Os espectadores russos têm uma atitude ambígua em relação ao cinema doméstico. E não é de admirar, porque muitas críticas a esse ou aquele filme russo são muito mais interessantes que ele. Felizmente, com a ajuda do público no Kinopoisk, você sempre pode separar os "grãos do joio" do cinema. Para evitar decepções, selecionamos os melhores filmes russos de 2016-2017, com uma classificação de pelo menos 6,6 no Kinopoisk.
15. Moscou, eu te atendo (2016)
Classificação (Pesquisa de filmes): 6.6
Gênero: romance, comédia
Em um belo dia de sol, Alexander decide fazer uma pausa da agitação e dedicar tempo ao seu passatempo favorito. Mas planos agradáveis não estão destinados a se tornar realidade. De fato, no mesmo dia, clientes, uma garota amada, uma amiga e uma colega de classe que de repente "entraram" exigem a presença imediata de Alexander.
Uma característica do filme é que ele foi filmado sem o apoio do Estado. E isso apenas o beneficiou. As críticas apontam um bom trabalho de câmera, belas vistas de Moscou e uma trama emocional. Como escreveu um dos telespectadores, o resultado foi "o mesmo bom e velho vaudeville, por assim dizer, arranjo".
Reboque:
14. The Big (2016)
Avaliação: 6.6
Gênero: drama
Assistindo balé é muito interessante. Tutus brancos como a neve, movimentos perfeitos e graciosos das bailarinas e sua beleza externa são fascinantes. Mas quanta energia entra em toda essa beleza, o público às vezes nem sabe. Mas a personagem principal Yulia Olshanskaya tem um longo caminho a percorrer, desde uma garota provinciana entusiasta que pegou um “bilhete feliz” para a prima do Teatro Bolshoi. O destaque deste filme é que os principais bailarinos estrelaram.
Reboque:
13. O Duelista (2016)
Avaliação: 6.6
Gênero: drama
O que um nobre russo precisa fazer para branquear sua honra manchada? Chame o infrator para um duelo. É apenas em duelos que às vezes machucam e até matam. Mas você pode contratar um duelista em vez de você mesmo. O personagem principal do filme, o duelista Yakovlev (Petr Fedorov), é precisamente essa “substituição”. Ele não tem medo da morte, mas uma vez que o onipotente conde Beklemishev (interpretado por Vladimir Mashkov), que destruiu a vida anterior do duelista, se torna cliente de Yakovlev.
Reboque:
12. Trovão Maior (2017)
Avaliação: 6.7
Gênero: ação e aventura
O único curta-metragem entre as novidades dos filmes russos em 2017 agradará àqueles que amam ação espetacular, heróis elegantes e brutais, bem como a vitória incondicional do bem sobre o mal. Um investigador de São Petersburgo Igor Grom luta com vilões de todos os tipos com uma palavra gentil e uma arma, e faz isso com tanta eficácia que James Bond fuma nervosamente com inveja. Nosso herói não tem superpoderes, como o "importador" do Capitão América ou um traje especial, como o Homem de Ferro, mas ele sabe como calcular a situação vários movimentos à frente, habilmente atira e luta, e também ... fantasticamente modesto.
"Major Thunder" foi produzido de acordo com uma série de quadrinhos com os quais a editora russa "Bubble" lida.
Reboque:
11. Terremoto (2016)
Avaliação: 6.7
Gênero: drama
A ação do filme se passa no cenário de um terrível fenômeno natural - o terremoto na Armênia, que matou 25 mil pessoas. Os dois personagens principais, Konstantin Berezhnoy e Robert Melkonyan, se encontram em um esquadrão de resgate. E Robert reconhece em Constantino o homem por cuja culpa seus parentes morreram em um acidente de carro.
