A pintura é uma das mais antigas formas de arte. Com a ajuda de uma variedade de paletas, pincéis, espátulas, uma pessoa pode expressar seu mundo interior, retratar sua própria visão das coisas. No entanto, apenas grandes mestres entraram na história. Cada um deles era um gênio. Cada uma dessas imagens era brilhante. E continua assim. Hoje, as obras dos maiores artistas são inseridas em leilões e, passando de mestre para mestre, estabelecem novos recordes de valor. Oferecemos 10 das pinturas mais caras do mundo, vendidas na história.
10. Willem de Kooning "Mulher III", 1953
Vendido por US $ 137,77 milhões.
Esta valiosa pintura é uma imagem expressionista abstrata de uma mulher. É feito usando a técnica de graffiti: traços largos em combinação com traçados de pincel na tela. Em geral, a imagem evoca emoções misturadas - sua originalidade beira a insanidade. Muitos psicólogos argumentam que essa maneira de escrever fala de uma atitude conflitante e dolorosa para as mulheres por seu autor. 137,7 milhões de dl. ascenderam ao valor de "Mulheres" em licitações privadas.
9. Jackson Pollock "Número 5", 1948
Ela foi ao martelo por US $ 140 milhões.
O “Número 5” é único em sua técnica de gotejamento, também chamada de “Pintura de Ação”. A especificidade dessa técnica é que as tintas são aplicadas por pulverização aleatória, camada por camada. À primeira vista, a imagem se assemelha a um ninho tecido de amarelo, marrom e vários tons de galhos cinzentos. Seu custo é de 140 milhões de dólares.
8. Amedeo Modigliani “Nu Reclinado”, 1917-1918
Foi vendido por US $ 170,4 milhões.
A imagem de uma mulher nua em um sofá carmesim causou uma tempestade de emoções e indignação entre o público, razão pela qual imediatamente após ser exibida na galeria, a polícia foi forçada a removê-lo. Os historiadores da arte acreditam que Modigliani levantou a religião da sexualidade das mulheres muito antes de Picasso e Matisse. "Nude Reclinado" foi vendido em leilão por 170,4 milhões de dlr.
7. Pablo Picasso "Mulheres da Argélia (versão O)", 1955
Comprado ao preço de US $ 179.365.000.
O nome da imagem fala por si: o trabalho foi dedicado à situação das mulheres na Argélia. Picasso foi inspirado nas obras do grande artista espanhol Delacroix. A tela é única, pois combina vários estilos artísticos: pós-moderno, kitsch e clássico. Esse recurso torna o trabalho de Picasso muito desejável para a propriedade privada. O preço de venda é de US $ 179,365 milhões.
6. Rembrandt van Rijn "Retratos de Martin Solmans e Opien Koppit", 1634
US $ 180 milhões - o custo dessa pintura.
As pinturas foram pintadas por Rembrandt por ocasião do casamento de Martin Solmans e Opien Koppit. Até agora, retratos dos noivos estão lado a lado em várias exposições nos museus de Amsterdã e Paris. Vale a pena notar que as imagens são qualitativamente diferentes das obras anteriores do artista em tamanho e no fato de que as pessoas são retratadas nelas em pleno crescimento. 180 milhões de dólares chegaram ao preço de venda deste trabalho caro.
5. Mark Rothko "No. 6 (Violeta, Verde e Vermelho)", 1951
O lance mais recente é de US $ 186.000.000.
"Violeta, verde e vermelho" é um representante vívido do expressionismo abstrato. O estilo de Rothko, que, aliás, era de origem russa, caracteriza-se pela ausência de imagens específicas e pelo uso de faixas horizontais de várias cores. Basicamente, o artista usa tons escuros como símbolo da depressão, a que muitos artistas do período pós-guerra foram expostos. Em 2014, um empresário russo o comprou por uma quantia incrivelmente grande - 186 milhões.
4. Jackson Pollock "Número 17A", 1948
Aumentou de preço para US $ 200 milhões.
Desde 2015, as classificações das pinturas mais caras do mundo foram reabastecidas com outra obra de Jackson Pollock - "Número 17A". A "décima sétima edição", como a "quinta", pode ser atribuída às mesmas características: salpicos caóticos na tela. 200 milhões de dólares é o preço da pintura, levando em consideração a inflação.
3. Paul Cezanne, "Jogadores das cartas", 1895
Comprado ao preço de US $ 259 milhões.
A pintura "Jogadores de cartas" nos lembra aquelas imagens clássicas que são constantemente encontradas em livros de história da arte, revistas de luxo, álbuns de fotos de presentes e caixas de doces. Um fato interessante: os “jogadores de cartas” são jardineiros e funcionários da propriedade da família Cezanne. A foto foi comprada pela família real do Catar por US $ 259 milhões.
2. Paul Gauguin "Quando você vai se casar?", 1892
Vendido por US $ 300 milhões em leilão privado.
Uma obra de arte cara, "Quando você vai se casar?" É a pérola do pós-modernismo. Retrata duas meninas taitianas em vestidos tradicionais. Tahiti é o lugar onde Paul Gauguin encontrou seu refúgio espiritual. Foi lá que ele revelou seu potencial como um grande artista. No começo, nem todo mundo apreciava o talento de Gauguin, mas depois de muitos anos suas pinturas se tornaram muito populares em todo o mundo. A pintura foi vendida por 300 milhões em um leilão privado.
1. 1955
A pintura mais cara do mundo é de US $ 500.000.000.
Outro exemplo de expressionismo abstrato: "Troca" é uma representação da face feia do mundo moderno, uma face distorcida pelos horrores da Segunda Guerra Mundial. A pintura foi vendida como resultado da maior transação por 500 milhões de dólares.
Muitos dizem que a arte real não tem preço. É realmente. Mas a sociedade moderna é uma sociedade de consumidores obcecados por acordos e vendas. Em nosso mundo, até coisas inestimáveis terão preços.