas uma torre. Embora a maioria das pessoas apoiasse a ideia de Tesla, o financiamento para seu projeto foi reduzido a zero, e o laboratório do cientista misteriosamente foi completamente destruído. A energia livre é talvez o projeto mais documentado e globalmente significativo de todas as invenções úteis não realizadas no mundo.