Reboque:
10. Paradise (2016)
Avaliação: 6.7
Gênero: drama histórico
Uma pintura de Andrei Konchalovsky sobre a Segunda Guerra Mundial e um emigrante da Rússia que acabou na França ocupada. Por abrigar crianças judias, ela foi primeiro jogada na prisão e depois colocada em um campo de concentração. As circunstâncias em que a personagem principal Olga tem que sobreviver, seu doloroso relacionamento amoroso com o oficial da SS Helmut, fotografias e as palavras dos sobreviventes obrigam o público a simpatizar com o que está acontecendo. E a gama de preto e branco do filme apenas melhora o contraste entre o bem e o mal mostrado no filme. Antes da criação do Paraíso, os autores estudaram centenas de horas de crônicas militares documentais e documentos dos arquivos da Europa e dos Estados Unidos.
Reboque:
9. Colecionador (2016)
Avaliação: 6.8
Gênero: thriller de drama
O filme, que gostava de espectadores e críticos russos exigentes, graças à excelente peça de Konstantin Khabensky. No centro da trama está o colecionador Arthur, que vence as dívidas não com a ajuda da força bruta, mas aprende todos os meandros de suas "vítimas" e as manipula habilmente psicologicamente. Um dia, Arthur recebe um vídeo que muda fundamentalmente sua vida anteriormente completamente próspera. Amigos se afastam dele, sua esposa é completamente indiferente, e as autoridades estão pensando em "apontar para a porta". E o colecionador terá que provar para si mesmo que ainda não é uma pessoa completamente desaparecida.
Reboque:
8. Monge e demônio (2016)
Avaliação: 6.8
Gênero: comédia fantástica
Oh, esse poder imundo. Mesmo fora dos muros do mosteiro você não pode escapar dele. Isso foi confirmado pelo noviço do mosteiro Ivan Semenovich, no qual o maligno sob o nome de Legião se mudou. O demônio, por todos os meios, tenta Ivan, e seu confronto cresce no decorrer da trama.
A excentricidade do filme, combinada com diálogos profundos e ironia, faz dele um dos melhores filmes russos.
Reboque:
7. Ivan (2016)
Avaliação: 6.8
Gênero: drama
A vida do ex-piloto Ivan, que sobreviveu ao acidente, foi chata e sem rumo. Ele trabalhava como motorista na ambulância e não sabia que conheceria a pequena vagabunda Tonya, que mudaria sua existência cinzenta. O jogo penetrante de Cyril Polukhin e Polina Gukhman, a música agradável e a atmosfera geral do filme permitem que o espectador fique completamente imerso emocionalmente no que está acontecendo na tela.
Reboque:
6. Campeões: Mais rápido. Superior. Mais forte (2016)
Avaliação: 6.9
Gênero: drama esportivo
A história de três campeões (Svetlana Khorkina, Alexander Karelin e Alexander Popov), que juntos trouxeram ao país 9 medalhas olímpicas de ouro. O caminho deles para o esporte olímpico, drama e frustração baseados em eventos reais, serão interessantes até para pessoas distantes do esporte.
Reboque:
5. Aluno (2016)
Avaliação: 7
Gênero: drama
Mesmo um adulto pode achar difícil distinguir entre moral e imoral, e falsidade da verdade. No entanto, a juventude é intransigente, e o estudante Veniamin, apaixonado por religião, acredita que sabe exatamente o que é bom e o que é ruim. Sua convicção "infecta" outros estudantes, e agora Benjamin tem um pequeno exército de seguidores. Quem será o recém-criado lutador pela fé: um profeta moderno ou um fanático religioso?
O roteiro do Aprendiz é baseado na peça O Mártir, do dramaturgo alemão Marius von Mayenburg. O diretor Kirill Serebrennikov transferiu a ação das realidades alemãs para as russas modernas.
Reboque:
4. A hora do primeiro (2017)
Avaliação: 7.4
Gênero: aventura de suspense
Durante a Guerra Fria, duas superpotências - os EUA e a URSS - disputaram a supremacia na exploração espacial. O vôo de Yuri Gagarin foi um triunfo da URSS, o próximo passo foi a saída do homem para o espaço sideral. O risco era enorme, mas o tempo estava se esgotando, porque o prestígio do estado estava em jogo. O filme “Time of the First” foi baseado em fatos reais sobre o primeiro vôo espacial do cosmonauta Alexei Leonov na história da humanidade. O projeto, que ocupou um dos primeiros lugares na seleção de filmes russos em 2017, envolveu um funcionário da RSC Energia Viktor Blagov. Ele foi um dos curadores do lançamento da espaçonave Voskhod-2.
