Nos dois mil anos de existência do cristianismo, muitas imagens reverenciadas se acumularam. Ore diante deles em todos os lugares - da Argentina a Kamchatka, pedindo a Deus e especialmente à sua mãe ajuda nos negócios, curando doenças e salvando a alma.
Vamos falar sobre os 10 ícones mais milagrosos do mundo, tanto ortodoxos quanto católicos. Eles são organizados em ordem alfabética.
10. Czestochowa Ícone da Mãe de Deus, Polônia
Este é um dos ícones mais antigos e reverenciados da Polônia, embora o apelido entre as pessoas seja um tanto sinistro. Ela é chamada de "Madona Negra", por causa da velhice as cores da imagem sagrada se tornaram muito escuras. Segundo a lenda, foi escrito pelo evangelista Lucas.
Ao longo dos muitos anos de sua existência, o ícone sofreu muito e até sofreu - no século XV, durante a revolta hussita, um deles atingiu o ícone várias vezes com uma espada, que ainda é perceptível. Acredita-se que foi a presença desse ícone que ajudou o mosteiro a se defender das forças superiores dos suecos no século XVII. Quarenta dias, 70 monges e 180 voluntários defenderam o local sagrado de uma unidade sueca de 4.000 pessoas. Após o cerco, o rei Casimir coroou o ícone - é assim que os católicos “recompensam” imagens especialmente reverenciadas que confirmaram sua reputação como milagrosa.
Desde então, o ícone da Mãe de Deus em Czestochowa é considerado a padroeira e protetora da Polônia, e os devotos poloneses procuram fazer uma peregrinação a ela pelo menos uma vez na vida.
9. Pochaev Ícone da Mãe de Deus, Ucrânia
Como muitos santuários reverenciados das terras da Bielorrússia e da Ucrânia, o ícone de Pochaev mudou de religião várias vezes. Inicialmente, era "ortodoxo", então, após a transição do mosteiro em que estava armazenado, nas mãos dos uniados (esses são os católicos do rito bizantino) tornou-se "católico".
Mas aqueles e aqueles reconheceram seu status milagroso, e apenas meio século após o ícone ser convertido ao catolicismo, o papa a coroou. Em geral, durante seus anos “católicos” (1721 a 1832), o ícone ficou famoso por seus 539 milagres documentados.
O milagre mais famoso atribuído às orações diante deste ícone é a libertação do mosteiro dos turcos, que já haviam sitiado o mosteiro e pretendiam roubá-lo completamente. No entanto, através das orações do Monge Job de Pochaev, a Virgem Maria apareceu diante deles. Os turcos assustados começaram a atirar nela, mas as flechas, é claro, caíram e as acertaram. Horrorizado, o inimigo fugiu.
Agora, o ícone de Pochaev ainda está, como muitos séculos atrás, localizado na principal catedral do louro homônimo na Ucrânia.
8. Osenovitsa, um ícone da Virgem do Mosteiro de Rila, Bulgária
Este ícone em si é uma visão extraordinária. Uma imagem muito pequena da Virgem, decorada com uma auréola de prata, está localizada no centro do campo de treliça. E em cada célula estão as relíquias de um dos santos ortodoxos reverenciados. Essa mistura de imagens sagradas com um relicário é muito rara na Ortodoxia.
Ícone Osenovitskaya - um dos santuários nacionais da Bulgária; segundo a lenda, foi apresentado aos monges do mosteiro de Rila pelo imperador bizantino no distante século XII. Desde então, o caminho popular dos buscadores de consolo no Intercessor celestial não cresceu demais com ela.
E nosso contemporâneo, o arquimandrita Clemente de Rilski, um ex-abade do mosteiro por muito tempo, manteve um registro dos milagres realizados na frente do ícone, e oficialmente documentado, com as assinaturas de testemunhas. Como muitos séculos atrás, há um ícone na catedral principal do mosteiro de Rila.
7. Imagem de Zaraisk de São Nicolau, Rússia
São Nicolau é um dos santos ortodoxos mais amados e reverenciados. Existem muitas de suas imagens, e falaremos sobre as mais milagrosas delas - “Nicole Zaraisk”.
Esta imagem é adorada em Zaraysk desde os tempos antigos: czares russos, grão-duques, nobres e camponeses foram rezar a ele. Para "Nikola Zaraisky", uma catedral inteira foi construída especialmente, na qual o ícone ficou por muito tempo, até que foi levado a Moscou "para restauração" em meados do século passado.
Desde então, a imagem milagrosa permaneceu no museu de Andrei Rublev. Ele conseguiu retornar à sua cidade natal apenas uma vez - durante a celebração do 850º aniversário da cidade.
6. A imagem de São Lucas da Crimeia, Rússia
Este santo é praticamente nosso contemporâneo. Ele morreu apenas em 1961 e foi canonizado apenas 30 anos após sua morte. Luka Voyno-Yasenetsky toda a sua vida trabalhou como médico, cirurgião, escreveu vários livros. Durante sua vida, ele tratou pessoas e não deixou esse negócio após a morte.
É melhor, é claro, fazer uma peregrinação a suas relíquias, que ficam na catedral de Simferopol, mas se não há como ir para a Crimeia, então há outra opção. Um dos ícones milagrosos do santo com uma partícula de relíquias está localizado na Igreja da Assunção de Moscou, em Putinki.
