Os rios são a principal fonte de vida, porque a água doce é crucial para a sobrevivência da flora e fauna da Terra. No entanto, muitos rios estão tão poluídos que se assemelham a calhas gigantes de lixo flutuantes. Segundo as estatísticas, 90% do plástico que entra nos oceanos "vem" dos rios.
É bom que os artigos não transmitam cheiros, porque em nosso ranking são coletados os rios mais sujos do mundo. São evidências visíveis dos efeitos adversos de uma atitude impensada em relação à natureza.
10. Volga, Rússia
Começaremos a anti-classificação a partir do rio, localizado em nosso país. Este não é o primeiro ano em que está classificado em primeiro lugar na lista dos rios mais sujos da Rússia, e isso não é uma alegação, mas a opinião de especialistas do Ministério de Recursos Naturais e Ecologia. Cerca de 38% de todos os efluentes poluídos russos entram nele.
Em 2018, Rosprirodnadzor realizou um levantamento da costa do Volga com um comprimento de 7.500 km. E especialistas descobriram que a maior contribuição para o lento assassinato do rio é feita não por empresas industriais, mas por organizações do setor de habitação e serviços públicos. A quantidade total de danos causados ao Volga excedeu 1 bilhão de rublos.
Um dos rios russos mais longos está gravemente doente. E em 2019, as autoridades planejam alocar 1,7 bilhão de rublos para a implementação do projeto para melhorá-lo.
9. Matanza ou Riachuelo, Argentina
É o rio mais poluído da América do Sul. Isso se deve a empresas industriais que despejam esgotos no rio dia após dia. O principal tipo de poluição são os compostos orgânicos voláteis, em particular o tolueno.
Além disso, Matanza é oficialmente chamado de “rio do matadouro”, uma vez que muitos curtumes estão localizados ao longo dele. Adivinha onde eles jogam o lixo? Segundo a Organização Mundial da Saúde, as pessoas que vivem perto do rio têm duas vezes mais chances de contrair câncer do que as de outras partes do país.
8. Buriganga, Bangladesh
Para um país que depende fortemente de um único rio como fonte de subsistência, Bangladesh é muito frívolo (se você escolher o idioma mais ameno) refere-se ao rio Buriganga. Atualmente, é o local de sepultamento de todos os tipos de poluentes, incluindo resíduos industriais e domésticos, esgotos, resíduos médicos, animais mortos, plásticos e assim por diante.
Cerca de 80% das águas residuais lançadas no rio não são tratadas. Somente a capital de Dhaka emite 4.500 toneladas de resíduos sólidos todos os dias em Buriganga! Não é de surpreender que este rio seja um dos reservatórios mais tóxicos do planeta.
7. Mississippi, EUA
O principal rio do maior sistema fluvial da América do Norte já sofreu o suficiente com seres humanos para ser considerado um dos 10 rios mais poluídos do mundo. Os cientistas chamam de um dos ecossistemas mais poluídos do planeta. E a enorme "zona morta" no Golfo do México é um excelente exemplo do caso deles.
Mais de 5,7 milhões de quilos de produtos químicos tóxicos, como bifenilos policlorados, mercúrio, fertilizantes etc., são despejados no Mississippi em apenas um ano. E os principais poluentes são benzeno, mercúrio e arsênico.
O nível de toxinas na água do Mississippi torna perigoso não apenas para os animais, mas também para as pessoas que a consomem.
6. Marilao, Filipinas
Atualmente, milhões de Filipinas que dependem do rio Marilao para beber e cultivar correm sérios riscos à saúde devido aos altos níveis de poluição da água.
A maioria dos poluentes que entram no rio são resíduos gerados em curtumes e plantas de processamento de ouro. Agora, uma parte significativa do rio é um despejo gigante de materiais inorgânicos, como sacolas plásticas descartáveis, latas e garrafas. E o nível de chumbo na água é tão alto que mata peixes.
Como o rio Sarno, na Itália, o rio Marilão também tende a inundar, resultando na poluição da água se espalhando pelas terras vizinhas.
5. Rio Amarelo, China
Este rio, cujas águas têm uma tonalidade amarelada, é o local onde muitas empresas despejam resíduos. Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente indica que, em 1996, 4,29 bilhões de toneladas de esgoto industrial e foram despejadas no rio Amarelo. Isso torna a água amarela muito tóxica mesmo para a agricultura.
No entanto, as pessoas ainda pegam água do rio Amarelo e a usam para tomar banho, beber e outros fins domésticos. É por isso que nas 9 províncias da China, através das quais o rio Amarelo flui, há um aumento de doenças transmitidas pela água. Recentemente, as autoridades chinesas tentaram dissuadir a população de beber água deste rio, uma vez que não é seguro para o consumo humano ou animal.
4. Sarno, Itália
Este é talvez o rio mais poluído do continente europeu. A fonte de Sarno é limpa e segura para beber. Porém, à medida que você se afasta, aumenta a quantidade de resíduos industriais e agrícolas despejados no rio. E toda essa sujeira atravessa o Golfo de Nápoles direto para o Mar Mediterrâneo.
3. Yangtze, China
Um dos maiores rios do mundo também é um dos piores quando se trata do grupo altamente competitivo dos rios mais poluídos do mundo. A combinação letal de superpopulação (480 milhões de pessoas vivem na bacia do rio), um estilo de vida totalmente voltado para o consumidor e um sistema de gerenciamento de resíduos pobre levaram a que 333.000 toneladas de lixo plástico fossem despejadas no Mar da China todo ano.
2. Ganges, Índia
O fato de este ser o rio mais sagrado da Índia não impede que ele seja um dos mais sujos do planeta. Além disso, é a principal fonte de água para 40% da população do país (mais de 500 milhões de pessoas).
Devido ao alto teor de esgoto, produtos químicos e resíduos de artesanato, a água do Ganges usada para fins domésticos, como beber, tomar banho ou cozinhar, é uma ameaça à vida.
E aqui, às vezes, você pode ver um cadáver humano. Nas margens do Ganges, os corpos são cremados e as cinzas acima da água são dissipadas, mas muitos hindus pobres não podem se dar ao luxo de queimar os mortos em madeira. Portanto, limitam-se a atear fogo à balsa em que o falecido jaz e deixá-lo em sua última jornada ao longo do rio sagrado.
1. Chintarum, Indonésia
Por centenas de anos, este rio, que flui perto da capital da Indonésia, Jacarta, contribuiu para o desenvolvimento da agricultura e da pesca. Era uma importante fonte de abastecimento de água e até produção de eletricidade em Java Ocidental.
No entanto, um longo bairro com 5 milhões de pessoas (cerca de tantos indonésios vivem na bacia de Chintarum) trouxe o rio em péssimas condições. Está transbordando com resíduos industriais e domésticos despejados. Aqui você encontra quase todos os tipos de poluentes, como produtos plásticos, borracha, vidro, metal, tintas, produtos químicos, etc.
Em muitos lugares de Chintarum, o nível de poluição é tão alto que a superfície da água não é visível sob as camadas de lixo.
De acordo com testes, o teor de mercúrio no rio é 100 vezes maior que o nível permitido e o nível de chumbo é 1000 vezes. Devido a uma escala tão inimaginável de desastre ambiental, o rio é considerado o mais sujo do mundo.