O dinheiro há muito se tornou parte integrante da civilização humana. Agora você não surpreenderá ninguém com notas virtuais em papel e moeda; no entanto, a questão de quais moedas são as mais caras do mundo é de interesse constante. Muitos deles são raros, uma verdadeira obra de arte, e alguns foram feitos em circunstâncias muito incomuns.
Quer você colete moedas como hobby ou apenas estude a história por trás de sua criação, esperamos que esta lista de moedas caras atraia sua atenção.
Não incluímos em nossas 10 principais moedas, que foram feitas apenas como uma jogada de marketing e nunca serão vendidas. Essas raridades incluem a moeda australiana 1 Tonne Gold Kangaroo Coin, com um valor nominal de um milhão de dólares australianos e pesando 1012 kg. Após uma turnê promocional na Europa, a moeda está em exibição permanente no Australian Gold Mint.
10. Dólar de prata, 1804
Preço de venda: US $ 3,7 milhões
Embora a moeda tenha data de 1804, nem uma única cópia foi cunhada este ano. Em 1834, vários conjuntos de presentes diplomáticos foram emitidos por ordem do governo americano. Eles incluíam moedas da época. Mas dólares de prata datados de 1804 não foram encontrados, porque 1803 selos foram usados para criá-los. Eu tive que corrigir urgentemente essa supervisão.
O sétimo presidente dos EUA, Andrew Jackson, entregou conjuntos para chefes de vários estados asiáticos, incluindo o rei do Sião, e os imperadores da China e do Japão.
9. Chefe da Liberdade, 1913
Preço de venda: US $ 3,7 milhões
Devido ao baixo valor nominal (5 centavos) e à pequena circulação, o “Chefe da Liberdade” não foi preservado em sua melhor forma. Se uma cópia perfeita fosse encontrada, seu preço poderia ser de US $ 20 milhões. Mas até agora essa não é a moeda mais cara do mundo. Seu preço não apenas não aumentou, mas também diminuiu com o tempo. O proprietário original pagou mais de US $ 3,7 milhões e, em janeiro de 2014, foi vendido por apenas 3.290 milhões.Para comparação: o preço da moeda mais cara na Rússia moderna é de 300 mil rublos, ou cerca de 5 mil dólares.
Na década de 1970, foi lançada a série de televisão "Hawaii 5.0", na qual o "Head of Freedom" foi exibido, mas não ajudou a aumentar o valor da moeda. Seu original foi usado para filmagens em larga escala, e uma moeda comum de níquel foi usada para molduras nas quais era impossível distinguir uma data para reduzir o risco de danos a uma coisa cara.
8. Libra da África do Sul, 1898
Preço de venda: 4 milhões de dólares
A moeda de ouro mais rara da África do Sul, o "Single 9" de 1898, foi cunhada em 1899, quando a Guerra dos Bôeres estava em guerra. O país não foi capaz de fazer um selo para cunhagem e decidiu enviar o selo antigo para refazer a Alemanha. No entanto, ele estava nas mãos dos britânicos.
Não confusos, os funcionários do tesouro da África do Sul imprimiram o número 9. Em uma moeda. No entanto, essa cópia era única e a data subsequente de 1899 estava correta.
7. "Rainha Elizabeth II", 2007
Preço de venda: 4 milhões de dólares
Do tamanho de uma mesa de café, esta moeda de ouro canadense de 2007 pesa 100 kg e tem um valor nominal de US $ 1 milhão (£ 607.000). Foi comprado por um consórcio de compradores internacionais.
6. Doubloon Brasher com as iniciais "EB" na asa, 1787
Preço de venda: US $ 4,5 milhões
Esta bela moeda foi fabricada em Nova York por um joalheiro e mestre de prata Ephraim Brasher. Ele nunca foi destinado à circulação em massa, mas é bastante adequado para se tornar um ornamento da coleção de um numismata rico.
Em peso (26,66 g.), O dobrão de Bracher estava muito próximo dos dobrões de ouro da Espanha. Ele foi estimado em US $ 15.
As iniciais do criador da moeda estão gravadas na asa da águia.
5. Dinar de ouro, 723
Preço de venda: US $ 6 milhões
A edição desta moeda de ouro, presumivelmente, coincide com a peregrinação do governante do califado omíada até Meca. Este é um dos primeiros artefatos que se refere explicitamente ao país agora conhecido como Arábia Saudita. A moeda tem uma inscrição declarando que o dinar é feito de ouro da mina do próprio califa.
4. Florim de Eduardo III, 1343
Preço de venda: 6,8 milhões de dólares
Uma das moedas mais antigas e raras da nossa lista. Conhecido como o "leopardo duplo", o florim de cerca de seis xelins circulou na Inglaterra medieval de dezembro de 1343 a julho de 1344.
O anverso da moeda mostra um rei sentado em um trono sob um dossel, com dois leopardos de cada lado, e na parte de trás há uma cruz real e leopardos. No entanto, a cunhagem da moeda foi rapidamente interrompida, e apenas três cópias sobreviveram até hoje.
3. Dobrão Brasher com as iniciais “EB” no peito, 1787
Preço de venda: US $ 7,3 milhões
Esta moeda de ouro não foi vendida em leilão público, os proprietários - Blanchard e Company - a entregaram nas mãos de um colecionador particular.
Ao contrário do dobrão vendido por US $ 4,5 milhões, nesta versão as iniciais do joalheiro estão gravadas no peito da águia.
2. Águia Dupla, 1933
Preço de venda: 5, 5 milhões de dólares
Uma moeda de ouro dupla de águia custa inicialmente US $ 20. Ela poderia se tornar uma das notas mais bonitas do mundo. No entanto, em 1933, os Estados Unidos foram atingidos por uma crise financeira. E o presidente Theodore Roosevelt ordenou a abolição do chamado "padrão-ouro" e a revocação e re-fusão de todas as águias duplas de ouro.
De alguma forma, um punhado de notas sobreviveu, apesar de ter sido banido. Atualmente, o Eagles não pode ser de propriedade de um indivíduo e, se descoberto, será confiscado pelo governo dos Estados Unidos. Exceto por uma águia dourada, que originalmente pertencia ao rei egípcio Farouk.
A cópia vendida da moeda pertencia ao britânico Stephen Fenton. Após uma longa batalha legal, a Casa da Moeda dos EUA e Fenton concordaram em vender a moeda e dividir os lucros.
O comprador teve que pagar US $ 20 adicionais à casa da moeda para legalizar sua moeda.
1. Liberdade "Cabelo solto", 1794
Preço de venda: US $ 10 milhões
A moeda entrou na história como o primeiro dólar de prata criado pelo governo dos EUA. A idade venerável e a enorme raridade da moeda fazem dela uma aquisição bem-vinda para qualquer colecionador suficientemente rico.
De um lado do dólar está Lady Liberty, com cabelos esvoaçantes, do outro lado, uma águia careca emoldurada por uma bela coroa de flores. À esquerda da cabeça da Liberdade há 8 estrelas, à direita - 7 estrelas. Este é um símbolo dos 15 estados que faziam parte dos Estados Unidos na época em que o dólar foi colocado em circulação.
Cada moeda incluída na classificação das moedas mais caras tem uma história notável e está intimamente ligada ao passado de diferentes culturas. E todas essas moedas, do inglês medieval ao início dos americanos, são realmente inestimáveis, se não financeiramente, então historicamente.