Apesar de várias histórias sobre como os bancos bloqueiam contas de usuários, considerando as transações com cartão suspeitas, a maioria dos russos confia seu dinheiro às instituições financeiras. No entanto, como se costuma dizer, "confie, mas verifique". E especialistas da revista Forbes testaram a confiabilidade dos 100 bancos mais populares da Federação Russa. Eles fizeram isso estudando dados de empresas internacionais e russas de classificação. Além disso, um banco que está entre os 100 primeiros em termos de confiabilidade deve ter ativos de mais de dez bilhões de rublos, e a parcela de depósitos de pessoas físicas nele deve ser superior a 3% do passivo.
Bancos com classificações de crédito de pelo menos BBB- e BB + estão entre os líderes da lista, de acordo com a Fitch Ratings.
13. “capital russa”
Ativos - 364,6 bilhões de rublos
Abre a classificação dos bancos russos mais confiáveis "de longa duração", em operação desde 1993. Suas filiais, escritórios e caixas operacionais estão em 31 regiões da Federação Russa.
Em comparação com 2017, a Russian Capital avançou significativamente no ranking da Forbes. No ano passado, ele estava no top 100, com apenas 23 linhas.
A confiabilidade do banco é evidenciada pelo fato de o Banco Central incluir o “capital russo” entre as organizações de crédito que têm o direito de trabalhar com empresas estratégicas.
12. Banco Agrícola Russo
Ativos - 3.222 bilhões de rublos
Todos os cem por cento das ações deste banco pertencem ao estado russo. A especialização do Rosselkhozbank é clara pelo nome. Isso é financiamento e empréstimos a participantes do setor agrícola.
No início de 2018, o banco entrou entre os três primeiros em termos de volume de empréstimos emitidos. Sua carteira de hipotecas excede 185 bilhões de rublos.
11. Banco Alfa
Ativos - 2 847 bilhões de rublos
Este é o maior banco privado da Rússia em parâmetros como o tamanho das contas de clientes, o tamanho da carteira de empréstimos e o capital total.
A base de clientes do Alfa-Bank possui mais de 14 milhões de pessoas e 381 mil clientes corporativos. As posições desta instituição financeira no mercado bancário russo são muito fortes. Ela é parceira regional da Copa do Mundo de 2018.
E em 2018, o Alfa Bank começou a emitir um cartão de parcelamento “Em vez de dinheiro”, com serviço gratuito. A emissão do cartão também é gratuita.
10. Gazprombank
Ativos - 5 530 bilhões de rublos
Um dos maiores e mais antigos bancos russos atende aos setores econômicos mais importantes do país - de gás e petróleo a nuclear, químico e transporte. O número de seus clientes totaliza mais de 5 milhões de pessoas físicas e cerca de 45 mil pessoas jurídicas.
9. Intesa
Ativos - 58,7 bilhões de rublos
Até o início de 2010, esse banco se chamava KMB Bank. É uma subsidiária do grupo bancário europeu Intesa Sanpaolo - o maior da Itália em termos de volume de empréstimos emitidos.
As principais atividades do banco são empréstimos e abertura de depósitos de representantes de médias e pequenas empresas, além de grandes clientes corporativos. No entanto, muitas pessoas são atendidas na Intez. Os escritórios de representação do banco operam em 22 regiões da Rússia.
8. "Banco da China"
Ativos - 30,1 bilhões de rublos
Esta "filha" do Banco Chinês da China, controlada pelo governo do Reino Médio. Seus escritórios operam em Moscou e no Extremo Oriente (Khabarovsk e Vladivostok). O banco é especializado em operações de importação e exportação entre a Rússia e a China. No entanto, oferece outros serviços para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, o Bank of China é membro do sistema de seguro de depósito.
Se você estava procurando onde abrir o cartão para pagar o RMB ao viajar para a China, é melhor não encontrar o Banco da China.
7. VTB
Ativos - 9.808 bilhões de rublos
Este não é apenas um dos bancos mais confiáveis da Federação Russa, mas também uma das taxas de hipoteca mais lucrativas. Até o final de março de 2018, a VTB oferece uma taxa de hipoteca de 8,8% ao ano. A promoção é denominada “Mais metros - menos lance” e é válida para a aquisição de imóveis com uma área de 65 metros quadrados. m. (inclusive). No total, a carteira de hipotecas do banco totalizou 1,12 trilhão. rublos.
E a VTB detém uma participação de 29% na Magnit, uma das empresas públicas mais caras da Rússia.