Reboque:
3.28 Panfilovites (2016)
Avaliação: 7.5
Gênero: drama de guerra
Entre as novidades dos filmes russos, este é um dos raros representantes do cinema verdadeiramente popular. Afinal, a maioria dos fundos (mais de 34 milhões de rublos) para as filmagens foram arrecadados usando o financiamento coletivo. O restante foi financiado pelo Ministério da Cultura da Federação Russa e do Cazaquistão, República Federal da Alemanha e pela empresa Gaijin Entertainment. Lutas filmadas profissionalmente, ausência de longas conversas vazias e dramas de amor, excelente acompanhamento musical, a cada hora, não ostensivo, a façanha das pessoas que defendem sua terra natal - esses são os principais pontos fortes, mas não os únicos desta fita. Assistir "28 Panfilov" é recomendado não apenas aos fãs de filmes históricos militares, mas também a todos que podem se chamar de patriota.
Reboque:
2. Não gosto (2017)
Avaliação: 7.6
Gênero: drama
Quando os pais deixam de se amar, a criança sofre mais. É exatamente o que acontece em uma família comum de Moscou, onde mamãe e papai “dormem e vêem” para se divorciarem e se incomodarem com brigas diárias. Uma vez que seu filho de 12 anos, Alyosha, não aguenta mais e desaparece de casa.
Um filme realista e verdadeiro sobre a Rússia moderna, que rotineiramente, sem lagos de lágrimas e pathos, fala sobre os problemas do casamento, amor e filhos. Ele vai agradar os amantes de melodramas e aqueles que gostam de refletir sobre a mensagem moral da fita, e não esquecer sua trama imediatamente após deixar o cinema.
Reboque:
1. Tripulação (2016)
Avaliação: 7.7
Gênero: drama, suspense, aventura.
O filme de 2016 “Tripulação” é um remake talentoso do filme soviético de mesmo nome, dirigido por Alexander Mitta. O personagem principal - um jovem, confiante e ambicioso piloto Alexei Gushchin (Danila Kozlovsky) se torna estagiário com o capitão Leonid Zinchenko (Vladimir Mashkov). A tripulação terá uma partida comum, que, devido à súbita erupção do vulcão, se transforma em salvação de um inferno ardente. Mas "The Crew" não é apenas um filme de catástrofe, o enredo tem uma linha de amor e o problema do relacionamento entre o pai e o filho adolescente, e a superação dos próprios medos. A maioria dos espectadores elogiou os excelentes efeitos especiais, o trabalho de câmera de alta qualidade e a música cativante.
Reboque:
O drama histórico “Matilda” promete ser uma sensação do cinema doméstico em 2017.
Em torno deste filme sobre o amor do último imperador russo Nicolau II e a bailarina Matilda Kshesinskaya, uma sensação considerável já surgiu. Por iniciativa do deputado da Rússia Unida, Natalia Poklonskaya, Matilda foi verificada por filólogos, advogados, culturologistas e psicólogos especializados, e os resultados do exame foram diretamente para o Procurador Geral. Segundo os especialistas, a imagem negativa de Nicolau II, que apenas reforça a conexão com a feia bailarina "rato ou rato", foi mostrada na fita de Alexei Uchitel. No entanto, após uma série de verificações, o Ministério Público não encontrou nada em "Matilda" que pudesse ofender os sentimentos dos crentes (lembre-se de que Nicolau II foi canonizado). A imagem será divulgada em 25 de outubro e, graças à antipublicidade, muitos espectadores que não planejavam ir ao cinema definitivamente assistirão Matilda.
Reboque: