Doente é ruim, mesmo um resfriado comum pode transformar uma pessoa alegre e alegre em um misantropo monótono e espirro. No entanto, existem pessoas que sofrem de doenças muito raras e incomuns. E, provavelmente, eles ficariam felizes em trocar sua doença por um resfriado eterno.
Preparamos uma lista para você de As 20 doenças mais incomuns e raras do mundo. E também conte sobre o que as pessoas famosas sofreram com elas (ou sofrem até hoje).
Cerca de 80% das doenças raras são de origem genética, enquanto outras são resultado de infecções, alergias e causas ambientais. E na maioria dos casos, não existem medicamentos eficazes para ajudar a reduzir a dor e o sofrimento dos pacientes.
20. síndrome de Hutchinson-Guildford
Esta condição tem um nome mais curto - progeria. Esta é uma condição genética que leva ao envelhecimento rápido do corpo. O tratamento da progéria não é possível, embora os médicos tenham tentado terapia hormonal e medicamentos antitumorais. A única coisa que os médicos podem fazer é reduzir as complicações desta doença.
Existe a hipótese de que, com a progéria, algumas alterações patológicas ocorrem mais rapidamente, as quais estão associadas ao processo usual de envelhecimento.
19. Campos de Doenças
Uma das doenças mais raras e perigosas do mundo tem o nome de dois gêmeos, Katherine e Christy Fields, do País de Gales. Não possui nome médico e refere-se a patologias neuromusculares. Os músculos do corpo do paciente são destruídos lentamente, devido aos quais ele perde a capacidade de se mover.
18. Fibrodisplasia progressiva ossificante
Esta doença incomum afeta o tecido conjuntivo. Seu sintoma clássico congênito é uma malformação do polegar. Não existe um método conhecido para o tratamento da FOP, pois a operação para remover o osso, aparentemente, força o corpo a transformar ainda mais intensamente o tecido conjuntivo mole em osso.
17. Doença de Hippel - Lindau
Esta condição é caracterizada pelo crescimento de tumores em várias partes do corpo. Muitos tumores crescem no sistema nervoso central e geralmente são benignos. Eles são conhecidos como hemangioblastomas.
Esta doença ocorre em 1 em cada 36.000 recém-nascidos.
16. Microcefalia
Uma doença muito rara que ocorre imediatamente no nascimento e às vezes é detectada antes do nascimento. A cabeça da microcefalia é menor que o tamanho do crânio em uma criança normal. A doença pode ser causada por problemas genéticos, infecções intra-uterinas ou exposição a radiação perigosa (como radiação) enquanto o bebê está no útero. A doença geralmente é combinada com a síndrome de Down.
Aqueles com microcefalia tendem a sofrer de retardo mental, hiperatividade, nanismo, convulsões e problemas de fala.
15. síndrome de Wiedemann-Rautenstrauch
Atualmente, esta doença extremamente incomum afeta apenas três pessoas no mundo. E uma delas é Elizabeth (Lizzie) Velazquez, a mulher mais feia da Terra. Em pessoas com essa síndrome, há perda de tecido adiposo sob a pele. Simplificando, o corpo não pode "armazenar para uso futuro" de gordura. Este não é o único, mas o problema externo mais notável da síndrome de Wiedemann-Rautenstrauch.
14. Pênfigo paraneoplásico
Esta é outra doença da qual você provavelmente nunca ouviu falar. Causa a formação de bolhas e úlceras muito dolorosas. Eles geralmente aparecem na boca, garganta, lábios, conjuntiva dos olhos, nas membranas mucosas dos órgãos genitais e em locais ocasionais na pele. Sem tratamento, o pênfigo paraneoplásico pode levar à morte do paciente devido a insuficiência respiratória, sepse, falência de múltiplos órgãos e sangramento gastrointestinal.
13. doença de Morgellon
Esta doença extremamente rara é muito pouco compreendida. Alguns médicos acreditam que esta é uma doença infecciosa crônica. Os pacientes se queixam de sensações como picadas de insetos, coceira ou vermes que rastejam sob a pele e há certos fios. Ao mesmo tempo, os fios que eles demonstram aos médicos são fibras de roupas de algodão.
Provavelmente, o desconforto é de natureza psicogênica. Não existem medicamentos ou tratamentos eficazes para a doença de Morgellon.
12. Vitiligo
Essa doença crônica que causa o aparecimento de manchas brancas na pele afeta apenas 0,5% da população mundial em um grau ou outro. Essa aflição afeta várias pessoas famosas, incluindo a modelo Winnie Harlow e Holly Marie Combs (Piper de Enchanted). Michael Jackson, a celebridade mais bem paga, também o tinha.
11. Boceta de Eustáquio
Você já ouviu o eco da sua própria voz durante uma conversa telefônica mal conectada? Celine Dion experimentou algo semelhante quando sofreu com a abertura da trombeta de Eustáquio no inverno de 2018, o que a obrigou a cancelar vários shows em Las Vegas.
Essa condição, que afeta de 0,3 a 6,6% da população, é caracterizada por uma abertura prolongada da trompa de Eustáquio. Por esse motivo, os pacientes ouvem a própria respiração (quando respiram pelo nariz) e o eco da voz. Alguns pacientes até tentaram suicídio, incapazes de suportar o constante desconforto sonoro.
10. Porfiria
Embora os sintomas da porfiria (um dos quais é a urina roxa) possam parecer incomuns, é uma condição metabólica grave que afeta a pele e o sistema nervoso. Pode causar constipação, náusea, fotofobia e distúrbios mentais. Como essa condição raramente é diagnosticada, o número exato de pacientes é desconhecido.
9. Acromegalia
Menos de uma em cada 20.000 pessoas sofre desta doença muito estranha e incomum, o que leva ao fato de que os membros (braços e pernas) se tornam extraordinariamente grandes e o rosto se deforma com o tempo. Richard Keale, um ator de Hollywood conhecido pelo público como um vilão com dentes de aço no filme de James Bond The Spy Who Loved Me, 1977, sofria de acromegalia.
8. Osteogênese imperfeita
Uma doença muito rara também é chamada de "doença do homem de cristal". É caracterizada por ossos extremamente frágeis. Aqueles que sofrem desta doença (aproximadamente 1 em 15.000) podem receber centenas de fraturas ao longo da vida. Uma das menores mulheres da Terra sofria de osteogênese imperfeita.
7. síndrome de Tourette
Identificada pelo neurologista Gilles de La Tourette no século XIX, essa síndrome é caracterizada por tiques motores ou vocais não controlados. Afeta um por cento da população. Alguns pacientes não conseguem impedir-se de xingamentos descontrolados ou declarações ofensivas e inapropriadas.
Foi documentado que Mozart apresentava deficiências motoras, bem como uma forte propensão a expressões obscenas, especialmente associadas a movimentos intestinais (coprolalia). Isso levou alguns pesquisadores a acreditar que ele tinha a síndrome de Tourette.
6. Insensibilidade congênita à dor
"Mas isso não é uma doença, mas um presente!" - o leitor pode exclamar. E ele estará certo em alguma coisa. No entanto, a mãe natureza não causou dor às pessoas em vão. Isso nos ajuda a evitar o perigo, que é claramente visível ao observar aqueles que sofrem de insensibilidade congênita à dor. Eles podem se machucar e não perceber, e freqüentemente sofrem de doenças não detectadas.
5. Kuru
Esta doença muito rara e incomum foi descoberta em membros da tribo canibalista foret de Papua Nova Guiné. Pesquisadores na década de 1920 observaram demência frequente e tremor severo da cabeça e membros naqueles que sofrem dessa condição neurológica. Às vezes, esse tremor era acompanhado por um sorriso, por causa do qual a imprensa apelidava a doença de "morte de rir". Gradualmente, o cérebro do paciente se transformou em uma massa esponjosa.
A doença foi causada pela prática cultural da foret aborígene, que comeu os restos de seus mortos na esperança de obter suas propriedades físicas e intelectuais. Então o frango foi transmitido de uma pessoa para outra.
4. Síndrome de sotaque estrangeiro
Este é um mal-estar estranho que geralmente aparece após um golpe na cabeça ou acidente vascular cerebral. Isso faz as pessoas falarem sua língua nativa com um forte sotaque estrangeiro. Em alguns casos, os pacientes podem começar a falar completamente outro idioma. Em 2016, um jovem jogador de futebol americano, Reuben Nsemoh, saiu de um coma de três dias e começou a falar espanhol fluentemente.
3. Doença de Graves
Missy Elliott, uma cantora americana, muitas vezes se torna assunto de fofocas por causa de seu "salto" de um lado para o outro. No entanto, essas alterações são causadas não por uma das dietas mais eficazes, mas pela doença de Graves, uma condição auto-imune que afeta o funcionamento da glândula tireóide e acelera o metabolismo. Mas não pense que Missy Elliott tenha sorte. Ela também sofre de distúrbios motores, linguísticos e emocionais resultantes dessa doença rara.
2. síndrome de Sjogren
Esta doença causa fadiga, dor nas articulações e boca e olhos secos. Afeta apenas 0,02% da população. E ele sofre um dos tenistas mais talentosos do mundo, Venus Williams.
1. Picacismo
Você acha isso estranho quando uma mulher grávida é atraída para tomar sorvete com picles ou lamber giz? Estes são insignificantes em comparação com o que as pessoas que sofrem de uma perversão do paladar ou do picacismo querem comer.
Esse distúrbio alimentar faz com que os pacientes comam sujeira, giz, papel ou outras substâncias não comestíveis. A forma mais comum de picacismo é conhecida como geofagia, o consumo de terra. Em algumas nações, acredita-se que a argila ingerida reduz a náusea durante a gravidez. E no Quênia, você pode até comprar terras para "alimentos" com vários aditivos alimentares, como pimenta preta.