6. Nordea
Ativos - 174 bilhões de rublos
Esta instituição de crédito, servindo a população da Rússia desde 2006, está representada principalmente em Moscou. Além disso, suas filiais operam em 12 cidades russas.
Não é a primeira vez que o Nordea é incluído na lista dos bancos mais confiáveis, de acordo com a Forbes. Em 2013, ele estava entre os três primeiros.
O principal beneficiário do Nordea é o Swedish Nordea Bank AB.
Em 2017, surgiram informações na mídia de que o banco deixaria a Rússia. Em janeiro do ano passado, ele vendeu ao Sovcombank seu portfólio de varejo por 16 bilhões de rublos. No entanto, ainda não há informações de que o grupo sueco conseguiu encontrar um comprador para o seu ativo.
5. Citibank
Ativos - 471,3 bilhões de rublos
Este banco comercial faz parte do Citigroup Corporation. A primeira filial do Citibank foi aberta na Rússia em 1992. Atualmente, existem 50 agências do Citibank no país e seus clientes incluem agências governamentais, grandes empresas nacionais e estrangeiras. Pelo número de clientes corporativos, o Citibank é um dos primeiros na Rússia.
Nos últimos anos, o Citibank vem reduzindo o número de suas agências e, segundo seu gerente, planeja fazê-lo no futuro. A ênfase principal está no trabalho remoto com os clientes.
4. Sberbank
Ativos - 23.806 bilhões de rublos
Segundo a Forbes, o conhecido “banco verde” ficou em quarto lugar no rating de estabilidade dos bancos russos em 2018, mas é o mais confiável de acordo com o Banco Central. Em um, ele não tem igual - no número de agências abertas no país. Existem mais de 16 mil deles, em 83 sujeitos da Federação Russa.
E também no "Sberbank" mantêm seus depósitos 70% da população da Rússia.
Além de seu país natal, Sberbank está expandindo ativamente sua presença em outros países. Seus escritórios de representação não estão apenas nos estados da antiga URSS, mas também na República Tcheca, Alemanha, China, Índia e outros países.
3. Raiffeisenbank
Ativos - 879,5 bilhões de rublos
Os três primeiros bancos russos mais confiáveis de 2018 são liderados pela subsidiária de um grande grupo austríaco Raiffeisen Bank International. Está presente na Rússia desde 1996 e é uma organização financeira universal em que clientes particulares e corporativos são atendidos.
Durante sua existência, o banco recebeu vários prêmios, incluindo o nome de "Melhor Banco Estrangeiro na Rússia", "Melhor Banco de Depósito" e "Melhor Banco de Varejo na Rússia".
Em 2013, a rede ATM do Raiffeisenbank foi incorporada à rede UniCredit Bank. E em junho de 2016, a mesma operação foi realizada com a rede ATM do Binbank.
Na Rússia, existem 52 filiais e 179 escritórios no Raiffeisenbank.
2. Banco Unicredit
Ativos - 1218,6 bilhões de rublos
Este é o maior banco da Rússia com participação estrangeira. Cem por cento das ações com direito a voto do Unicredit Bank pertencem ao grupo italiano UniCredit.
É também um dos bancos mais antigos da Rússia; opera no país desde 1989. Agora, em várias cidades da Rússia, existem 104 unidades da rede, nas quais mais de 1,94 milhão de pessoas são atendidas.
1. Rosbank
Ativos - 957,7 bilhões de rublos
No ano passado, o Sberbank foi o rei entre os bancos confiáveis da Federação Russa. No entanto, este ano "o poder mudou" e o Rosbank foi nomeado líder.
Segundo a Forbes, o banco russo mais confiável é 99,5% controlado pelo Societe Generale, um conglomerado financeiro internacional. Uma ampla rede de agências (existem mais de 600 no país), bem como canais remotos, permitem ao Rosbank prestar seus serviços a mais de 3 milhões de pessoas. E a carteira de depósitos do Rosbank para pequenas empresas em 2017 aumentou 43%.
Os três primeiros líderes do rating consistem em subsidiárias de bancos estrangeiros. Comparado aos 100 principais bancos russos confiáveis em 2017, o número de bancos privados na lista atual diminuiu. Mas mais um participante estadual (5 versus 4 no ano passado). Atualmente, todos os bancos dos 13 primeiros são muito confiáveis e você pode manter seus depósitos neles sem medo de que em um dia infeliz eles desapareçam com o banco.