Um roteador (roteador) é o coração de qualquer rede doméstica. Enquanto o seu provedor de serviços de Internet determina a velocidade e a largura de banda do seu canal da Internet, o roteador errado pode limitá-los significativamente ou até privá-lo completamente do acesso à Internet.
Tendo estudado as revisões de usuários russos e estrangeiros e testes em vários recursos, como PCMag, Yandex.Market e CNet, preparamos um guia que o ajudará a escolher o melhor roteador de 2020.
Como escolher um roteador Wi-Fi doméstico
Ao escolher um roteador para sua casa, você encontrará muitas especificações técnicas. Antes de tudo, preste atenção ao seguinte:
2,4 GHz e 5 GHz
Essas são duas bandas no espectro de radiofrequência que a tecnologia Wi-Fi usa para transmitir sinais. A banda de 5 GHz é muito mais rápida em velocidade, mas tem dificuldade em penetrar através de paredes e outros obstáculos. 2,4 GHz perde menos velocidade quando um obstáculo aparece, mas sofre com um meio de transmissão sem fio mais congestionado.
Muitos dispositivos, como babás eletrônicas, também usam 2,4 GHz, o que pode causar interferência no roteador. Portanto, escolha um modelo que tenha 2,4 GHz e 5 GHz. E verificar qual dessas bandas funciona melhor em sua casa é possível apenas empiricamente.
Dois intervalos ou três intervalos
Os roteadores de banda tripla são muito mais caros do que os roteadores de banda dupla, porque podem transmitir três sinais ao mesmo tempo: dois na banda de 5 GHz e um na banda de 2,4 GHz.
Portas LAN
A maioria dos roteadores modernos terá portas Ethernet de gigabit para conexões com fio. Para roteadores caros, o número de portas pode chegar a 8, enquanto para modelos baratos, geralmente 4 portas.
Portas USB
Uma porta USB é o padrão para bons roteadores Wi-Fi em casa, mas alguns têm 2 portas USB. E existem roteadores que não possuem essas portas. Por que preciso de uma porta USB? Você pode usá-lo para conectar um disco rígido externo, modem 4G ou impressora para imprimir em qualquer dispositivo conectado à sua rede doméstica.
Número de antenas
Não há roteadores Wi-Fi sem antenas e, se você não os vir, a antena estará localizada dentro do dispositivo. Os modelos mais antigos de roteadores possuíam 1 antena, que funcionava na recepção e transmissão, e sua velocidade máxima atingiu 72 Mbit / s. Os modelos modernos estão equipados com 2, 3 ou mais antenas. Quanto mais deles, maior a velocidade que um roteador pode "desenvolver". Ao mesmo tempo, parte das antenas do “roteador ouriço” pode servir para uma recepção de sinal mais confiável ou pode ser alocada para 3G / 4G.
Com a arte finalizada, passamos para os 10 melhores roteadores de 2020.
Classificação dos melhores roteadores de 2020
10. ASUS GT-AC5300 Rapture
O preço médio é de 26.100 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac / ad
- Máx. velocidade: 5334 Mbps
- suporte para modem 4G opcional
- Comutador 8xLAN
- velocidade da porta 1000 Mbps
- servidor de impressão: USB
Um dos roteadores tri-band mais rápidos do mercado está equipado com 8 antenas removíveis de uma só vez, permite conectar um modem 3G e um modem LTE e também possui 2 portas USB 3.0 ao mesmo tempo. Duas das 8 portas LAN podem ser conectadas para agregação de link, o que fornece uma velocidade de 2 Gb / s. Esse par obtém automaticamente a prioridade da rede para garantir que seu console de jogos obtenha a maior parte da largura de banda. Outra opção que os jogadores certamente apreciarão é a capacidade de analisar a rede e priorizar o tráfego de jogos para o console de jogos Sony PlayStation, Nintendo Wii e 3DS ou Microsoft XBox One.
Este roteador também oferece suporte interno para a rede de jogos privada (WTFast Gamers Private Network, GPN). Ele fornece uma conexão privada e segura aos servidores de jogos e oferece baixo ping e desempenho otimizado para mais de 1000 jogos compatíveis.
Este modelo possui seu próprio servidor VPN e antivírus interno e também permite monitorar o sinal Wi-Fi de outros dispositivos. Isso permite rastrear interferências e carga de trabalho de um determinado intervalo. No entanto, muitos usuários reclamam que a função reivindicada funciona apenas para 2,4 GHz.
profissionais: Largura de banda alta, 8 portas LAN, design futurista elegante, muitas configurações para os jogadores.
Minuses: caro, volumoso, sem firmware de terceiros, uma interface muito confusa, que no começo será difícil de descobrir.
9. NETGEAR R7000
O preço médio é de 16 590 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac
- Máx. velocidade: 1900 Mbps
- Comutador 4xLAN
- velocidade da porta 1000 Mbps
- servidor de impressão: USB
Este roteador de médio alcance está equipado com 3 antenas removíveis e fornece operação simultânea em duas bandas - 2,4 / 5 GHz.