5. Ícone de Kazan da Mãe de Deus, Rússia
Este é o mesmo ícone em homenagem ao qual foi introduzido o feriado estadual em 4 de novembro. Ela apareceu no século 16 para a menina Matrona após um incêndio gigantesco que ardeu na base de quase metade do Kazan medieval.
E nas cinzas de uma menina de dez anos encontrou a imagem da Virgem, completamente inalterada pelo fogo. Seu ganho milagroso não pôde deixar de afetar a mente das pessoas, e o ícone começou a ser considerado especial. Foi para ela que o patriarca Germogen abençoou a milícia de Minin e Pozharsky. Acredita-se que, com a derrota das tropas polonesas, muitas vezes superior em número à milícia, os russos devam a intercessão da Virgem.
É verdade que o destino do ícone foi triste. No início do século XX, ela foi roubada do templo, o ladrão vendeu o salário e queimou o próprio ícone. No entanto, muitas de suas listas (cópias) foram preservadas, muitas das quais são consideradas milagrosas - por exemplo, Tobolsk e Tambov. Existem listas nas capitais - São Petersburgo e Moscou.
4. Iveron Ícone da Mãe de Deus, Athos, Grécia
Este é um dos santuários mais antigos e reverenciados do mundo ortodoxo, cuja primeira menção remonta ao século IX. Durante a rebelião dos iconoclastas, a dona do ícone, a fim de salvá-la da censura, rezando, baixou a imagem para as ondas do mar e a empurrou para fora da costa.
Depois de quase dois séculos, os monges do mosteiro do Monte Athos Iversky viram uma coluna de fogo no mar - então a imagem sagrada anunciou sua chegada. O abade do mosteiro trouxe o ícone com honra ao templo, mas ela tinha sua própria opinião sobre o lugar onde gostaria de estar. Na manhã seguinte, os monges ficaram surpresos ao encontrar o ícone pendurado acima dos portões do mosteiro. Isso foi repetido várias vezes, até que, finalmente, a Mãe de Deus apareceu à abadessa em um sonho e disse que os monges não a tentariam mais com movimentos não autorizados do ícone.
Por muitos séculos, a imagem ficou famosa por milagres, tanto que até os soldados turcos que adoravam roubar mosteiros no monte Athos não se atreviam a remover seu salário ricamente decorado. Atualmente, apenas os homens podem ver um dos ícones mais maravilhosos do mundo, já que as mulheres não podem entrar no Monte Athos.
3. Imagem de Guadalupe da Virgem Maria, México
Este é o ícone mais reverenciado da América Latina. Acredita-se que não foi escrito pela mão do homem. Outro detalhe distintivo da imagem - a Mãe de Deus é retratada em moreno, parecendo uma bela jovem indiana.
A aparência dessa imagem está associada a um milagre revelado no século XVI a um camponês de origem espanhola-indiana. No meio do inverno, a Virgem Maria apareceu em uma colina na colina, enquanto a própria colina estava coberta de rosas florescendo. O camponês espantado juntou rosas em sua capa e, quando mais tarde as mostrou ao bispo, todos caíram de joelhos quando viram a imagem da Virgem Maria na capa.
O milagre que ocorreu causou a transição em massa dos astecas para o cristianismo. Um manto com a imagem da Virgem foi exibido para adoração por quase quinhentos anos, mas para sua segurança é incrível. A doutrina ainda não chegou a uma única conclusão sobre como exatamente o desenho foi aplicado ao tecido.
A cada ano, cerca de 14 milhões de pessoas fazem peregrinações ao santuário, localizado na Cidade do México.
2. Vladimir Ícone da Mãe de Deus, Rússia
Do distante México, seremos transportados para a capital da Rússia - Moscou. É lá, na Igreja de São Nicolau em Tolmachi, que um dos ícones mais famosos do mundo está localizado - o Ícone Vladimir da Mãe de Deus. Esta é uma das mais belas imagens da Virgem, escrita o mais tardar no século XII em Bizâncio e enviada à Rússia como um presente ao príncipe de Kiev Mstislav.
Desde então, serviu como padroeira e protetora das terras russas, salvando Moscou da pilhagem de Tamerlane. Felizmente, apesar da antiguidade, o ícone está disponível para a adoração dos crentes. Para ela, de acordo com a ciência mais recente, foi criado um emblema especial que mantém um microclima seguro para a pintura antiga.
1. Ícone de Budislav da Mãe de Deus, Bielorrússia
Nas igrejas católicas da Bielorrússia, existem muitos ícones antigos de oração que realizaram muitos milagres. Alguns deles vêm da tradição ortodoxa, e o outro, como o ícone Budislav da Mãe de Deus, foi trazido da própria Roma.
Ela ficou na terra da Bielorrússia por um tempo muito curto, mas depois de meio século ela se tornou famosa por inúmeros milagres, e tanto que um livro foi escrito sobre ela ("O Zodíaco na Terra"). Ele conta mais de 40 casos de cura milagrosa de pessoas orando pelo ícone de Budislav.
É verdade que os católicos reconheceram seus méritos muito mais tarde que os ortodoxos (ela foi coroada apenas no final do século XX). Há uma imagem reverenciada na Igreja da Assunção, na vila de Budislav, região de Minsk.