Possui 1 conector USB 2.0 e USB 3.0, é fácil de configurar e, de acordo com usuários de língua russa, é estável e de longo alcance, tornando-o adequado para uma casa grande. Mesmo que vários dispositivos “conectem” o Wi-Fi ao NETGEAR R7000, a velocidade de transmissão permanecerá alta.
profissionais: interface intuitiva, sem sobrecarregar com configurações desnecessárias, atualiza automaticamente o firmware para a versão mais recente,
Minuses: grandes dimensões, lâmpadas brilhantes podem interferir no escuro.
8. Linksys EA7500
O preço médio é de 11.366 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac
- Máx. velocidade: 1900 Mbps
- Comutador 4xLAN
- Suporte VPN
- velocidade da porta 1000 Mbps
- servidor de impressão: USB
Se sua casa tem muitas pessoas com um grande número de dispositivos diferentes que precisam de uma conexão à Internet: tablets, consoles de jogos, telefones etc., o Linksys EA7500 é uma ótima opção.
Este roteador permite conectar 12 ou mais dispositivos por vez. Possui uma porta USB 2.0 e USB 3.0, quatro portas Gigabit Ethernet e suporta velocidades de até 1,9 Gb / s. Três antenas e a tecnologia MU-MIMO permitem que este dispositivo lide com conexões de streaming para vários dispositivos e forneça conectividade sem fio confiável.
Na página inicial do roteador (ou em um aplicativo móvel), você pode definir a prioridade de diferentes dispositivos. Você também pode priorizar aplicativos e jogos específicos, basta adicioná-los manualmente.
profissionais: Você pode registrar o DNS externo, uma grande área de cobertura, uma interface simples e intuitiva.
Minuses: Design maciço não fará do Linksys EA7500 uma decoração para o seu local de trabalho.
7. D-link DIR-853
O preço médio é de 3.779 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac
- Máx. velocidade: 1267 Mbps
- suporte para modem 4G opcional
- Comutador 4xLAN
- Suporte VPN
- velocidade da porta 1000 Mbps
- servidor de impressão: USB
O roteador Wi-Fi confiável e barato é um dispositivo rápido de banda dupla que usa o serviço de filtragem de conteúdo Yandex.DNS integrado com três níveis de segurança e SafeDNS. Isso permite configurar a proteção contra sites fraudulentos e infectados por vírus, além de bloquear sites adultos.
Um bom hardware (processador de núcleo duplo e 128 MB de RAM), um sinal Wi-Fi poderoso e estável, bem como a presença de uma porta USB 3.0, tornam este modelo a escolha preferida para quem precisa de um roteador "barato e alegre".
profissionais: preço baixo, a possibilidade de criar uma rede de convidados, documentação detalhada em russo.
Minuses: às vezes a interface da web trava, há reinicializações espontâneas, um cliente de torrent muito lento.
6. TP-Link Archer C7 V5
O preço médio é de 5.190 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac
- Máx. velocidade: 1750 Mbps
- suporte para modem 4G opcional
- Comutador 4xLAN
- Suporte VPN
- velocidade da porta 1000 Mbps
- servidor de impressão: USB
Um dos roteadores sem fio mais rápidos para uso doméstico no segmento de preços de até 10.000 rublos. Ele suporta duas faixas de frequência (2,4 / 5 GHz), permite conectar modems 3G / 4G e "acelera" a 1750 Mbps.
Devido à sua variedade, é ótimo para um apartamento grande ou uma casa particular.
Todas as configurações podem ser feitas na interface da Web Russified com dicas detalhadas para cada item.
profissionais: preço acessível, largura de banda muito rápida, fácil de instalar, existe uma aplicação móvel.
Minuses: Superfície brilhante marcada, sem porta USB 3.0, apenas 1 porta USB 2.0. Muitos usuários reclamam de reinicializações espontâneas ocasionais.
5. ASUS RT-AC86U
O preço médio é de 16.270 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac
- Máx. velocidade: 2917 Mbps
- suporte para modem 4G opcional
- Comutador 4xLAN
- Suporte VPN
- velocidade da porta 1000 Mbps
- servidor de impressão: USB
Se você não precisa de todos os tipos de "chips de jogos", como no ASUS GT-AC5300 Rapture, mas precisa de um roteador Wi-Fi confiável com a capacidade de criar uma rede de convidados, portas USB 2.0 e USB 3.0 e alta velocidade, preste atenção ao modelo RT-AC86U.
É equipado com três antenas removíveis, que, se necessário, podem ser substituídas por outras mais poderosas, e possui um "recheio" de alto desempenho que permite usar o roteador como um servidor NAS.
No entanto, a maioria dos usuários reclama do firmware nativo, no qual é impossível fazer o que deseja (por exemplo, colocar o armazenamento do Entware para instalar e remover aplicativos Linux no console do roteador). Portanto, se o conhecimento permitir, instale o firmware do Merlin-a.
profissionais: design bonito, você pode desligar os LEDs, se a luz é irritante, um longo cabo de alimentação é de cerca de 2 metros.
Minuses: Aquece devido ao resfriamento passivo, não é a melhor opção para uma casa grande, pois através de duas paredes principais o sinal já desaparece.
4. Netis WF2780
O preço médio é de 2 015 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac
- Máx. velocidade: 1167 Mbps
- Comutador 4xLAN
- Suporte VPN
- velocidade da porta 1000 Mbps
O melhor roteador econômico que pode ser facilmente configurado em alguns minutos e funciona muito bem em apartamentos de dois ou três quartos com paredes espessas.
Possui portas de gigabit e um ponto de acesso de banda dupla que suporta velocidades de conexão de até 300 Mbps (para 2,4 GHz) e 867 Mbps (para 5 GHz). Há também uma conveniente função de reinicialização programada. No entanto, o orçamento ainda afeta, e este modelo não possui uma porta USB.
profissionais: antenas poderosas, o firmware possui a funcionalidade Yandex.DNS, configuração simples.
Minuses: O gabinete esquenta sob carga, design antiquado.
3. MikroTik hAP AC Lite Tower
O preço médio é de 2 968 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac
- suporte para modem 4G opcional
- Comutador 4xLAN
- velocidade da porta 100 Mbps
Um dos melhores roteadores Wi-Fi de baixo custo no mercado russo é uma criação da empresa MikroTik, famosa pela excelente qualidade de seus produtos, tanto interna quanto externamente.
O modelo hAP AC Lite Tower está equipado com não apenas 4 portas LAN, mas também uma porta USB 2.0 e uma porta de saída POE. Permite conectar um modem 3G ou modem LTE e suporta operação simultânea nas frequências Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz.
No entanto, este roteador exigirá que você tenha um conhecimento mínimo das configurações de rede. Sua interface não pode ser considerada amigável para iniciantes, mas se tudo estiver configurado, a MikroTik hAP AC Lite Tower funcionará "como um relógio" por muitos anos.
profissionais: ótima qualidade por um preço baixo, aparência bonita, um grande número de configurações.
Minuses: Interface não muito clara.
2. Xiaomi Mi Roteador Wi-Fi Pro
O preço médio é de 4.500 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac
- Máx. velocidade: 2533 Mbps
- Comutador 3xLAN
- velocidade da porta 1000 Mbps
Você não achou que a classificação dos melhores roteadores para 2020 em casa poderia ser feita sem os produtos Xiaomi? Aqui está, um excelente roteador econômico com uma caixa de alumínio de aparência elegante, uma porta USB 3.0 e controles convenientes pela interface da web e pelo aplicativo móvel Mi Wi-Fi.
O software deste roteador permite configurar muitos parâmetros, desde a rede de convidados e o firewall até o servidor FTP e o servidor de arquivos. Os usuários elogiam o Xiaomi Mi Wi-Fi Router Pro por seu sinal estável e longo alcance.
Mas pode ser difícil configurar o roteador se o chinês não for seu idioma nativo e, por algum motivo, você não desejar configurá-lo por meio de um aplicativo móvel.
O fato é que, ao contrário do aplicativo móvel (em inglês), a interface da web é em chinês, então prepare-se para usar o tradutor on-line e amaldiçoar a ganância da Xiaomi, que poupou dinheiro para a tradução em inglês. No entanto, isso é tratado com firmware de terceiros.
profissionais: um roteador poderoso, montado e estável de alta qualidade.
Minuses: o fabricante poupou dinheiro não apenas para a quarta porta LAN, mas também para tradução do chinês.
1. Keenetic Ultra (KN-1810)
O preço médio é 8 763 rublos.
Especificações:
- Padrão Wi-Fi: 802.11a / b / g / n / ac
- Máx. velocidade: 2533 Mbps
- suporte para modem 4G opcional
- Comutador 4xLAN
- Suporte VPN
- velocidade da porta 1000 Mbps
- servidor de impressão: USB
O melhor roteador Wi-Fi doméstico de 2020 em termos de preço / qualidade ganhou uma classificação de cinco estrelas no Yandex.Market e inúmeras elogios a outros recursos. Qual é o segredo do sucesso desse modelo?
Em combinação de preço acessível, alta velocidade máxima, interface amigável, que não apenas um guru da tecnologia de computadores entenderá, mas também um usuário comum.
E também em operação estável, chamada “sintonizado e esquecido”, e a capacidade de distribuir a Internet para 10 ou mais dispositivos sem perda da qualidade da conexão.
O Keenetic Ultra (KN-1810) funciona mesmo em uma sala enorme com várias paredes, e o seu firmware mais recente tem uma opção conveniente - a capacidade de definir uma regra para cada dispositivo na sua rede doméstica, quer funcione via VPN ou diretamente.
profissionais: aparência elegante, há uma porta SFP, uma porta USB 2.0 e uma porta USB 3.0.
Minuses: maciço, aquece.